Nem assim nos roubam a Invencibilidade


E a palavra roubam não é escolhida ao acaso. Foi um jogo em que fomos muito, demasiado, prejudicados pela arbitragem. E o Sporting parece que finalmente se assumiu: este ano tal  e como no ano passado, não usa o estatuto de terceiro grande. Não joga para isso, não tem talento suficiente e não tem ambição em campo, no banco e ao nível da direcção. Expliquem-me a diferença entre jogo apresentado pelo Sporting e o jogo apresentado pelo Portimonense e pelo Moreirense. Não vejo. O Sporting jogou com muita gente defensiva, incluindo 3 trincos, a tentar intimidar com entradas a roçar a violência, e ofensivamente com 3 jogadores que apenas tentavam rematar de longe e arranjar cantos e faltas à volta da área com mergulhos muitas das vezes ridículos. Isto é o Sporting de hoje em dia. Dirão que chegou para nós na primeira parte. Mas também não chegou o Portimonense e o Moreirense? O nosso problema nos últimos 3 jogos é a sobranceria com que os abordámos e nem tanto os problemas que nos causam os adversários. Villas-Boas tem de trabalhar o empenho com que a equipa se apresenta de início. Não basta trabalhar só a reacção à adversidade. Até porque vimos que a reacção de ontem, por muito que encostasse de imediato o Sporting às cordas, não foi totalmente concretizada por causa de mais um lance decidido indevidamente. Mas isto chega para alimentar a fominha de Sportinguista. Dizem que controlaram o jogo e que chegaram a assustar. Dá para ver quão baixas estão as expectativas leoninas. Para mim, caminham para mais um interregno de vinte e tal anos sem ganhar nada...

E vamos à actuação do árbitro. Desastrosa. De tudo o que havia de mais difícil para decidir, decidiu mal. Primeiro golo em fora-de-jogo claro e com um erro inadmissível do fiscal de linha. Depois há aquele factor bizarro e para mim inexplicável que é o facto de André Santos acabar o jogo, e ainda mais estranho, sem amarelos... Há ainda a agressão de Maniche a João Moutinho que não teve o devido cartão vermelho. Para terminar, numa altura em que tentávamos dar a volta ao resultado uma nabice de Maicon foi premiada com uma expulsão. E começo por dizer que é uma nabice que é para que se perceba que é inadmissível que Maicon perca o lance daquela maneira. Mas tal não implica que tenha feito falta. Eu acho que não fez. Mas imaginemos que tinha feito. Parece-me exagerado pensar que um Liedson de gatas e quase no meio campo constitui uma oportunidade clara de golo. E havia ainda Rolando. Em suma, muita decisão má e uma conivência irritante com a fita e a táctica de clube pequeno apresentadas pelo Sporting.

Quanto aos nossos jogadores, nota fraca para Maicon que, mesmo com os erros de arbitragem, facilitou nos lances do golo e da sua expulsão. Nota média para todos os outros visto que só jogaram na segunda parte. Com Falcao incluído, visto que falhou inacreditavelmente na primeira parte o que marcou na segunda. Quanto às alterações de Villas-Boas, não gostei muito. A de Falcao não está em causa. Mas a de Varela por Guarín... Estávamos por cima do jogo e interessada no máximo refrescar o ataque com outro extremo ou com o Rúben. Mas acabou por ter sorte porque logo a seguir Maicon foi expulso. Por último, a entrada de Fucile. Sapunaru passou para central e ficamos com demasiada gente lá atrás. Pareceu-me um sinal de que teríamos de abdicar completamente de atacar. Isto para nem falar na opção por Rafa. Muito, muito arriscada quando se tem Fucile. Melhor jogador da nossa equipa: Sapunaru. Piores, Maicon e Fernado que parece que voltou cedo demais.

Mas escapamos ilesos mais uma vez. Mas os sinais dos últimos 3 jogos não são nada animadores quanto à manutenção da nossa invencibilidade. Há que reagir!

Ps: Eu não assino Sport TV e a constante falta de qualidade dos comentadores escolhidos não me ajuda a pensar em aderir. Muito fracos...

Comentários

eumargotdasilva disse…
"Olhai que são horas de acordar!"

