Minuto 65


Valeu a pena ir ao Estádio do Arcos ontem. E para isso bastou aquele minuto 65. Grande jogada de futebol! Contra-ataque rápido e mortífero com participação de todos os elementos da frente. Um hino ao futebol.

Mas esse momento foi um oásis no meio de uma exibição que raramente largou a mediania. Este FCPorto tem sido assim. Exibições seguras e sóbrias mas com poucos momentos brilhantismo. O que vale é que grande partes desses momentos dão golo. Os nossos atacantes têm sido letais e com isso tem ajudado a dar à equipa a confiança necessária para controlar os jogos sem grandes sobressaltos. Para esse controlo tem contribuído um meio-campo sublime que é a grande base do sucesso da equipa neste arranque de temporada. Começa na nova amplitude de jogo de Fernando, seguindo na disponibilidade física de Moutinho, que corre kms atrás de kms, e terminando na magia de Belluschi que faz com que eu volte a acreditar naquela treta que os treinadores tanto apregoam que é o período de adaptação. É um facto que o Belluschi, no início da época passada jogava na mesma posição com resultados desastrosos. Período de adaptação demasiado longo... Além disto há Hulk que anda com uma pontaria que raramente lhe vimos. Quatro jogos oficiais, 6 golos. Nada mau! A defesa ontem não deu tantas facilidades como tem sido costume. Continuo a achar que a nossa ala esquerda está bem abaixo do que pode fazer. Palito parecia cansado e Varela, que acaba por participar nos dois golos, continua a não mostrar o que se viu na Supertaça. Para terminar, esperemos que a lesão de Sapunaru não seja grave. Eu prefiro o mil vezes o Fucile, mas o Sapunaru tem sido uma boa opção.

Objectivo de Villas-boas concretizado: chegámos à paragem do campeonato na frente e só com vitórias. E haverá muito tempo para preparar o Braga. Mas, ao contrário do nosso adversário, temos de o fazer com meia-dúzia de jogadores. Temos muitos internacionais...

Comentários

Primeiro ciclo concluído com nota muito positiva.

Frente a uma boa equipa, que ninguém tenha dúvidas, o F.C.Porto entrou bem, dominou e se não foi muito perigoso no último terço, foi claramente superior durante toda a primeira parte, com excepção dos 10 minutos iniciais, em que o jogo foi equilibrado e os últimos 5, em que perdemos concentração, relaxamos, deixamos de marcar, controlar e o conjunto orientado por C.Brito arrebitou e teve alguns lances de perigo, mas sem por em risco a baliza de Helton. Pode-se dizer, sem exageros clubísticos, que ao fim dos primeiros 45 minutos, sem ser exuberante, sem deslumbrar, o F.C.Porto chegou ao intervalo a vencer com justiça e pelo resultado certo.

Na etapa complementar não entramos bem, não dominamos, fomos, em alguns momentos, complicativos, conformados, deixamos correr e quando chegamos ao segundo golo, um hino ao futebol, concluído por Hulk, tinhamos feito pouco para ter dois golos de vantagem. Com a vitória a desenhar-se e o Rio Ave a arriscar tudo, apelando a um futebol directo, o conjunto de Villas-Boas teve algumas dificuldades, não controlou, não pressionou, não jogou bonito, mas defendeu bem - apenas por uma vez, a equipa vilacondense podia ter marcado, através de Yazalde -, foi eficaz e podia, tivesse Hulk e a equipa, atrevo-me a dizer, mais frescura, ter dilatado a vantagem, o que a acontecer, seria injusto para a equipa do Rio Ave.

Chegamos ao fim do primeiro ciclo, seis jogos oficiais, totalmente vitoriosos, com 15 golos marcados, apenas 2 sofridos, Supertaça conquistada, entrada na Fase de Grupos da Liga Europa e estamos na liderança do campeonato - Liga Zon/Sagres. Não se podia pedir mais ao conjunto de Villas-Boas, nem ao treinador do F.C.Porto, que a cada dia que passa vai surpreendendo, pela positiva, os mais cépticos com um discurso correcto, à Porto e uma equipa que sabe o que quer e para onde quer ir.

Não ganhamos nada, é verdade, mas já demos mostras que temos gente com capacidade, para lutar por todos os objectivos, principalmente pelo objectivo número 1 da época, a reconquista do título.

Um abraço
Lamas disse…
Já disse que o Belluschi está um perigo nas bolas paradas???

Merecido destaque ao minuto 65... que grande momento colectivo...
Penta disse…
@ Prata

é um cliché, mas não resisto a escrever: há que dar tempo ao Tempo.

acredito que ainda veremos mais «exibições seguras» com a da Supertaça, por exemplo e como bem escreveste.
repara que a «mediania» desta época destoa da mediania da época passada neste sentido: há ambição.

sobre o minuto '65: nada a acrescentar. valeu a pena esperar pelo resumo da TVI só por isso ;)

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I
Pispis disse…
Prata, n fales mal do nosso lado esquerdo, enquanto o nosso Palito faz penaltis e não são assinalados por mim está tudo bem :-)

Estou a gostar: grandes exibições nos grandes jogos (ok, foi só um até agora) e vitórias seguras nos outros... Parece o Porto de Mourinho de 2004 :-)