Pesetero?


Esta imagem é boa porque apanha o MVP do jogo, Maxi, o LVC, Lopetegui, e é na sequência de mais uma daquelas bolas que sobrevoa o campo e que sai pela linha lateral. Dizem que não temos rotinas de jogo. Esta jogada é repetida vezes sem conta e com resultados consistentes... Mas maus! Outra coisa engraçada na foto é que Lopetegui bate palmas, mas sem convicção.  Quase que por obrigação. Nós nas bancadas fazemos o mesmo...

Parece claro para todos que é o fim da linha. Lopetegui diz que não sai, mas espero que seja só para a imprensa e que seja razoável na análise do momento da equipa. Se o for perceberá que tem grandes responsabilidades (não todas) e terá de ser honrado e pôr o lugar à disposição. Se não o fizer será mais um pesetero!

Jogo muito mau que poderia perfeitamente ter terminado com uma vitória do FCPorto. Mas o adversário super-desfalcado conseguiu marcar um golo e o FCPorto não tem poder de reacção. É já penoso ver o sentimento de impotência na cara dos jogadores. 

Seguimos à espera de um novo rumo. Tem a palavra o Presidente!

Comentários

miguel87 disse…
Jogo muito mau, em que o Cassio salva pelo menos 3 golos certos, ainda leva com uma bola no poste e o Porto sofre um golo num chuto do meio da rua, desviado por um defesa... realmente pior que "muito mau" só se o arbitro nos roubasse um penalty ou coisa do género... espera aí, e o lance do Brahimi abalroado em plena area!? Afinal foi mesmo pior que muito mau!

Realmente não serve de nada o treinador bater palmas, tinha é que ir lá para dentro e desviar o remate do André do poste, empurrar o Danilo da frente da bola ou tirar o apito ao arbitro e marcar o penalty!

A bater no treinador por decreto ou porque sim é que vamos lá. O que se passa dentro do campo não interessa para nada.
Mas é o ponto onde chegamos, é para onde empurraram a equipa, e aqui sim, concordo que o treinador não foi capaz de motivar a equipa e fazê-la acreditar em dar a volta à situação.

Já faltou mais para este ir embora, comecem a escolher nos catalogos Mendes / Doyen o próximo a ser atirado à fogueira.
prata disse…
3 oportunidades de golo certo e um penalti fazem com que chegues à conclusão que se bate no treinador por bater? E que tal abordares o facto de que todos esses eventos foram na primeira parte? Que tal abordares o facto de não sermos capazes de 'sufocar' uma adversário no Dragão? Que tal abordares o facto de termos tido mais de 10 passes longos que acabaram directamente fora das 4 linhas? Que tal abordares o facto de a execução dos nossos cantos serem ridícula?
Não percebo o comentário nem a ironia. Pretendes afastar-te da quase unânime opinião dos adeptos, porque sim ou porque achas que ele não tem assim tanta culpa como isso.
miguel87 disse…
Porque acho que ele não tem assim tanta culpa.
Todas essas situações que apontas são factos verdadeiros, mas acredito que são tanto ou mais consequência do clima que envolve a equipa e cujo ruido se consegue sobrepôr ao trabalho do treinador. Daí concordar que nesse aspecto ele tem culpa por não conseguir dar a volta à situação.

Já ví equipas sufocadas no dragão esta época, mais do que uma vez, umas vezes ganhamos (Chelsea, Academica, Setubal), outras empatamos (Braga).

De qualquer modo o meu comentário é essencialmente sobre o jogo de ontem, no qual com um pouco menos de azar teriamos ganho o jogo á vontade, jogando mal ou muito mal. Mas é futebol e as coisas são assim... compara a bola no poste do André com o 2º golo do Bruno César em Setubal, ou o lance do Brahimi na area com o primeiro penalty a favor do benfica contra o maritimo... é futebol, não é uma ciência exacta, situações idênticas não dão sempre os mesmos resultados.

O treinador tem culpa? tem, claro, mas para mim não é o mal maior nem o principal.
Os portistas não querem este treinador, mas tambem não querem outro, querem é um salvador, um milagreiro.
prata disse…
Ok. Eu disse no post que podíamos ter ganho. E também digo que ele não é o único culpado.

Julgo que poderemos concordar que a conquista de campeonato está neste momento em risco. Soluções? 1) Não fazer nada e começar de novo em Junho 2) despedir já o treinador; 3) fazer assalto furioso ao mercado contratando um central titular, um médio ofensivo, uma avançado centro e um lateral esquerdo e vender os flops Maicon, Herrera e Imbula e devolver Tello. 4) demissão de presidente e novas eleições e nova SAD, sem comissionistas e Doyen's e Mendes.

Sendo prático, como acho que se tem de fazer alguma coisa, despedir o treinador é mais fácil e poderá ter resultados a curto prazo. O resto é utópico.
miguel87 disse…
Acho que a melhor solução seria a 4), mas não é realista, o pinheiro secou tudo ao redor.
Sendo assim, ia pela opção 3, algo do genero que foi feito em 2011/12.
Mesmo assim continuamos sem concordar em tudo... um lateral esquerdo para quê, quando o que temos é "só" o lider das assistências no campeonato?

