O que passa dentro da cabeça do André



Há umas semanas, publiquei aqui um post de homenagem a Villas-Boas considerando-o o grande protagonista da brilhante época que realizamos (poderão ler aqui). Desse post destaco esta frase: «Dificilmente vi a massa associativa tão contente com o trabalho do seu treinador. Será o efeito dos títulos? Óbvio, mas acredito que não é só. Parece que olhamos para Villas-Boas com o orgulho e com o carinho com que vemos um jogador das camadas jovens a despontar e a vencer com a nossa equipa principal. Afinal de contas é um talento que se desenvolveu no seio do clube e essa é uma razão para que os seus feitos nos digam ainda mais!»

Ontem as coisas mudaram um bocadinho... Tal não significa que o que escrevi tenha deixado de fazer sentido. Apenas passamos a ter dúvidas sobre uma das características que mais apreciávamos nele: o seu portismo. Terá a razão prevalecido sobre o coração? Será que o coração foi sequer tido em consideração na decisão? Impossível de adivinhar. Ainda assim vou tentar! O que terá andado na cabeça do André?

Argumentos Pró-Chelsea:
- No mínimo quadriplica o ordenado;
- Negociou previamente com o clube uma clausula de rescisão nunca vista no futebol mundial, pelo que o FCPorto não se poderá queixar em termos financeiros;
- A certeza de que terá possibilidades reais de lutar pela Liga Inglesa.
- A certeza que entrará na próxima Champions League com o rótulo de favorito à vitória final e não como um outsider habitualmente perigoso;
- Terá ao seu dispor uma verba considerável para reformular o plantel;
- Já trabalhou no clube;
- Evita o risco de o plantel do FCPorto ser depauperado durante o defeso e o risco de não repetir o sucesso deste ano. Possibilidade remota mas é sempre uma possibilidade e isso poderia por em causa a existência de futuras propostas desta monta.
- Por último, a vantagem de conseguir tudo isto após ano e meio de trabalho como treinador principal. Mais um recorde, nomeadamente em relação a Mourinho.

Argumentos Pró-FCPorto:
- Teria uma estrutura ganhadora por si montada e com sérias possibilidades de voltar a fazer uma época cheia de sucesso e títulos;
- Concorrência interna é bem inferior o que permitiria abordar as competições europeias com outra disponibilidade;
- Teria um grupo de trabalho que o venera, havendo alguns jogadores capazes de recusar propostas vantajosas para trabalhar sob a sua orientação; (irónico...)
- Haveria a possibilidade óbvia de melhoramento do salário perante a recusa da proposta do Chelsea;
- Se recusasse a proposta atingiria níveis de popularidade perante os adeptos do FCPorto e na cidade que só se aproximariam dos do presidente Pinto da Costa;
- Com dois anos de sucesso, chegaria a um grande da Europa com outra legitimidade e já com a 'nuvem da dúvida' quanto às suas capacidades, praticamente dissipada. Tal poderia implicar que pudesse dispor de várias propostas e provavelmente ainda mais vantajosas;

Posto isto, parto para um exercício um pouco disparatado que é o de dizer o que eu faria no lugar dele. É disparatado porque sei que nunca estarei na posição dele e assim torna-se mais fácil evocar razões do coração... Ainda assim, vamos a isso. Eu no lugar dele teria confiança suficiente nas minhas capacidades para achar que no próximo ano teria igualmente propostas deste montante. Tendo essa consciência, arriscaria ficar sem 2 ou 3 milhoes de euros, e com isso saía do FCPorto e da cidade como um Deus, deixando a porta escancarada para voltar assim que quisesse e até noutras funções. Entraria no Chelsea e noutro clube qualquer com legitimidade para exigir controlo total sobre a gestão do plantel, coisa de que Villas-Boas poderá não dispor este ano no Chelsea, pelo facto de ter apenas uma ano de experiência. Provaria ainda que as juras de amor ao clube e a conversa da 'cadeira de sonho não tinha sido uma táctica para empolgar os adeptos e para criar uma aura de portismo à sua volta.

