O bis de Faro...

Abril de 2002... Dois basculantes encontravam-se em Tavira em plena semana das Férias Desportivas, coincidência das coincidências, o Porto jogava em Faro nessa semana... Por entre viagens de camioneta, táxi e comboio, com forte probabilidade de apanhar chuva durante o jogo, lá se fizeram os 60km entre Tavira-Faro-Tavira depois de se conseguir os bilhetes junto dos Colectivo. Por alguma razão éramos sócios da claque, já tínhamos ido a Madrid nesse ano na estreia de Mourinho nas competições europeias pelo Porto.

O jogo no Estádio São Luís fica marcado pelos dois golos de Clayton, ele que tinha deslumbrado no Santa Clara e nunca se impôs verdadeiramente no FC Porto. Aliás, quando veio para o Porto, no mercado de Inverno, o único golo que marcou nessa época (para além dos 8 apontados pelo Santa Clara) foi mesmo o da finalíssima com a contribuição decisiva de Schmeichel conforme vídeo abaixo postado há dois dias.

Em 2003, a troca da década: Clayton para o Sporting, Ricardo Fernandes para o Porto! Mesmo assim, o Sporting saiu a perder com a troca e desde então o brasileiro tem-se revelado um verdadeiro saltimbanco: foi para o Penafiel, depois Recife, depois voltou ao campeonato português para o Vitória de Guimarães, regressa novamente ao Recife que o torna a emprestar ao Penafiel e, por fim, começa a aventura cipriota, Alki, Omoni e agora AEL (sim, são 3 equipas do campeonato cipriota). Ainda no ano passado, Clayton aproveitou a visita do Porto ao Apoel para a Liga dos Campeões para rever amigos (Reinaldo Teles e poucos mais...).

Este ano já vai para os 35 anos de idade, a reforma, portanto, está para breve...


Cromo (2000/01)...



Carreira...

Comentários

Anónimo disse…
E o golo do Clayton na Alemanha contra o Shalke 04??? Devia estar possuido...
Lamas disse…
Não foi contra o Schalke, foi contra o Hertha em Berlim... e sim devia estar possuído... :)

Também acho que só faltou referir este golo...

E em Faro perdi o telemóvel nesse dia... eu sei que não interessa para nada... mas pronto, lembrei-me...
prata disse…
Esse golo contra o Hertha foi a única coisa de jeito que fez por cá.

Lembro-me também de outro episódio que acho que foi com este jogador. Fomos jogar a Alvalade e o Sporting estava de tal maneira que teve de ser o Sá Pinto a jogar a lateral direito. A certa altura antes de um lançamento lateral, Mourinho disse-lhe qualquer coisa. Mais tarde confessou que lhe disse que ele se estava a sair bem mas que ia lá pôr o Clayton para lhe dar mais um pouco de trabalho. Sá Pinto deve ter pesadelos com todo o trabalho que Clayton lhe deu... LOL
miguel87 disse…
Acho que ele brilhou no Santa Clara a jogar como falso ponta de lança ou médio ofensivo centro, mas no Porto o Prof. Jesual...perdão, o Engº Fernando Santos quis convence-lo que era um ala esquerdo!
Além desse golaço em Berlim, recordo que as melhores exibições dele no Porto foram das poucas vezes que jogou longe da ala, porque de resto para mim era na altura +/- o que é hoje em dia o Mariano...
Anónimo disse…
PJ identificou suspeitos de ameaçar árbitros

Crimes terão ocorrido ao longo dos últimos oito meses. Polícia fez buscas em Portugal continental e nos Açores

A Polícia Judiciária constituiu arguidos nove jovens adeptos de «um clube de Lisboa», da principal Liga, suspeitos de injúrias, coacção e ameaças sob quatro árbitros de futebol profissional, durante os últimos oito meses.

Fonte da PJ disse à agência Lusa que os arguidos, «antes dos jogos do clube em causa, coagiam e faziam ameaças à integridade física e de morte aos árbitros nomeados e aos seus familiares».

A mesma fonte adiantou que, por agora, «não há indícios que levem a polícia a considerar que se tratam de elementos de claques organizadas, com instruções do próprio clube».

«Não temos elementos que provem o envolvimento do clube. Porém, as investigações continuam para apurar as relações entre os nove arguidos e a eventual ligação com o clube de Lisboa», disse a fonte policial.

Os factos, adiantou a mesma fonte, ocorreram por ocasião de vários jogos desse clube a contar para o último campeonato de futebol e foram os próprios árbitros que os denunciaram à PJ.

As ameaças eram feitas por telemóvel, nomeadamente por SMS, tendo esta quinta-feira a PJ realizado nove buscas domiciliárias, em Paredes, Rio Tinto, Tondela, Lisboa e Ponta Delegada.

Nas buscas foram apreendidos 11 telemóveis, três computadores, vários suportes físicos com registo de dados informáticos e documentos.

Os arguidos foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência, a mais ligeira medida de coacção
_in tvi 24___________

Mas isto é gravissimo.
Porque a cs não dá relevo?!
Qual foi o clube??
E fizeram-no a soldo de alguém e de forma organizada ???!!!!
Pedro disse…
Clayton era o meu jogador preferido naqueles anos. bem sei que era um gosto estranho e anormal, mas Tinha um pé esquerdo muito bom e os golos no santa clara + o golo contra o Hertha convenceram-me. De facto, encostá-lo à linha foi do pior que fizeram. Recordo ainda que o Clayton fez uma grande ponta final na ultima epoca do Fernando Santos, com vários golos e de belo efeito.
Há tambem um bom golo ao serviço do AEL LImassol q está na net.
Grande Clayton| :)
Que me perdoem a intromissão neste blog os autores, mas como portista quero também lembrar as assistências que Clayton deu a Jardel, uma em Barcelona em que perdemos por 4-2, no segundo golo, ainda estava 3-1, e um centro telecomandado encontrou Jardel para um cabeçeamento "à Jardel" nos deu a discussão do jogo, que Rivaldo acabou já perto do fim.
Lamas disse…
E com Mourinho ainda me lembro de um golo de calcanhar num jogo que empatamos a 2-2 na Turquia, depois de termos dado 6-0 na Taça Uefa em casa...
Luís Assis disse…
Também marcou um golo na luz (derrota de 1-0 com golo de Sabry)...mas não valeu pois a bola só ultrapassou a linha de golo em cerca de 1 metro!
Anónimo disse…
Quando falam no Clayton o que me lembro logo é do tal golo frente ao Herta em que finta meia equipa desde o meio-campo.