Protagonistas da época perfeita: Jogadores


Começámos pelo mister e não me canso de dizer que ele é mesmo o grande responsável pelo êxito da época de 2010/2011. Mas um maestro depende muito de grandes artistas. Villas-Boas não foge à regra. Fica aqui a avaliação de um plantel onde, graças ao nosso mister, encontramos muito pouco a criticar.

Estrelas:

Destaco 5 jogadores que, para mim, foram os maiores destaques deste FCPorto. O primeiro é Hulk. É para mim o jogador do ano. Um desequilibrador desconcertante! Um foguete em direcção à baliza! Além de tudo isto, as imensas assistências, os penaltis convertidos e o pânico que lança nos adversários a cada jogada.

Depois temos Falcao. Se olharmos para o panorama internacional este é o jogador mais valioso do nosso plantel. É que se repararem, na posição de Hulk há Messi e Cristiano Ronaldo. Mas a ponta-de-lança há melhor que Falcao? Olho para os melhores clubes da Europa e não vejo... Avançado sublime e letal. Além disso é trabalhador de costas para a baliza e um primor técnico na arte de empurrar lá para dentro. Será muito difícil mantê-lo depois de duas épocas excelentes.

De seguida, temos aquela que foi a contratação do ano: João Moutinho. Muito discuti com Pis sobre o seu valor quando comparado com Meireles. Não era comparável naquela altura. É que Moutinho jogava numa equipa diferente. Daquelas onde a obrigação de ganhar é digamos que... Secundária... Assim que começou a jogar no FCPorto, mostrou ao mundo o dínamo que consegue ser numa equipa. É o protótipo do nº 8 em termos de ocupação de espaços e não é nada difícil definir o seu raio de acção: é aquele rectângulo limitado pelas duas linhas laterais e pelas duas linhas de fundo... É sobretudo um jogador que joga com uma inteligência muito acima da média. Faltar-lhe-á mais confiança na definição dos lances, nomeadamente no remate.

Para terminar temos um 2 em 1: Guarín e Belluschi. Para que o 4-3-3 voltasse a funcionar, julgava-se que era preciso inventar um Lucho. Pois a coisa resolveu-se de outra forma. Alternou-se a classe de Belluschi com a força da natureza que é Guarín. E não deixa de ser de assinalar que se tratava de dois jogadores que demoraram a entrar no esquema do FCPorto apesar de virem de clubes Europeus. Neste caso valeu a pena esperar. Será interessante ver se Villas-Boas consegue arranjar maneira de os fazer coincidir em campo com João Moutinho. Seria um meio-campo temível.

Menções honrosas: Helton, Rolando, Alvaro Pereira e Varela

Surpresas:

Destaco quatro. A primeira cabia bem no lote de cima. Chama-se Helton. Não seria de esperar que esta fosse a melhor época de um jogador que já cá está há 5 anos. Mas a verdade é que o problema do Guarda-redes se resolveu internamente e com o mesmo jogador. Mas com graus de concentração aprumados. Está resolvido o problema se não lhe tirarem a braçadeira. Deve dar super-poderes...

A segunda é James. Ninguém esperava que um miúdo de 19 anos tivesse o impacto que teve logo no seu primeiro ano. Foi até fundamental num dos títulos conquistados. Na Taça de Portugal, a sua entrada na luz mudou o jogo e na final foi só o melhor em campo.

A terceira é o nosso romeno. Só vejo um verdadeiro portista no plantel: Sapunaru. Não me levem a mal, até porque os outros são excelentes profissionais. Mas Sapunaru está a tornar-se num caso especial de afecto da massa associativa. Além disso o seu rendimento em campo melhorou extraordinariamente e é uma boa muleta para as subidas do Palito.

Para terminar uma surpresa negativa. Rodriguez. Alguém o viu este ano?

Menções honrosas: Otamendi

Desilusões:

Há poucas e não se pode dizer que tenham sido desilusões completas. Simplesmente esperava mais. Falo de Rúben, de Maicon e de Fucile. Rúben representa o caso inverso do de Guarín e Belluschi. Uns explodiram enquanto que Rúben implodiu. Não dá para perceber o que lhe aconteceu. Sem confiança parece um jogador banal... Melhorou na parte final. Quanto a Maicon, apenas a constatação de que perdeu um lugar que só não é seu porque não consegue manter a concentração durante os 90 minutos. Normalmente joga bem 89 e no minuto que dorme, ou sofremos golo ou calafrios... Quanto a Fucile, podemos dizer que tivemos uns 10 jogos do verdadeiro. O outro ou teve azar com uma lesão na pior altura, ou disparatou até perder o lugar.