Posto isto posso dizer que foi uma desilusão grande. Não me vão ver a chamar-lhe 'pesetero', nem lhe desejo que a vida lhe corra mal no Chelsea. Até vou torcer por ele. Eu até já estou habituado a estes rombos que o mercado inflige nos planteis do FCPorto. Simplesmente achava que ele era diferente. Pelos vistos não é! Ainda assim, obrigado Mister e boa sorte!

Comentários

Monteiro disse…
Só o condeno pelos discursos de portismo com os quais brindou os adeptos anteriormente. Se não o tivesse feito, até se aceitaria o facto com outra naturalidade.
Mirone disse…
10,5€/minuto... se for ao WC com o Times ganha pelo menos 150€ numa só larada.

Tivemos um grande ano na época passada, mas também pensar em ganhar a CL parece-me um objectivo muito sonhador à Filipe Vieira. Só num ano muito anómalo é que conseguiriamos ganhar a CL outra vez.

É preocupante porque não se vislumbram grandes sucessores, mas o Porto é o Porto e vamos continuar a ganhar com certeza.
Artur disse…
Ingrato,traidor,mentiroso e filho da puta. Não será ele lampião?
Anónimo disse…
Aí está um post a que eu subscrevo! É uma enorme facada nas costas, principalmente pela maneira e altura em que sai, mas nunca me vou esquecer das alegrias que nos deu na época passada..
Não lhe desejo sorte nem azar...apenas que se não quer continuar no "clube do coração", que saia...
Cumps.
Hugo
sarrabulho disse…
AVB saiu, mas o clube fica e só interessam os que cá ficam!
Aliás, a sua saída não apagará a época fantástica que este CLUBE fez!
Sim, foi o clube que cometeu os êxitos e é o clube que fica com eles!
Pode ser que daqui a um ano ele esteja a amargar esta decisão, chafurdando nas porcas libras que serão a única coisa que lhe restarão!
O FC Porto deu-lhe tudo e ele cuspiu no prato logo à primeira ocasião! Não teria ele outra oportunidade de sair um ano mais tarde?
Imaginem que o FC Porto faria uma proposta da mesma índole do Chelsea ao Domingos? Ele desistiria do Sporting nesta altura? Duvido muitissimo!
Mas quanto mais alto se quer subir, mais alto será a queda! O tombo será enorme!

O que temos que fazer agora é arranjar uma boa alternativa e esfregar aos olhos de todo o mundo que continuamos e continuaremos a ganhar apesar destas rasteiras, por isso somos o melhor clube do Mundoâ
Espero também que aprendamos com os erros de confiar cegamente num discurso e num indivíduo que à partida sonhávamos poder ser o melhor treinador de sempre do FC Porto, e quem vier a seguir apoiá-lo em conjunto com a equipa, não lhe dando relevância em demasia!
Porque apesar de tudo sempre achei que a questao do treinador não é assim tão decisiva para uma euipa ter sucesso! Já fomos campeões com treinadores como Adriaanse...
Sempre preferi ter bons jogadores em detrimento de treinadores!
Agora que venha o Jorge Costa!
FC PORTO SEMPRE!

P.S.: Adoraria vê-lo no Dragão com o chelski e ouvir a maior assobiadela de que há memória no futebol!
prata disse…
já há treinador

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR34469.pdf
Tiago disse…
Vitor Manuel de
Oliveira Lopes Pereira adjunto

o que eu disse na outra postagem...

nao damos hipotese,espero k o menino de oiro na dez 1º jornadas se fod... pelo chelsea. pq o que ele fez nao se faz. a gabar do relogio do frank k nao tava a merces de qq 1 e dpx da esta facada...saudações portistas
Pispis disse…
Excelente visão das coisas Prata e tenho mt pena q AVB tenha praticamente fechado as portas a um eventual regresso... estou curioso para ouvir as justificações do artista :-)

qt ao Vítor Pereira parece-me uma escolha bastante sensata, o plantel já o conhece e só falta saber se vai ter mão nos jogadores ou se n vai ceder nos grandes momentos...

