Dragão verdadeiro não tem medo!

 
Venha daí a melhor equipa de sempre!

Equipa para logo: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Moutinho e Guarín; Varela, Hulk e Kleber.

Nada de reforçar o meio-campo e a defesa. Jogamos como o habitual, no nosso esquema e segundo os nossos princípios.

Comentários

miguel87 disse…
Se Vitor Pereira mantiver o que disse e não alterar a estrutura habitual da equipa tem toda a minha admiração, independentemente do resultado final!
Acho que não mudando a forma habitual de jogar é a maneira de termos mais hipotese de um bom resultado, sabendo de antemão que vai ser muito dificil. Mas que não digam nunca que é impossivel.
Penta disse…
caríssimos,

hoje, independentemente do resultado final, seremos Porto! sempre!


«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo II
Dragus Invictus disse…
Bom dia,

Quem melhor que o Sr Armando Pinto, do Longara, para nos recordar o eloquente poema de Pedro Homem de Melo, que diz «Ninguém fale em perder! Ninguém recua… E a mocidade Invicta a cada abraço/ A si mais nos estreita. A Pátria é sua./ E, de hora a hora cresce o Baluarte!»

Vamos acreditar, é difícil mas não impossível. Cabe aos nossos valorosos atletas, transcenderem-se, serem sérios e bravos e vencer.
O Barcelona dispensa apresentações ... mas nós também.
FC Porto e Barcelona são os maiores emblemas ibéricos, que após anos de ditadura, impuseram um domínio desportivo de forma natural, por serem mais competentes e guerreiros.

Vai ser um grande jogo para desfrutar, e esperamos nós portistas, a conquista da segunda Supertaça Europeia da nossa história.

Abraço e todos unidos venceremos.

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com
Lamas disse…
Como diria o outro, deixem-me sonhar... desde o apito final de Dublin já pensava neste jogo... de lá até aqui muito mudou... a única coisa que não mudou foi o sonho de fazer história...

PPOOOOOORRTTOO!!!
levezinho disse…
Acho importantissmo o beluschi jogar para não andarmos sempre atrás da bola... parece-me ser o mais capaz de segurar por alguns instantes a redonda.
prata disse…
Se fosse no lugar do Guarin não me chocava.
Lamas disse…
Também gostava, mas não me parece... se por ventura ele colocar o belluschi no onze é porque o Varela vai para o banco e lá começamos nós a abdicarmos dos nossos princípios...
levezinho disse…
Acho normal que os principios que jogamos contra o Feirense ou Benfica, sejam diferentes dos principios com que jogamos contra o Barcelona...
levezinho disse…
Ou melhor a noção que temos de principios pode ser diferente...

Para vocês principios é 433... e aqueles jogadores... para mim o principio fundamental do Porto é a posse de bola... ora cá no nosso burgo conseguimos essa posse de bola com esse 433... hoje isso não é possivel... e se queremos manter (ou mehor aproximarmo-nos) desse principio é preciso alterações... e não me choca absolutamente nada abdicar do 433 para isso.
riskolas disse…
Vamos ganhar...

Quanto ao Belluschi, pode perfeitamente jogar numa ala e ser extremo à James, isto é, vindo para dentro buscar bola e jogo. Não deixa de ser um 4x3x3 teórico.

De qualquer modo, eu apostava no Varela porque me parece ser o extremo com maior capacidade de acompanhamento do lateral adversário que, no caso, é só o Daniel Alves, um extremo puro!

Ah!, e se o Messi puder ter uma pequena entorse logo no início do jogo não me incomodava.

Acho, muito sinceramente, que o resultado vai depender do Messi.
Lamas disse…
gostei da argumentação lev... acho que sim... que tens razão...

riskas, espero que o resultado dependa daquilo que Hulk consiga fazer... :) acreditando numa grande noite do incrível... mas a entorse no Messi vinha mesmo a calhar... :)
prata disse…
Discordo em parte Leve. Por um lado, a posse é o mesmo o principio orientador. Mas não é uma posse qualquer. Sempre apostamos muito na lateralização do jogo que é onde estão os nossos maiores desequilibradores. Tirando o Varela e sem o Palito, a equipa pode ficar coxa em termos ofensivos. O mesmo irá acontecer com James nessa posição. Terá de ser encontrada uma solução para isto visto que o plantel serve bem os dois sistemas e aqui já estou a falar de 4-3-3 e 4-4-2.

Depois, por norma, não sou muito de mudar as coisas pelo sinal que se envia à equipa. Tipo: tenham cautela que com estes gajos não vamos atacar tanto.
prata disse…
Outro factor a favor do Leve que ele não abordou, mas que não deixa de ser verdade: o Varela não anda a jogar nada. Confesso que fiquei indeciso quando fiz o post...
riskolas disse…
Prata:

Dream mode: on

CR10? Engata uma exibição de sonho, mete duas cuecas no Alves e ainda o vendemos ao City? :D

Dream mode: off!
prata disse…
Fala-se que ele é uma possibilidade. Li acho que no pasquim lampionico. Não costuma ser gente muito bem informada.

