Primeiro eficácia, depois espectáculo


Assim se resumirá o jogo de ontem no Dragão. Fizemos uma primeira parte fraca, em que fomos extremamente eficazes. Marcámos dois golos em três ou quatro remates. Com este resultado ao intervalo, o FCPorto da época passada aproveitaria para descansar presenteando o público do Dragão com uma sonolenta segunda parte. Pois até nisso este FCPorto é diferente. Tivemos uma segunda parte empolgante com grandes jogadas. Pena foi que nessa altura a eficácia não tenha sido igual à da primeira parte. Mas assim vale a pena ir ao Dragão e jogar assim vale mais que qualquer campanha de Marketing ao Dragon Seat.

Não posso no entanto deixar de achar que o rendimento ofensivo mediano da primeira parte se deveu à opção de Villas-Boas quando foi obrigado a substituir Ukra. Nem vou falar do ridículo que é o facto de James Rodriguez ainda não estar inscrito. O primeiro instinto foi pôr a aquecer o Rúben mas depois optou-se por Souza. Poderia concordar se mudássemos a estrutura da equipa. Mas não foi isso que aconteceu. Belluschi passou a jogar a extremo e Souza ocupou o seu lugar. Ora Souza até poderá jogar a 8 mas não lhe peçam para organizar jogo. Julgo que aqui a entrada Rúben era ideal como se veio aprovar na segunda parte, altura em que, em poucos minutos, demonstrou que é um crime estar no banco de suplentes. Mas também seria um crime tirar Belluschi ou Moutinho...

Individualmente destaco Falcao, Belluschi, Rúben e aquele que considero o MVP do jogo de ontem: Alvaro Palito Pereira. Até nem tem sido dos jogadores em melhor forma mas ontem voltou às grandes noites e esteve em grande parte das jogadas mais perigosas. Quanto a destaques negativos, não tenho grande coisa a dizer. Varela continua a jogar abaixo do que demonstrou na Supertaça e a defesa apenas teve um erro de palmatória. No Beira Mar achei interessante aquele Wilson Eduardo.

Em suma estamos em primeiro, temos o melhor marcador, melhor ataque e a melhor defesa. Não está mau.

Na Liga Europa poderemos aproveitar para dar minutos a alguns jogadores:

Beto; Miguel Lopes, Rolando, Maicon e Palito; Fernando, Souza, João Moutinho e Rúben; Falcao e Walter.

Comentários

Não gostei da primeira-parte, adorei a segunda.

Não gostei da primeira-parte, altura em que um F.C.Porto lento, amarrado, pouco esclarecido, incapaz de pressionar, conseguiu uma vantagem confortável, sem ter feito muito para o conseguir. 1-0 na única jogada com princípio meio e fim, concluída por Falcao. 2-0 num livre superiormente marcado por Belluschi e pouco mais, com o conjunto aveirense, na abébia da praxe, dada pelos centrais portistas, a ter também uma boa oportunidade.

Mas se na primeira-parte, o F.C.Porto marcou dois golos, sem que tenha feito muito para o conseguir, já na etapa complementar tudo foi diferente. A velocidade aumentou, aumentou a pressão, a qualidade de jogo subiu até patamares bem altos, soltou-se o génio e se ao intervalo não tinhamos feito muito para estar a ganhar 2-0, no final da partida, o resultado peca por escasso, é lisongeiro para a equipa de Aveiro.

As razões para esta diferença de qualidade, para além das já referidas, têm fundamentalmente a ver com a alteração de sistema. O F.C.Porto em 4x3x3, frente a equipas fechadas, que tapam as laterais, tem dificuldades, dificuldades que aumentam se não tem Hulk ou C.Rodríguez e Varela, o único extremo em campo - Ukra saiu logo aos 6 minutos, com uma lesão grave, que o vai afastar muito tempo dos relvados...- não está inspirado. Não há ninguém capaz de desequilibrar, levar a bola até à linha de fundo e cruzar para Falcao. Sapunaru, mesmo tendo estado bem, não tem essa capacidade e Álvaro apenas conseguiu fazê-lo uma vez, no lance do 1º golo.
Se a qualidade já tinha subido, quando saiu Varela e entrou R.Micael, ficando o F.C.Porto a jogar em 4x5x1, a qualidade chegou a patamares de excelência. Domínio e controlo absoluto do jogo, futebol de toque, jogadas envolventes, ora pela direita, ora pela esquerda, oportunidades atrás de oportunidades, um futebol empolgante, que fez o público do Dragão sair satisfeito e cheio de confiança no futuro.

Temos plantel, temos treinador, estamos a caminho de ter equipa, uma grande equipa. A juventude inquieta, promete!

Um abraço
Lamas disse…
O Palito deve ter lido a tua última crónica e ontem esteve em grande... :)

Que grande golo o primeiro da noite... simples, prático e bonito...