E dizíamos nós q o defeso estava calminho :-)
Baresi disse…
Força Vitor Pereira!!

Os Portistas estão contigo!

Vamos dar tempo ao homem mas parece-me que face ao timming da saída do AVB poderá ser um boa solução.

Conhece o plantel, os jogadores confiam nele, já está integrado na estrutura/organização, SORTE!!
Tony Silva disse…
Malta, deixemo-nos de lirismos.
O homem foi à vida dele. Quase tudo na vida tem um preço e pelos vistos o Chelsea encontrou o preço dele.

Raismefoda!!!!!
Se o Benfas me pagasse o que vão pagar ao André, eu não ia para lá?!?!?
Não ia o crl, é que não ia!
Até podia durar só um mês, mas havia de trazer o graveto :)

Bola para a frente!
Vitor Pereira é o maior!!!!!
Daqui por meio ano já vamos estar a dizer que afinal o André era um mero fantoche e que quem controlava a equipa na sombra era o Vitor :)

Agora pensando bem... acho que nunca fui à bola com aquele cabelo do André. Já a mosquinha do Vitor, cuidado, que classe, só lhe falta mesmo ser campeão :)

Vitor forever!!!! (que é como quem diz até ir embora e vir outro)

PC & FCP são uma fabrica de fazer campeões!
Lembrem-se que até o Fernando Santos e o Jesualdo conseguiram ser campeões aqui.
Tiago disse…
foi blindado por 18milhoes,sempre a somar. vitor pereira.

PC por mais k n kr estava um pc triste. ele tava a espera k saisse mas so p o ano.

Força Porto e o nosso Presidente és o Maior
Daniel disse…
Não chamas tu mas chamo eu, André és um "PESETERO"!

Se dúvidas houvesse pela baixeza do acto que foi cometido e na altura em que foi, deixando o Porto pendurado no inicio de época e com probabilidade de perder jogadores importantes, bastava ouvir as palavras do Grande Portista, este sim o genuíno, que não precisa de apregoar aos quatro ventos que está na sua cadeira de sonho, Pinto da Costa, na conferência de imprensa de apresentação de Vitor Pereira, referiu que o antigo treinador à um mês e tal foi passar um fim de semana a Londres, sintomático da verticalidade do Libras Boas, PC não dorme e está atento a tudo!

André, se tivesses ido para o Sporting terias ganho o que ganhaste?

Terias tão bons jogadores como os que te foram colocados à disposição?

Terias o apoio incondicional da Direcção e do Presidente para tudo o que necessitasses?

Serias apoiado incondicionalmente pelos adeptos?

Poderias ter tanta notoriedade e projecção internacional?

NÃO!

Falar na questão monetária pura e simples é demagógico para quem já ganha muito bem, é novo, que eu saiba não deves sofrer com o corte nos abonos ou com desemprego na tua família, deve dar para sobreviver!

Podias ter saído daqui um ano com tudo a teu favor, para onde quisesses e a ganhar o que quisesses, mas não, preferiste o caminho mais fácil e curto, nem parece teu.

Pelo crude que te corre nas veias e pela personalidade que revelaste ter, não vou ter saudades nenhumas, és passado,o meu apoio vai sempre para Porto e nunca para o individual e ao contrário de outros, não apoio outros clubes porque só tenho um.

O Mourinho à tua beira é um menino de coro, deu-nos tudo o que havia para ganhar e sem hipocrisias saiu quando tinha de sair.

Força Vitor Pereira! Vais ser campeão, és Portista mas não vais precisar de andar a dizê-lo.
Força!