PS. Eis uma crónica com a qual estou muito mais de acordo, quer do jogo de ontem, quer do momento actual:
http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2016/01/lugar-disposicao.html
Anónimo disse…
Está provado e só não vê quem não quer, com este curioso batemos no fundo e nada ganhamos. O Presidente, como tal, morreu há muito e agora é só um holograma igual ao do museu que ele tanto preza. São erros a mais nos últimos anos, e está na altura dos portistas se assumirem e apresentarem uma alternativa credível nas próximas eleições. O clube, que eu saiba, ainda é dos sócios ou será só de uma pessoa que estando tanto tempo à frente dos seus destinos se julga dono dele? Já fez muito e estamos agradecidos e pelo que fez sempre teve o reconhecimento de todos, mas se nessas alturas era endeusado, agora também tem de ser recriminado pelo que não faz, e devia fazer. Se já não tem garra dê lugar a outros e passe a presidente honorário pois merece ter uma reforma dourada, mas por favor não leve o clube para o lugar onde o encontrou pois a continuar assim é para onde iremos.
prata disse…
opção 4? ok...

Quanto a layun, direi que não me chocou a troca com varela. Dois alas adaptados à posição mas Varela dá mais garantias defensivas... :)
prata disse…
O comentário do anónimo é exagerado que chegue mas, conjugado com o miguel, faz-me pensar que já não há grandes ilusões que o toque de midas do nosso Presidente, em termos de treinadores, já não é dado como garantido. Curioso em saber se se vai prosseguir nas apostas no perfil de treinador jovem, inexperiente mas ambicioso que nos últimos anos tem sido praticado...
miguel87 disse…
Prata, pior que o acerto ou falta dele na escolha de treinador é a aparente confirmação da transformação do clube numa plataforma giratória de jogadores, em que os objectivos financeiros deixaram de ter em conta os objectivos desportivos.
Até há pouco tempo atrás, apesar da politica de vendas, o clube não deixava de manter um plantel para um ciclo de 3 ou 4 anos. Neste momento chegamos ao extremo de renovar o plantel anualmente, já vamos na 3ª época seguida nestas condições. Assim, não há treinador que faça milagres, que construa uma equipa em 4 ou 5 meses e a ponha a jogar futebol...

Já ninguem se lembra do Prof. Jesualdo, que chegava quase ao fim do campeonato a dizer que a equipa estava em construção?? A diferença? Comparem o que jogavam os 2 rivais na altura e o que jogam agora...
Já sei que me vais dizer que este é o plantel mais caro da história e blábláblá, mas isso vale zero. Este plantel, por mais caro e "melhor" que seja no papel nunca pode ser, muito menos num primeiro ano, melhor que um plantel com Pepe, Bosingwa, P.Assunção, Lucho, Lisandro (todos no auge da carreira) ou que um com Rolando, Moutinho, Falcao, Hulk ou James.
Anónimo disse…
Miguel87, acho que sempre estive aqui de acordo contigo na defesa dos treinadores do Porto. Já tivemos um dos melhores do mundo que foi embora sem perder e apenas porque os adeptos infuenciados pela comunicação social não gostavam dele. Acho no entanto que Lopetegui não tem condições nem conhecimentos para treinar o nosso clube. Em termos motivacionais é péssimo e a escola do Barça de onde ele veio só aprendeu metade. Eu sei que o Barça faz muitos passes para trás, mas sempre que isso acontece é para darem dois ou 3 em frente. Essa parte dos 2 ou 3 para a frente é que o Lopetegui não aprendeu. O futebol do Porto atingiu o nível do vergonhoso e se o que queremos é o Villas Boas no fim da época que se promova o Prof. Luís Castro até ao final da época.

Artur
prata disse…
Presente envenenado para o Prof Luis Castro... Outra vez?!
Anónimo disse…
Esta direcao e a mesma que escolheu octavio machado pra treinador principal e um plantel cheio de internacionais (craques) de mtos paises. Erro grave!
Tambem e a mesma direcao que escolheu substituir esse burro por Mourinho. Este pegou na equipa em terceiro lugar e acabou em terceiro lugar. A chave foi a troca de tantos pseudo craques internacionais por jogadores "desconhecidos" do campeonato portugues. Depois todos foram de reconhecida qualidade, mas se nao fosse Direcao/Mourinho/Mendes nunca se saberia que paulo ferreira, nuno valente, costinha, ate o marco ferreira!!, derlei, deco, maniche, pedro emanuel etc seriam capazes de vencer TUDO!!
Tal como entao a qualidade continua por ca.
Havera olho pra escolher treinador com conhecimento?
Havera coragem pra mandar embora estes marcano, imbula, tello, bueno etc e ir buscar verdadeiros craques ainda desconhecidos?
A direcao e a mesma. Vamos dar credito a quem ja cometeu erros semelhantes e depois foi capaz de corrigir. Um passo atras pra dar dois em frente. So espero que ainda vamos a tempo de melhorar ja esta epoca e nao fazer como mourinho.
Tou farto de esperar por festejar um campeonato...