Menções não tão honrosas com isso: Souza e Walter

Erros de Casting:

Dois por motivos diferentes. Kiezeck e Mariano. O primeiro porque teve 3 oportunidades de jogar e numa delas empurrou a equipa para fora da luta pelo único título que não conquistámos. O segundo porque não conseguiu garantir a renovação de contrato. Erro de casting com vários anos, apesar da paciência imensa de grande parte dos adeptos portistas.



Assim avalio o plantel. É subjectivo e discutível. Mas foi-me bem mais difícil encontrar defeitos que virtudes. Por mim só venderia Fucile,  Rodriguez e Kiezeck. Isso diz bem do valor actual do plantel.

Comentários

miguel87 disse…
Faltou mencionar um elemento no lote das estrelas que teve a sua quota parte no sucesso do Porto neste campeonato: Roberto!

De resto, reparei que Fernando nem sequer é mencionado e só discordo disso na medida em que devia estar incluido no lote dos "vendaveis".
Subjectivo e discutível de facto....

Mas quanto a mim não posso deixar de concordar com a análise feita. Só colocaria Hélton como uma das estrelas pq efectivamente, para mim, esteve nesse patamar.

Cumprimentos

http://odiabodeazul.blogspot.com/
prata disse…
Fernando teve um post próprio. Para mim não foi dos melhores e também não foi uma desilusão. Mas não o pus nos vendáveis por esquecimento...
riskolas disse…
Eu acho que vocês desvalorizam o Fernando.
Sou a favor da sua saída porque ele quer sair mas era um jogador muito importante no equilibrio da equipa.

Neste momento não temos alternativa e o Luiz Alberto não me inspira muita confiança para titular. Como suplente não desgosto mas para titular vamos precisar de alguém mais forte!
Artur disse…
Penso que o Hulk é tudo o k dizes, mas que poderia ser muito melhor caso se torne mais inteligente na sua forma de jogar. Falcao é o melhor avançado que eu conheço e em entrevista dada esta semana na Argentina agradeceu ao Professor Jesualdo Ferreira por se ter tornado tão bom uma vez que este todos os dias o chateava com a recepção orientada e posicionamento na área. Fucile não é vendável porque não conheço nenhum lateral melhor que ele. Fez jogos fabulosos, sendo certo que no início não os fez porque estava contrariado. Mariano não teve oportunidades neste ano para demonstrar que deveriamos renovar o seu contrato.Aliás, perante o nível atingido pelos nossos extremos é óbvio que não fazia sentido a renovação.
Excelente análise do nosso plantel, mas como já foi referido falta o Fernando, mas os autores do blog já fizeram um post só para ele.
Não creio que apareceram clubes interessados no Fucile, não houve Mundial, como na temporada passada, e devido à lesão que teve, não deu muito nas vistas, mas se o Fucile ou o Sapu sairem vamos precisar de ir ao mercado.
Agora existe outro jogador no plantel, que se esqueceram de abordar, o Cristian Rodriguez.
Daniel disse…
A destacar em 1º lugar o conjunto, só com a união do grupo e sua qualidade é que foi possível obter os excelentes resultados obtidos.

Não concordo com os erros de casting, o Mariano só ficou bem a partir de janeiro e era um dos capitães, uma voz importante no balneário e isso no Porto é muito importante, apesar de que a nível de jogo jogado não acrescentasse nada de novo.

Melhor jogador, desculpa Hulk mas aquele movimento de matador na final de Dublin faz-me dizer, obrigado Falcao!

Revelação, Guarin, que jogador que ficou!

Portista do ano - Sapunaru!

Rodriguez acabou o ano bem até se lesionar, mas era dificil porque tinha melhores jogadores à sua frente.

Grande colheita!
Lamas disse…
Para mim:

Estrela: Falcao
Surpresa: James
Desilusão: Ruben

Acho que Belluschi fez uma primeira parte da época, simplesmente fantástica... um jogador com muita classe... depois comprei a camisola dele, lesionou-se e o Guarin explodiu... e que explosão...

Não estou a menosprezar HULK... é um fora de série, mas FALCAO, esta época, para mim foi o melhor... o calcanhar com Luisão de joelhos, o poker em casa contra o Vilarreal e o vôo em Dublin são marcantes...