O Tiki, o Taka e o Teko...



Falo daquele minuto 75, a que assistimos no Dragão na passada sexta-feira. Este FCPorto de Vitor Pereira pode ainda não estar no ponto. Ainda assim, não deixa de nos proporcionar momentos como aquele e como o do primeiro golo na Supertaça. São momentos destes que nos deixam totalmente esperançados que será possível manter o nível que tínhamos no ano passado. Chamaram-nos o mini-Barcelona graças à nossa versão do tiki-taka mas eu para já vou notando algumas diferenças. Pressionámos muito mais à frente do que no ano passado e isso até nos tem exposto mais em termos defensivos.  No entanto, são muitas as vezes que recuperamos a bola lá na frente e aí, a posse pouco importa. É para chegar ao golo o mais objectivamente possível, sem passes para o lado e sem paciência. Tem sido assim que temos marcado e a excepção terá sido esse golo do minuto 75, uma obra prima do Tiki-taka!

Vamos ao jogo. Muitas surpresas. Primeiro a titularidade de Rodriguez perante a lesão/cansaço de Hulk e a bizarra não convocação de Varela. Depois a estreia de Defour fazendo-se descansar Moutinho. Não correu mal e o resultado ao intervalo era injusto dado o nosso domínio. Ao intervalo mais uma surpresa. Moutinho entra para o lugar de Souza alterando o esquema. Se até aí estávamos a dominar o jogo, esta alteração e a surpreendente rápida adaptação de Defour, fizeram com que o golo passasse a ser apenas uma questão de minutos. Interessante este novo desenho. Óbvio que terá mais dificuldade em funcionar sem James e Hulk... Individualmente, não tenho notas negativas. Ainda assim, não fiquei muito entusiasmado com as exibições de Maicon, Rodriguez e Souza. Destaques, além dos habituais, Hulk, James e Moutinho, Defour. O Mouitnho Belga entrou como uma luva numa máquina já bem engrenada. Notável!

Na terça-feira matamos saudades da Champions e logo contra o nosso adversário mais directo no grupo. Este jogo chega numa óptima altura!

Comentários

Fernando B. disse…
" bizarra não convocação de Varela ",
se bem se lembram ele não festejou o 5º golo que marcou ao UL...
nestes assuntos, a escola FCP não gosta, e se há aspecto que eu não discuto é este mesmo...relações com as vedetas...nisso somos cracks...
riskolas disse…
Só vi o jogo a partir da 1ª bola à barra.

Gostei muito do jogo.

Foi um daqueles jogos que poderiam continuar a noite toda que, de facto, entreteve!!

Só quero deixar uma nota ao Hulk.
O gajo é fantástico, fez duas assistências, sendo uma deliciosa, mas conseguiu-me irritar em 2 ou 3 lances em que abusou das fintas!

Amanhã o jogo será dificílimo mas eu acredito nesta equipa!!!
prata disse…
Pelos dados que temos, a não convocação é bizarra. Se é só por não festejar um golo estamos mal... Deve haver mais qualquer coisa porque em relação à qualidade de Varela quando comparado com o CR10 e com o Djalma estamos conversados...
riskolas disse…
Prata, olha que não... olha que não...

O Varela tem estado muito abaixo do que já o vimos fazer.

Contra o Leiria acabou por marcar um golo e fazer uma assistência mas tem estado muito fraquinho, com muitas perdas de bola, péssimos dominios de bola... parece-me fatigado.
Daniel disse…
Futebol espetaculo!

Melhor jogo até ao momento desta equipa, simplesmente fantástico!

Existe muita qualidade neste plantel, podendo ser quase toda rodada, que o nível competitivo continuará a ser alto.

O dedo de Vitor Pereira já se nota e muito, razão tinha Mourinho quando disse a semana passada que o VP era muito mais que um adjunto o ano passado...
Tony Silva disse…
Fantástico!
Já não me lembra de falharmos tantos golos num jogo. E se calhar aqui "falharmos" não será a palavra correcta. Custa-me chamar "falhanço" a uma bola no poste como foi a do Kleber por exemplo. penso que fez "tudo" bem.
Reformulo dizendo "já não me lembrava de tamanho caudal ofensivo".
Muito bom! Podiamos à vontade ter dado 7 ou 8.

Pelo que me apercebo o VP faz ainda mais rotação da equipa que o AVB. Não me parece que haja algum problema com o Varela. É mesmo o Vitor a passar a mensagem que todos terão oportunidades e não me espantaria que o Varela passasse de "não convocado" a titular no jogo seguinte. Penso que é somente "rotação" do plantel que diga-se está riquissimo.
Com o AVB seria impossivel o Moutinho ir para o banco. Acredito que o Vitor tenha a mesma "admiração" pelo Moutinho, simplesmente o plantel está ainda mais forte o que permite estas "brincadeiras".
Os jogadores (neste caso o Moutinho e o Hulk) tem duas hipoteses: - ou ficam fodidos e amuam; ou aceitam na boa e quando chamados a entrar fazem grandes exibições como foi o caso.

Reafirmo que o nosso meio campo este ano permite "brincar". Dos 6 é escolher 3 e a qualidade mantém-se inalterada.
Adorei a exibição do Defour. Muito bom a passar e muito esforçado a defender. Confesso que não esperava tanto...

Tamos em grande!
Uma ultima palavra para o "Fabulástico" James. Tem muito futebol!
Artur disse…
Fiquei com a ideia que o Rodriguez esteve muito bem.O gajo estava rápido como nunca e se estiver no máximo e tranquilo não é inferior ao Varela. Se calhar é até melhor uma vez que também defende e pressiona melhor. De resto estivemos fantásticos como quase sempre.
Lamas disse…
Defour é uma carraça autêntica... perdi a conta dos "carrinhos" que fez a recuperar a bola... mas ainda quero ver mais...

Gostei muito do meio campo na segunda parte pelo mobilidade que teve... e todos eles apareceram a finalizar... defour de cabeça para grande defesa do Diego e, claro, os golos de Moutinho e Belluschi... a rever...
prata disse…
O CR10 está a ficar com a visão de jogo de do Folha. Vira a cabeça para o chão e vai a correr até à linha para depois cruzar de qualquer maneira. Ainda não gostei de nenhuma exibição dele.

É certo que o Varela ainda não fez um grande jogo mas a boa entrada em Leiria merecia seguimento pelo menos com uma entrada no jogo de sexta. Mas se era para poupar, tudo bem.
Francisco disse…
COncordo com o Artur, o Rodriguez esteve bem. Parece mais rápido e leve. Apenas tem de melhorar as decisões. O Varela deificilmente toma uma decisão má, daí ser um jogador muito util.