PS: Riskas, Pizzi por Fran Merida e os gajos ainda pagam? Que é que estão à espera para aceitar?
Artur disse…
Curiosomente toda a minha esperança está no melhor médio do mundo, que por acaso é nosso: Freddy Guarin. Este sozinho rebenta com eles todos, com toda a sua garra, querer e ambição. Espero também que o Fernando seja titular. Precisamos de raça e dureza e o Souza não tem essas características. Bamo lá Mágico Porto!!
riskolas disse…
Confesso que gosto do Pizzi e nunca vi o Fran Merida a jogar.

Depois há as nuances do negócio. Quem faz o negócio é o Mendes, seja para o patético seja para o Braga.

A ver vamos.
miguel87 disse…
Como o Artur tambeu estou com fezada no Guarin. Se estiver na forma que esteve na 2ª metade da época passada e durante a copa america acho que pode fazer a diferença!

Vai ser muito dificil, mas com transcendência e niveis de concentração acima dos de Futre dos 11 em campo, É POSSIVEL!

Nunca mais são 8 menos um quarto...
levezinho disse…
Lá está prata.. tu falas na posse e lateralização.... coisas que conseguimos combinar aqui no burgo.

Hoje conciliar as 2 acho que está completamente fora de questão.. e basicamente mantendo o 433... vamos ter lateralização (ou melhor os 3 gajos lá) sem qq tipo de posse... na minha opinião isso é que é falta de coragem.

Ah e tal eu não mudei... sou um gajo corajoso.

vamos la ter os 3 artistas e mandar-lhes uns biqueiros para a frente a ver o que dá.

Depois o pessoal chega ao final e diz.. sim sr mantivemos os nossos principios. Para mim ísto é treta.

Até podemos ganhar... com pouco mais será mesmo a melhor maneira de o tentar. Não discuto isso.
Agora não me digam que mesmo ganhando assim mantivemos os nossos principios.

Para mim manter os principios e ter coragem... era reforçar aquele meio campo e tentar obrigar os artistas que ganham todos os jogos com mais de 70% de posse... a correr um bocado atrás dela.

É mais dificil.. acredito que sim... mas não considero é de forma nenhuma que tentar isso seja falta de coragem ou abdicar dos nossos principios.
Artur disse…
Lev eu posso estar muito enganado ou até ter uma visão parcial das coisas dado estarmos a falar do Porto, mas não consigo imaginar um meio campo com Fernando, Guarin e Moutinho a terem 30% de posse de bola num jogo.
prata disse…
É possível. Tem a ver com o que fazes com a bola quando decides acelerar o jogo. E aí lateralizamos quase sempre. Partes sempre do principio que não conseguiremos jogar logo, como jogamos habitualmente. Partindo desse principio há sempre a tentação de mudar.

Veremos. Estou convencido que hoje vamos testar a tua táctica e não a minha...

Artur é impossível Fernando jogar logo. o VP já disse que ia jogar o Souza...
Pispis disse…
Acabado de regressar de férias para ver este jogo e já chocado c a quantidade de comentários do Lev :-)

Eles são mt fortes, o Villa até tem umas chuteiras que diz Barcelona-Oporto... São de outro mundo :-)

Seja em 4x3x3 ou em 4x4x2 quero uma defesa subida e se eles tiverem 70% de posse de bola q seja junto à área deles... qd tivermos a bola q tenhamos o discernimento para a n perdermos fácil...

Estamos tranquilos! :-)
P. Ungaro disse…
Venha o caneco ... e o resto é letra !!!

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/
miguel87 disse…
Perdemos da segunda pior maneira (a pior seria entrarmos em campo de maneira diferente da habitual e sairmos goleados - como já aconteceu num passado recente). Assim, foi com uma grande exibição mas com muito azar nas poucas falhas que cometemos - e isso é que custa - a primeira do Guarin (dejavu do passe de B.Alves para Rooney em Old Trafford) a segunda falha, também com Guarin, mas cometida pelo arbitro ao não assinalar o penalty que existiu e por fim o Fernando que parecia estar exausto 10 minutos depois de ter entrado em campo e não foi capaz de segurar uma bola que estava ao alcance e a deixou escapar para o Messi que acabou com a expulsão do Rolando e matando o jogo de vez.

De resto a equipa esteve excelente, começando pelo Vitor Pereira a mostrar que o Porto não se submete a ninguém e procura sempre impor o seu jogo, mesmo contra a melhor equipa da história do futebol - tiro-lhe o chapéu. Lances de azar aparte o Porto esteve brilhante, principalmente a defender - pressão muito alta, linhas juntas e subidas e, não é um pormenor: tirou 8 foras de jogo ao Barça - vejam as estatísticas e comprovem que não é um numero normal nos jogos deles!

Dos jogadores achei Souza um gigante, Kleber fez um grande jogo e Otamendi impecável e sem falhas (contra as minhas expectativas).

Agora só é pena que o jogo com o Leiria não seja já na 2ª feira para passarmos depressa por cima desta derrota.
Penta disse…
caríssima(o),

tenho um imenso orgulho em ser Portista, car@go!
ante o todo-poderoso Barça, fomos Porto!


«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | Tomo II