Dá-lhe Tiago!

Muito bom este Tiago Mesquita do Expresso. Podia meter o link mas vai mesmo com imagem e texto escrito por ele sobre toda a palhaçada que temos assistido n'A Bola cujo mais recente cápítulo foi a capa de 2ª feira. Apreciem...


O jornal "A Bola" é para mim uma espécie de resquício em forma de folhetim diário da visão futebolística dos tempos antigos. Vive às custas da imagem de um clube porque esta continua a vender, já o fado nem tanto, Fátima lá está e o outro senhor, a quem convinha ter o povo feliz e embriagado, sereno e de mordaça, faz tijolo há muito tempo. Mas o jornal continua a viver numa espécie de redoma de impunidade futebolístico-intelectual sem grande intelecto, dando-se ao luxo de produzir capas facciosas e tendenciosas como a de ontem. Vale tanto como um folheto do Lidl, mas com muito menos variedade.

Pouco lhes importa se menorizam e enxovalham neste processo de defesa cego a um só clube os adeptos, as equipas, e todos os profissionais de clubes alheios. Uma total ausência de respeito pelos restantes. Aproveitando-se deliberadamente de um país em que a maioria é benfiquista, o jornal "A Bola" chuta para canto a isenção e dá-se ao luxo de criar capas como esta que vemos mais acima. Palavras para quê? Lendo o jornal, o Sporting de Braga parece não ter jogado e marcado dois golos e pelos vistos o FC Porto também não havia ganho ao Vitória de Guimarães no dia anterior, precisou por isso do Sr. Carlos Xistra. E o Roberto não sofreu um golo do meio campo, coisa que nem nos jogos dos infantis se vê. Foi tudo ilusão. Lá teremos daqui a algum tempo e a custo que fazer uma capa a dizer "FC PORTO CAMPEÃO ". Imagino o sofrimento e o ambiente pesado na redação.

Acho que qualquer pessoa minimamente inteligente percebe que o Benfica não precisa disto. Um benfiquista não precisa que um órgão de informação não oficial do clube produza contra-informação permanente que visa exclusivamente encobrir, aligeirar ou justificar desaires. Vitórias enaltecidas como se da batalha de Aljubarrota se tratassem. Miminhos e agrados. As contratações melhores do mundo. Jesus é Deus na terra e Deus Pai Nosso Senhor que se lixe ou vá treinar o Alverca. Agora entende-se a reunião da direção do clube com alguns meios de comunicação social há alguns meses ("definir estratégias"- disseram então...)

O Benfica é muito maior que o jornal "A Bola" e levantar-se-á por ele próprio se cair. Não precisa do andor ou de empurrões em formato de papel. É isso que distingue os clubes ditos grandes dos outros. Nem o jornal "O Jogo", que todos adoram apontar, e com alguma razão, como o jornal oficial do Porto clube, foi capaz alguma vez de produzir uma capa deste calibre. Reles. E jamais em tempo algum menosprezou uma vitória do Benfica. Nunca vi. Nunca li. Mostrem-me.

Esta capa do jornal "A Bola" é provavelmente o maior nojo jornalístico-desportivo dos últimos 20 anos. É de uma azia inexplicável, inqualificável e inadmissível entre profissionais (não todos certamente) mas ajuda em parte a explicar porque é que o FC Porto tem a garra que tem e é neste momento o único clube a ser visto e considerado como "grande" fora de portas. São estas coisas que alimentam o Dragão. Cá dentro continuam a ser tratados como os saloios do costume pela mesquinha e bolorenta comunicação. Mérito a quem o tem. Enorme FC Porto.

PS: Não entendo como ainda há pessoas, adeptos de outros clubes que não o Benfica, que continuam a escrever opinião neste jornal de propaganda avermelhada como se nada se passasse. Devem ser mesmo muito bem pagas.

Comentários

prata disse…
Se correr mal no expresso, é escusado mandar currículo para lá...

Concordo que a capa ultrapassou um pouco os limites. Deverá haver a coragem de os jornais se assumirem, como em Espanha. Não que eu goste do modelo...

Foca também um ponto importante que é o dos portistas que lá escrevem semanalmente. Deverão reflectir sobre se não estão a ser usados em nome de uma simulação pluralismo. Eu não me prestava a esse serviço.
Anónimo disse…
de rir...
a seguir o tiaguinho vai comprar "o jogo", pois esse dim é um exemplo de imparcialidade. nos dias em que o pintinho e seus lacaios nao telefonam pata o jornal a encomendar historias...
Lamas disse…
gostei dos negritos Pis...
é um senhor este gajo...

Tanta azia que eu assisti na segunda-feira... e nem sequer vi programas desportivos... mas mesmo assim, assisti a muita, MUITA AZIA...
Baresi disse…
Será que no ano passado existiu uma edição da "bolha" com os seguintes títulos de 1ªpágina..

"SL Merda, para seres campeão não necessitavas dos túneis da Luz e Braga"

"SL Merda, para seres campeão não necessitavas dos brunos paixões, helmanos santos, etc"

"SL Merda, para seres campeão não necessitavas dos ricardos costas"

"SL Merda, para seres campeão não necessitavas das cotoveladas do david luis, luisão, carlos martins, coentrão, aimar e outros"

SLMerda, "Bolhas", Orelhas, SICs, Records, Delgados, embrulhem, chupem, mamem, as nossas habituais VITÓRIAS!!!
riskolas disse…
LOL

Ia fazer um post, exactamente, acerca deste artigo!

Fantástico e com um post scriptum fabuloso!
Anónimo disse…
" o benfica nao precisa disto"...aqui e que eu nao concordo nada...
O clube do nome de um bairro de lisboa precisa disto e muito mais para sobreviver, porque competir dentro das regras ha muito que se mostrou incapaz de faze-lo, quando assim e , resta o que? propaganda barata ao melhor estilo hitleriano...longa vida ao orelhas que conseguiu transformar um clube de bairro com muitas simpatias espalhadas pelo pais inteiro, no clube mais odiado desse mesmo rectangulo a que alguns teimam chamar de Pais...Sera?
Anónimo disse…
Fantastic website. Plenty of useful info here.
I'm sending it to a few friends ans also sharing in delicious. And of course, thanks for your effort!

my web-site; online cash advance direct lenders