Europa não é para quem quer...


...é para quem pode! Dirão com razão que esta é uma competição mais fraca. Mas a vitória de ontem é daquelas levantam a moral de qualquer portista. Uns pregam a sua verdade, seja a desportiva ou a dos iludidos, batendo no peito e gritando que são capazes. Outros mostram como se faz. São culturas diferentes: uns sentados em frente ao microfone e outros no campo. Sei que seria mais adequado para a questão ir buscar para exemplo uma exibição dos 3 anos anteriores na mesma competição: a Champions. Mas dadas as condicionantes do jogo de ontem, creio que o nível de dificuldade foi semelhante.

E saiu das entranhas! Lá longe, numa terra onde vale tudo incluindo tirar olhos, de entre tudo o que podia correr mal, não correu exactamente tudo mal. Mas as adversidades foram extremas. O golo anulado a Falcao é inacreditável e a expulsão de Maicon é daqueles lances em eu até acho que o defesa não tem grande culpa apesar da justeza da expulsão. O tipo está a isolar-se e ele tem de arrancar e tentar alcançá-lo. Não chegando, na jogada seguinte um lance ainda mais claro na área adversária não dá penalti. Lucílio volta, que apesar de não estares perdoado, há gajos que conseguem ser ainda mais manhosos!

Quanto a destaques individuais, não faço. Por uma razão simples: a hora do jogo não me permitiu vê-lo em condições. Fui vendo na internet às pinguinhas e à medida que ia podendo. Só vi em condições a segunda parte e aí destacaram-se os defesas, nomeadamente os que varreram tudo - Rolando Otamendi e Sapunaru; Fernando que nestas alturas agiganta-se apesar de ter estragado tudo com uma expulsão estúpida; e por último Hulk que é letal neste tipo de jogo: solto na frente com espaço e transições rápidas e directas. O que poderei destacar é a atitude que Villas Boas imprime na equipa. Temos uma capacidade de encaixe invulgar que logo se transforma numa vontade de reagir e numa consequente reacção. Sofremos até permitir a Hulk que defina o jogo.

Do jogo de ontem ficou uma clara sensação: está outra vez a formar-se uma grande equipa no Dragão.

Comentários

Lamas disse…
Grande FCP... Grande HULK... uma segunda parte à medida dele...

Arbitragem inacreditável...

Vitória Saborosa...

Roubalheira foi no Fantasy da Uefa... então não consideram assistência do Álvaro Pereira para o primeiro golo do HULK??? Palahaçada... :)
Dragus Invictus disse…
Bom dia,

Sair do Estádio Inonu aplaudidos de pé pelos fervorosos adeptos do Besiktas, diz tudo acerca da nossa fantástica exibição.

Foi uma arbitragem vergonhosa, que nos prejudicou, e que só a nossa brilhante exibição, e capacidade de controlo emocional de uma equipa do FC Porto, cada vez mais madura e consistente, nos permitiu levar de vencida este difícil adversário.

Os turcos entraram pressionantes na partida, mas Helton foi um muralha e transmitiu a tranquilidade necessária para segurar o ímpeto turco.

Moutinho e Fernando estiveram brilhantes no nosso meio campo. Controlamos o jogo, e na segunda parte dominamo-lo mesmo com um homem a menos.

Falcao com o seu faro goleador apontou um excelente golo de cabeça na sequência de um canto. Sofreu um penalti e viu-lhe anulado um golo.

Com a expulsão de Maicon, as coisas poderiam ter-se complicado, mas o nosso meio campo conseguiu segurar os turcos, e com um Hulk poderoso na frente de ataque, conseguimos chegar aos 3 a 0 com uma classe só ao alcance de grandes equipas europeias.

Este FC Porto é claramente uma equipa de topo do futebol europeu e deveria estar a lutar na Liga dos Campeões. Tem sido vergonhosa e lastimável a imagem que Benfica e Braga tem passado do nosso futebol.

Espero nunca mais ver este árbitro espanhol a apitar nas competições europeias. Passaram em claro pisadelas, puxões, um penalti, um golo mal anulado...enfim foi deplorável esta arbitragem.

Na minha opinião, apesar de Hulk ter apontado 2 golos e de Moutinho e Fernando terem sido enormes, Helton foi o melhor em campo.
No início do jogo transmitiu uma segurança à equipa que só está ao alcance dos grandes guarda-redes. Saiu da baliza para evitar o golo de Nihat logo nos minutos iniciais, e ao longo da partida, transmitiu confiança e segurança aos seus companheiros de sector.

Grande noite europeia do FC Porto, da qual todos nós nos podemos orgulhar. Fomos bravos, valentes e inteligentes. Contra tudo e contra os jogadores venceram esta difícil batalha, e saíram justamente debaixo de uma grande ovação do Inonu de Istambul.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/
Baresi disse…
Só tenho pena de pagar a Sportv e continuar a "tirar" o som à tv pois os comentários dos jornalistas e comentadores serem verdadeiramente lastimáveis....

Ontem não fugiu à regra!

Vergonha!!
lfsloureiro disse…
BRUTAL!!!

Acho que terei para sempre em grande consideração os adeptos do Besiktas!!!

Quanto ao nosso F.C.PORTO só me apetece dizer RUMO A DUBLIN!!!

Saudações desPORTISTAS!!!
miguel87 disse…
Depois do jogo de ontem só me apetece dar os parabens:

1-ao nosso fantastico treinador
2-aos nossos fantasticos jogadores
3-aos fantasticos adeptos Portistas que viajaram para apoiar a equipa
4-aos fan(t)a(s)ticos adeptos Turcos!

Quanto ao Besiktas espero sinceramente que estejam na maxima força daqui a 2 semanas no Dragão. Acho que a nossa equipa se tem vindo a bater sempre acima das exigências presenteadas por cada adversário, seria bom tirar prova com estes Turcos.
lfsloureiro disse…
Desculpem o off-topic mas não resisto a divulgar:

http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1692043

Saudações desPORTISTAS!!!