Goleada em pleno temporal


O mau tempo já tinha chegado ao Dragão na passada quarta-feira. Empatar com um Apoel fere o orgulho de qualquer portista. Mais que isso, a exibição descontrolada a que assistimos fazia voltar a nuvem da fraca ou falta de liderança no banco de suplentes. Vitor Pereira sentiu o toque e resolveu com uma revolução. Mudou tudo o que podia mudar e sobretudo os piores elementos do jogo da Champions. Não gosto de revoluções. Se há algo que está claro é que temos jogadores e que nem sempre temos equipa. Ora não se fazem equipas com mudanças drásticas na estrutura do onze. Isso deveria acontecer quando a equipa já está num patamar bastante elevado de evolução. Apesar de não me agradar a revolução, não poderei dizer que não me agradaram os resultados. De facto a equipa esteve melhor e apesar de alguns sustos conseguiu a vitória de uma forma segura e consistente. 'Pormaiores' que faltaram no último jogo.

Vamos então ao jogo. Longe de ser brilhante, até porque o  temporal não ajudava, acabámos por golear o que é fundamental para reanimar a equipa. Individualmente, as novidades estiveram bem. Varela esteve muito dinamico, Walter está nos 3 primeiros golos, Defour marcou e é mesmo o Moutinho Belga, Belluschi é um primor com a bola nos pés e Mangala é uma agradável surpresa. Hulk continua a ser o mais influente e Fernando aproveitou as condições do terreno para elevar o nível do seu jogo e, para mim, foi o MVP. Moutinho em 20 minutos fez mais do que no último jogo.

Último destaque para os vinte e poucos mil portistas que enfrentaram o temporal. Poucos mas bons. A equipa fez questão de os premiar com aqueles dois últimos golos.

Comentários

Lamas disse…
Surpreendente o onze, jogadores mais esforçados e o resultado foi o ideal para o passado recente...

Ainda estou longe de estar convencido, mas são resultados destes que moralizam, aumentam a confiança e permitem chegar ao nível que pretendemos...

Vamos aguardar pelos próximos capítulos...
LC disse…
Parecemos os benfiquistas ou sportinguistas!!! Não jogamos puto, mas basta ganhar por 3 ou 4 que ja só vemos coisas boas!!! Este VP é uma nodoa, tivemos quase a mesma percentagem de posse de bola do Nacional, poucas ocasiões de golo, etc...enfim mais do mesmo!!! Outro facto preocupante é o porto ainda não ter pago ao standard e não vir a publico esclarecer os adeptos sobre este assunto. Estamos a ser enxovalhados pelo clube belga (provavelmente com razão) e a nossa direcção apenas diz que não recebeu do atletico! Este é o paleio dos maus pagadores e eu nao quero crer que o meu clube é desses. Será que tb não andam ordenados em atraso???
prata disse…
E que dizer dos que só vêem coisas más? Ganhámos 5-0 em casa depois de uma exibição desastrosa a meio da semana, sem alguns dos habituais titulares, no meio de um temporal e com um relvado difícil. Apesar da qualidade que tem o relvado não há milagres. Além disso é aqui dito que a exibição esteve longe de ser brilhante. Há que ter tento nas expectativas. Depois do oito queremos logo o oitenta? E se tivermos quarenta, o Vitor continua a ser um cepo? «Parecemos os benfiquistas ou sportinguistas»?? São termos que aqui não se aceitam meu amigo...
riskolas disse…
Foi, com certeza, um dos jogos mais estranhos que já vi.
Não jogamos nada, apanhamos um Nacional muito fraco e lá marcamos 5 golos, em que no 2º o Bigorna está fora de jogo.
Com este plantel, temos, seguramente, uns 16 titulares, portanto, não concordo que se fale em revolução ou castigo de titulares.
O Samurai e o Defour têm qualidade para serem titulares também.
O que é indesmentível é que continuamos sem fio de jogo, sem nervo, sem velocidade, sem atitude,...
Estou descrente...