Sugiro que o Porto deixe o André levar a sua cadeira de sonho para Londres, pode vir a precisar dela durante a época...
Tiago disse…
mudem este tema e coloquem o novo treinador do FCP. sendo ele portuense e de fracas posses por isso...! vamos la ver... o que é melhor p o porto é a estrutura..
Tiago disse…
mudem este tema e coloquem o novo treinador do FCP. sendo ele portuense e de fracas posses por isso...! vamos la ver... o que é melhor p o porto é a estrutura..
Tiago disse…
Thibaut Vion, de apenas 17 anos, está caminho do F.C. Porto como reforço para a nova temporada. O ainda jogador do F.C. Metz, em declarações ao «Le Républicain Lorrain», admitiu que foi contactado pelos dirigentes portistas para o trazer para o lar do Dragão. Será uma aposta de médio prazo.

Thibaut Vion confessou que não foi fácil a decisão mas que o encanto de poder integrar as trincheiras do campeão nacional foi maior.

Esta terça-feira em entrevista ao jornal francês «Le Républicain Lorrain», o jogador de apenas 17 anos (com 19 golos marcados no campeonato U19), confirmou o interesse da direcção portista em levâ-lo para o clube azul e branco.

«Não há nada assinado ainda. Mas é verdade é que o clube está a seguir-me e fez-me uma oferta. As pessoas (do F.C.Porto) chegaram várias vezes a supervisionar jogos meus. A minha família e o meu agente foram várias vezes abordados por telefone», revelou.

Questionado sobre o seu possível futuro no clube da cidade do Porto, Thibaut confessou que «é um clube europeu que faz sonhar» e que «a perspectiva de aderir a um clube deste tamanho é extraordinária em termos de desafio desportivo.»

A escolha de abandonar o clube que o viu nascer para o futebol não foi fácil, mas o encanto do campeão nacional português e a ambição do jogador foram mais fortes.

«Sempre foi meu sonho jogar ao mais alto nível com o FC Metz. Mas quando as propostas começaram a fluir, eu mudei a minha decisão. É a minha escolha e eu assumo.»

Quando questionado sobre o cenário de ir para fora do seu ambiente familiar, para uma cultura e língua diferentes, para um clube em será mais difícil estabelecer o seu estatuto o jovem atacante respondeu de pronto: «Eu percebo que talvez seja mais fácil singrar no Metz do que no Porto. Mas eu tenho confiança em mim!»

Por fim, quando confrontando com a quantidade de jovens jogadores que vão para fora do seu País natal e que não atingem as ambições e metas que tinham anteriormente traçado, o ainda jogador do F.C. Metz deixou uma mensagem de confianla. «Não devemos lembrar apenas os que falharam», atirou.
BM disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Tony Silva disse…
Estou capaz de afirmar que este miudo de 17 anos é um "vendido" :)

Então vai deixar o clube dele desde pequenino só para fazer carreira noutro clube e provavelmente auferir 5 ou 10 vezez mais do que o que ganha?!?!?

Isso não se faz!
Não sei o que se passa na cabeça das pessoas :D
Anónimo disse…
Temos de ser realistas, qualquer um de nós faria o mesmo. É demasiado dinheiro, não é por isso que o AVB passa a ser mais ou menos portista. Tenho pena que ele saía, sempre pensei que ele quisesse treinar o FCP na champions e fazer coisas bonitas, mas de facto é demasiado dinheiro
Anónimo disse…
ah esqueci-me duma coisa "SOMOS PORTO", "A VENCER DESDE 1893"
Pispis disse…
"Se o Benfas me pagasse o que vão pagar ao André, eu não ia para lá?!?!?"

António, n brinques cmg... esse discurso é perfeito para o pessoal q ganha o salário mínimo e recebe uma oferta de 5M/época! :-)

Agora para quem ganha 1M a poder ganhar perfeitamente 2M no clube q tanto ama faz assim tanta diferença passar a ganhar 5M qd isto podia acontecer dentro dum ano? Quer dizer, um gajo ganha 2M e o q pensa? "Crl, se ganhasse 5M até podia ir ver a Fórmula1 ao Mónaco, então vou deixar estes gajos na mão e aceitar já os petrodólares antes q descubram q isto foi uma época de piço..."

Se é um jogador até compreendo, cm este gajo de 17 anos, agora um treinador q tem seguramente mais 30 anos de carreira?!?!