Deveríamos colocar esta frase em cartaz no Porto Gaia...
É que essa história da invencibilidade é terrível: se empatarmos até ao final do campeonato, permaneceremos invencíveis e perdemos o campeonato!
A.S. disse…
Desculpem que vos diga isto mas não vejo na arbitragem a razão para não termos ganho, muitos dirão que empatar em Alvalade não é muito mau : pode ser que não seja mas eu esperava muito maior ambição, deu a clara sensação de que primeiro entramos á espera do que o jogo dava e só depois das coisas estarem a correr mal é que nos decidimos jogar o que sabemos...e quando isso acontece os adversários ficam na porcaria, sem poder de reacção, por isso fica a questão : porque não entram logo assim nos jogos ? ontem deu para empatar mas isto fez lembrar os tempos de Jesualdo.
Porque é que uma equipa como o Porto tem que entrar com medo do Sporting?

É uma coisa que nem titulos Europeus conseguiram acabar...o medo com que se joga em Lisboa...ganha-se por toda a Europa e continuamos a ir Lisboa com medo , parece psicológico.

Maicon esteve na origem do golo e do momento chave porque quando ele é expulso o Porto mandava no jogo e ia cair em cima do Sporting, mete-se com rodriguinhos numa zona que não admite isso e pareceu-me que depois disto Otamendi deve entrar na equipa, porque razão o FC Porto tem sempre que dar abébias aos adversários de Lisboa? porque razão em Lisboa é sempre alguêm expulso ? não vamos falar dos arbitros...os nossos jogadores quando jogam em Lisboa perdem muita vez a cabeça e entregam o ouro ao bandido, lembro-me de uma vez Fernando Couto lixar tudo.

E estou um pouco farto de ver a minha equipa entregar o ouro ao bandido em Lisboa.

Outra coisa : eu não estou satisfeito com esta atitude de vamos deixar correr e ver o que acontece , falta ambição e isso paga-se caro com adversários de maior poderio.

Irrita perceber que quando estão a perder mudam de atitude , é sinal claro que não entram a dar tudo.

Não estou contente por empatar em Alvalade e também não gostei muito da 2-a expulsão de Villas Boas, não me impressionou nada.

O FC Porto que eu conheço quer mais.

Mas sobretudo esta história de irmos a Lisboa com medo e de os nossos jogadores por culpa própria prejudicarem a equipa , já tinham tempo para precaver estas coisas e no entanto continuamos a facilitar a vida ás equipas de Lisboa dando tiros nos pés.

Maicon fora da equipa tal como fucile após Guimarães, jogar no FC Porto é jogar 1200 % concentrado, se não consegue sai.

e Fernando...que perigo cada vez que tocava na bola á frente da área.

O FC Porto não esmaga os adversários quando pode e depois sofre por culpa própria.
A.S. disse…
Alguêm se lembra de um Senhor chamado Bobby Robson ver Edmilson falhar 2 por 2 vezes na cara do Guarda-redes em Alvalade levantar-se do banco apontar com o dedo para Edmilson e dizer de imediato " tu sai " ?

é isso que eu espero de um treinador quando um jogador anda a brincar dentro do campo.
Silvestre disse…
Boa Noite

Andamos a dar de bandeja a oportunidade para perdermos a invencibilidade, foi com o Portimonense, com o Moreirense e ainda ontem, num jogo que tinhamos de dar a corda toda, era um clássico com um adversário directo por isso exigia-se outra atitude. Tomar as rédeas do jogo porque somos de facto mais fortes. Em vez disso viu-se mais uma vez uma equipa acomodada, com ares de arrogância e menosprezando o adversário. Não gosto disto e seria bom que agarrassem com as duas mãos esta liderança. Porque todo o portista sabe que não nos darão tréguas até o fim, seremos cirurgica e constantemente prejudicados. A partir do momento que alcançámos esta vantagem pontual, todos quantos (são muitos) odeiam o FCP, tudo farão para nos abater. Façam lá o favor de voltar a jogar com a gana toda os 90 minutos.
A.S. disse…
E como sempre lá vem o Benfica com uma equipa vulgar facturar com o facto de sermos anjinhos, por acharmos que já vencemos o campeonato, 8 pontos é ilusório e perigoso para quem dorme sobre eles.
Lamas disse…
E eu fico surpreendido (ou não) com a imprensa... "Leão Amansa Líder"... e que tal: "Sporting impotente para vencer contra dez e fica arredado do título..."... mesmo um simples empate já dá muitas alegrias...