Belluschi está com a moral em cima e é um Grande Reforço este Belluschi... não só o livre que marcou, mas todas as bolas paradas que saem dos pés dele são um perigo e as bolas paradas começam a ser um dos nossos pontos fortes...
Lamas disse…
Ah... Grande Foto...
Ultrasfcporto disse…
Ora boas, isto sim é um Porto a jogar á Porto, um Porto sem receios, convicto, poderoso. E com uma criatividade espectacular, Beluschi sem dúvida deve ser ele sempre o marcador de serviço dos livres tenho dito.

Cumprimentos,
ultrasfcportomatosinhos
Penta disse…
há Equipa (assim mesmo, com "e" maiúsculo) - porque pressupõe Atitude, Entrega, Empenho, Concentração, Entreajuda.

já há algum tempo que não via a busca por um resultado melhor ao invés do segurar o resultado a todo o custo.

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I
Gaspar Lança disse…
1º jogo oficial no Dragão, e que jogo!
Muita coordenação, grandes combinações, grandes passos, poucos erros. Grande exibição da nossa equipa.
Grande golo de Belluschi, e Falcao mais uma vez a marcar!
Agora é trabalhar e vencer o Genk novamente, desta vez no Dragão!

Um abraço,
http://odragaozinho.blogspot.com
prata disse…
Já me esquecia que o Sérgio Oliveira foi emprestado ao Beira-Mar. Pelo que vi da equipa julgo que poderá ser um bom clube para o miúdo crescer. Vou estar atento aos jogos dos aveirenses. Mas julgo que o treinador não durará muito tempo por ali. Está há muito apontado a um lugar no Marítimo...
riskolas disse…
Até podíamos perder os próximos jogos todos mas o que é indesmentível, após estes 4 jogos oficiais, é a falta de qualidade que tivemos na liderança técnica nos últimos anos!

Durante estes últimos anos, muitas vezes disse que em termos estruturais e tácticos já não havia grandes diferenças entre as equipas mas o que as diferenciava era o aspecto emocional. A forma como os jogadores estão com o André é excepcional!

E mesmo em termos tácticos não precisamos de 39493949 jogos a crescer para fazer um decente! No mesmo jogo temos apresentado vários desenhos tácticos e sempre em crescendo!!!

Obrigado André!

Ah! e o discurso deste homem é fabuloso!!!!

Já repararam que ontem faltam Hulk, CR10, Guarin, James e outros e ninguém se queixou!?!?!??!

Temos uma equipa! Temos um plantel! Temos uma familia!!!

Este é o meu (nosso) FCPorto!

Comparar este Fernando com o das épocas anteriores é comparar o Redondo ao Fernando Aguiar!

O Bruno Alves já não marca livres nem o Meireles marca cantos e já criamos perigo nestes lances e até marcamos golos!

O Falcao é um dos 3 melhores avançados no Mundo e, neste momento, não o trocava por ninguém! Além de craque, é um líder! Tenho o sonho de o ver de dragão ao peito mais uns anos!

O Moutinho não é uma maçã podre mas sim um relógio suiço! Perfeito!

O Souza é um achado!

O Micael é classe pura!

O Palito é fantástico!

O Maicon esteve muito bem nos passes longos mas o lugar dele vai passar a ser do Otamendi que nos vai criar óptimas alternativas tácticas já que se enquadra muito bem em sistemas de 4 ou 3 defesas o que beneficia as subidas do Palito, podendo o Hulk ou o Walter encostar no Falcao!

O Fucile pode querer ficar mas tem de eliminar aquela madeixa! Tal como o outro parece que mijou contra o vento!!!!

Bom, este FCP entusiasma-me tanto que vou tentar readquirir um lugar anual. Motivos extra-futebol impediram-me de o renovar na época passada mas vou tentar voltar ao Dragão!
prata disse…
Tenho gostado do Souza mas ainda não o considero um achado...

E o Fernando está de facto outro jogador. Mas o facto de se ter tornado mais ofensivo também tem posto a descoberto algumas defeciências técnicas. Será da falta de hábito ou de jeito? Acredito na primeira hipótese.
miguel87 disse…
Boas, eu não preciso de escrever grande coisa, já que subscrevo praticametne o comentário do riskolas, excepto em 2 pontos:
i) continuo a não gostar do Fernando, por muito que dê segurança defensiva, trata muito mal a bola e agora com a categoria do que os rodeiam - Souza, Moutinho, Belluschi e Micael - isso ainda se nota mais...

ii) o "dragon-seat" já o readquiri no sabado :) e num jogo apenas já vi tanto ou mais futebol do que na última época que o tive, que foi na 1ª do Jesualdo!

PS. não conheço o Otamendi, mas espero que a chegada dele não implique a saida do Maicon da equipa, continuo a achar que é um Pepe em potencia!
miguel87 disse…
Atenção que não ponho em causa a evidente e inegável diferença do Fernando das 2 épocas anteriores com o actual, simplesmente acho que a equipa ganhava ainda mais se nessa posição jogasse alguem com maior capacidade de passe e controlo de bola... podia ser o Souza, pelo pouco que se viu parece mesmo que é craque, aguardemos.
Mocho Astuto disse…
desculpem o off-topic, mas achei que seria interessante partilhar

http://eternobenfica.blogspot.com/2010/08/o-lado-opaco.html

uma teoria interessante