Por favor, prefiro acreditar na ambição do AVB do q na ganância... q tenha ajudado acredito, agora ter sido a principal razão, espero q n...

De qq das formas, o PdC desejou-lhe as maiores felicidades e espera q ganhe sp, para mim é suficiente para acreditar q o AVB teve um comportamento transparente com o PdC e deixa-me tranquilo para poder «puxar» pelo Chelsea :-) mas q n aceito de ânimo leve a atitude dele, isso n aceito...
Tony Silva disse…
Se lhe dissessem que a equipa era a mesma para o ano, mas eu não acredito e ele provavelmente também não acreditou. Muito dificilmente voltaria a alcançar este nível no Porto...
Não vou dizer que esta epoca foi um acaso (claro que não) mas as probabilidades de se repetir são pequenissimas, ainda para mais com os tubarões todos da europa de olho nos nossos melhores jogadores.
Deve haver pelo menos 10 equipas prontas para avançar pelo Falcao, por exemplo.
O que são 30 milhões?
Se há um maluco que dá 15 por um treinador, quase sem pestanejar, quantos não darão 30 por um ponta de lança destes?

Lembrem-se do Anderson.
Num minuto era a maior promessa do FCP dos ultimos anos e no minuto seguinte já tinha chegado a acordo com o United.
Quando tiver de acontecer, acontece mesmo e nós ficamos a chuchar no dedo a ter de reconstruir mais uma vez a equipa.
As coisas são mesmo assim.
"Esqueçam" o André, é apenas mais uma boa recordação como temos muitas, quer jogadores, quer treinadores.
Já passou, o Porto é que não passa! :)

Agora temos dois cenários pela frente. Ou vai ser uma época para esquecer, de transição, ou será mais uma para chegarmos ao fim e voltarmo-nos a maravilhar com o "olho" do PC, que descobriu e fabricou mais um treinador campeão :)
miguel87 disse…
Eu acabo por estar contente depois de um dia destes, em que quase ao mesmo tempo que levamos uma machadada de todo o tamanho, mas somos indemnizados com 15 milhões, o nosso presidente (que vê mais a dormir que muita gente acordada) apresenta o novo treinador sem perder tempo e aparentemente sendo a melhor opção perante o cenário montado.

um pormenor que neste caso diz muito: Vítor Pereira "desceu" o degrau de treinador principal para adjunto no inicio da época passada e foi escolhido por Pinto da Costa para a equipa técnica do ex-treinador!

Agora estou preocupado é em renovar o meu dragon seat e de preferência arranjar lugar disponível num sector melhor do que estive na época passada! Lugar esse onde vou manifestar o meu amor pelo clube com o tradicional hastear do cachecol durante o hino e um ou outro cântico habitual ao clube, mas enquanto me lembrar destes 2 últimos dias não vou mugir nem tossir quando os aplausos ou cânticos forem dirigidos a algum jogador e/ou treinador... Portista verdadeiro e a 100% só acredito num: em mim e mais ninguém!

Peseteros há muitos e desses tenho pena, pois é triste quando o dinheiro é colocado acima de tudo o resto. Se um gajo como eu que ganha 900 com um trabalho de merda e puder ir para outro lado ganhar 950, não tenho problemas em aceitar, porque afinal 50€ já pagam uma conta da luz ou da água...

Agora um gajo que tem um emprego de sonho, tem dinheiro para levar uma vida de luxo, ganha num mês mais do que milhares de pessoas que o admiram conseguem ganhar em 2 anos e mesmo assim sente necessidade de ir ganhar 4 ou 5 vezes mais, enfim, isso é inqualificável e de muito baixo nível para não dizer coisas piores...
Anónimo disse…
Como diriam os brasileiros...sacanagem!Coitadinho...este ano só ganhou 2 milhões, o que não deve ter dado para as despesitas mais básicas. Francamente! Para quê todo aquele discurso de Portismo inflamado??? Isto no fundo é como na política,ou seja, há bons e maus políticos...no caso este AVB é só um mau portista!
Saudações Dragonianas