MVP: Fernando.
Menção honrosa: Mangala.
prata disse…
Eu gostei dos primeiros 20 minutos.
Baresi disse…
Melhor o resultado do que a exibição. 5 golos para esquecer a "molha" que levei...

Vamos lá ver se melhora já na próxima 6ªfeira.

Caro LC, quando falares dessa gentalha, refere sempre mouros cornudos e lagartos cabrões.
prata disse…
Desde que não nos misture com eles...
Daniel disse…
Certos portistas (ou que se intitulam como tal) são uma nódoa e mais não digo...

Mangala tem o nervo que falta a alguns dos nossos defesas e isso pode levá-lo à titularidade.

Quando o meio campo do Porto tiver os três anões de inicio vai-se começar a ver um jogo mais consistente e espetacular, tal como aconteceu com o Setubal, o melhor jogo do Porto.

5-0, será difícil encontrar defeitos.
Tony Silva disse…
Estava num aniversário pelo que vi o jogo a conta-gotas. Do que vi gostei do Walter, esteve brigão.
Gostei que tivessem entrado Defour e belluschi em vez do Moutinho e Guarin.
Gostei que o Defour tenha marcado, gosto do gajo. Não abdico do Moutinho, mas enquanto este não estiver ao nível do ano passado, não pode ter estatuto de intocavel.
Gosto do Hulk. Há alturas em que parece que é ele e mais dez. Ainda ontem, houve alturas do jogo em que parece que ele cobria o campo todo. Até na defesa o vi.

Neste momento a equipa precisa de tranquilidade. Não podemos esperar que de repente as coisas se tornem espectaculares. Para já fico satisfeito com resultados (como o de ontem). As exibições poderão aparecer mais tarde que precisamos é de resultados.
Basta ver o exemplo do Domingos e dos lagartos. Não vai 2 meses que andavam nas ruas da amargura. Depois de 8 vitórias consecutivas já ninguém fala em crise no sporten. E não quer isto dizer que eles estejam a jogar bem, simplesmente há vitórias e isso apaga muita coisa.
Neste momento o FCP e o VP precisam dessa "tranquilidade"...
miguel87 disse…
Gostei muito das alterações na equipa, excepto a retirada de James e Kleber - com o meio campo de ontem penso que estes dois teriam dado ainda mais rendimento à equipa.

Acho Walter um excelente avançado de area, mas parece curto para jogar no 4-3-3 do Porto, ao invés de Kleber que com mais ou menos maturação dá mais dinamica à frente de ataque.

A diferença ontem esteve mesmo na dinamica do meio campo, a atacar, porque as transições defensivas ainda têm muito a melhorar - houve jogadas que o trio de meio campo foi facilmente ultrapassado deixando 3 ou 4 "nacionalistas" na cara da nossa defesa - bem aqui Mangala a fazer faltas intelegentes a parar o contra-ataque, como que a mostrar aos mais antigos como se deve fazer.

Mesmo sem convencer, antes um 5-0 que um 1-0 com lapsos de terceiros.

De qualquer modo vi ali coisas que me levam a pensar que os jogadores não estão com o treinador, e não foi apenas o desagrado de Belluschi quando saiu.
RisKolas escreveu «O que é indesmentível é que continuamos sem fio de jogo, sem nervo, sem velocidade, sem atitude,... Estou descrente...».

Concordo. E (infelizmente) já somos dois nessa descrença. E não serão cinco sem resposta que me farão mudar de opinião - pelo menos para já. Ainda há muito a fazer para que mude de opinião.

@ "Daniel"

Não recebo lições de moral e de portismo de ninguém, muito menos de ti - que nem te conheço.
«Nódoa» sim! foi o primeiro parágrafo do teu "comentário". Perfeitamente dispensável e escusado...

Abr@ços!
SdF