Contudo, corroboro com que foi dito, quando chegou o intervalo, estava bem fdd... e não foi com o golo irregular... está frustrado com a nossa exibição... as expectativas eram bem altas... mas também é um facto que o Sporting estava todo "cagado" e teve bem fechadinho lá trás... inadmissível para uma equipa que se diz grande e também que diz que está a lutar pelo título...
Pispis disse…
O Sporting é muito pequeno, só se transcende c os grandes. Se eles tivessem sp esta atitude em todos os jogos se calhar só iam a 7 pontos nesta altura, mas são mt pequeninos :-)

O Porto entrou bem na partida mas dp adormeceu, e eu acho q adormeceu pk a 1ª fase de construção esteve sp emperrada pelos pés do Fernando q só tem de passar ao lado e mm assim meteu água... Inacreditável foram as entradas e faltas consecutivas de Evaldos, João Pereiras, André Santos e outros que tais sp ajuizadas com demasiada 'serenidade'...

Na segunda parte encostamos o Sporting. Falcao podia ter marcado minutos antes do golo do empate e dp de ter marcado n desaceleramos e acreditei completamente q o 2º chegaria mais tarde ou mais cedo. O Sporting praticamente n saía do seu meio-campo...

O Maicon deitou tudo a perder mas tb acho recuamos em demasia. No fundo, o Villas-Boas preferiu ser pragmático, n condeno...

Acho o Sapunaru limitado, basta ver a falta estúpida q resulta na expulsão do Villas-Boas...
Anónimo disse…
LABAREDAS

Sportinguista durante hora e meia?

Os especialistas em arbitragem e cronistas falam em erro com influência no resultado, expulsão perdoada a Maniche e má análise no vermelho a Maicon. Foi isso, de facto, que a esmagadora maioria dos olhos presentes em Alvalade viu. Entre os «cegos», todavia, encontrava-se Fernando Guerra. A sua apreciação ao trabalho do árbitro é «brilhante». Pergunta o Labaredas: será que esta cabeça pensante de A Bola virou sportinguista durante hora e meia ou é mesmo ódio ao FC Porto?

Nota 6: «Trabalho complicado em cenário de muita turbulência. As maças, os comportamentos, as entradas, enfim, houve de tudo um pouco, até duas expulsões. Pode queixar-se o FC Porto da posição irregular de Valdés no golo, mas o lance é dos merecem condescendência, pelo menos…»

Para além da gralha, uma ideia ressalta desta observação «minuciosa»: será que Jorge Sousa deixou de ser persona non grata, caro Guerra?
Artur disse…
Houve um pekeno engano por parte do André: Respeitou o Sporting como um grande no dia em que ele se assumiu como pekeno.
miguel87 disse…
Analise subjectiva: o Porto entrou mal no jogo, entregando-o ao sporting e correndo atras do resultado na segunda parte não foi capaz de completar a reviravolta após se ver reduzido a 10.

Analise objectiva: o sporting conseguiu não perder o jogo graças a um golo ilegal e uma expulsão inventada.
prata disse…
Não sei quem faz o Labaredas mas de certeza que sonha com o Fernando Guerra. Quero lá saber o que o gajo pensa ou deixa de pensar...
UI UI disse…
os andrades corruptos já estão todos borrados...
Daniel disse…
Notas do jogo:

1ª parte a dormir
2ª parte íamos ganhar o jogo mas o Maicon quis justificar ainda mais a sua não utilização nos próximos tempos, dando a titularidade de mão beijada ao Otamendi.
Fernando principalmente e talvez Varela não deviam ter entrado de inicio.

Gostei de ver Rafa de inicio, esteve a um nível razoável, verificando-se que Fucile já não risca, acabaram-se as vacas sagradas.

Quanto ao arbitro, como disse esse grande treinador, Paulo Sérgio, nada a apontar, esteve impecável!

Este resultado corresponde a uma derrota, dizer que é medo de ir a Lisboa é ridículo, porque penso que ainda dá mais gozo combater os infiéis em sua casa, apesar de eles ainda serem bastante primários e usarem a maçã como arma de arremesso...