CTT fundamentais na contratação

Bernardino Pedroto, Katanec e Hector Cúper, a única coisa em comum que devem ter entre eles é que tiveram de lidar com o mau génio de... Zlatko Zahovic!

O esloveno veio para Portugal à custa de Pimenta Machado e Bernardino Pedroto, na altura treinador do Vitória. Ainda estiveram na dúvida entre Zahovic e um brasileiro que estava à experiência proveniente do Tuna Lusa, de seu nome Geovani. Optaram por comprar o passe ao Partizan de Belgrado e dispensar o brasileiro que, mais tarde, veio a representar o Barcelona.

Zlatko veio para Portugal com 22 anos e assinou por 3 anos com o Vitória com exibições cada vez mais regulares, atingindo o ponto mais alto nesse mesmo último ano de contrato com... Jaime Pacheco! Com o bi-campeonato conquistado e a vinda de António Oliveira, o Porto quis contratá-lo para reforçar o meio-campo. O processo negocial é que não foi dos mais simples. Como Zlatko estava em final de contrato, o mesmo só podia ser renovado com ajuste salarial e teria que dar entrada em devido tempo uma carta nos serviços da Liga de Clubes dando conta dessa intenção. Zahovic confirmou ter recebido a carta de renovação mas pelos vistos a mesma nunca deu entrada na Liga, tornando-o um jogador livre para assinar por quem bem entendesse. Só por mera curiosidade, o presidente da Liga era o Pinto da Costa e os CTT trabalhavam mal na altura! Para afastar qualquer dúvida de favorecimento ao Porto neste caso, quem decidiu foi o director executivo da Liga (não vou dizer quem foi, só adianto que agora candidata-se a Câmaras Municipais e fala todas as semanas na televisão a defender as cores dum grande do nosso país).

Zlatko foi feliz no Porto, ganhou o tri, o tetra e o penta ao lado de jogadores como Jardel, Edmilson, Drulovic e Artur. Como forma de agradecimento, o tri até foi conquistado no D. Afonso Henriques após uma goleada de 4-0 com bis de Jardel e Zahovic. Foi, no entanto, no ano do penta, com Fernando Santos, que o esloveno mais brilhou: 14 golos no campeonato e 7 na Liga dos Campeões deram a conhecer Zlatko na Europa. O Porto ainda recusou uma proposta do Valência mas foi «obrigado» a aceitar a proposta do Olympiakos.

Posteriormente foi mesmo para o Valência onde disputou a final da Liga dos Campeões contra o Bayern. Perdeu a final nos penalties e permitiu a defesa de um deles a Kahn. Disputou também o Euro 2000 na surpreendente qualificação da Eslovénia.

A carreira entrou depois em declínio e acabou por regressar a Portugal para umas férias retemperadoras ao serviço do Benfica.

Actualmente é director-desportivo do Maribor, clube onde começou a carreira, é comentador desportivo e dedica-se ao xadrez, desporto bom para uma pessoa temperamental!


Cromo (1996/97)...



Cromo (1998/99)...



Carreira...

Comentários

prata disse…
Já não me lembrava dessa rábula na contratação. LOL Terá sido assim? Tens de revelar as tuas fontes.

Gostei daquele meio-campo na segunda metade da época do penta com ele e com o Deco ao leme. Que equipa!
riskolas disse…
Grande jogador!

Grande traidor!!!

Em 1996, assinei a Dragões e, como prenda pela assinatura, ofereciam uma camisola do FCPorto (marca Sailev!!!) com o número e nome do jogador que quiséssemos!

Quando todos os meus amigos me diziam para pôr o #16 (Jardel) eu optei pelo #25 (Zahovic)!!!
Tony Silva disse…
Grande jogador!

Como pessoa ou profissional, se calhar é dificil dizer o mesmo...
Os episodios de saida do Guimarães e mais tarde do Porto atestam isso.

Ía mesmo referir essa segunda metade de epoca, em 99 que fez ao lado do Deco, mas o Prata já o fez.
Grande dupla!
Agora temos o Ruben e o Meireles... não é mau mas não é bem a mesma coisa... :(
Daniel disse…
Transferência essa que levou a uma guerra acesa entre Pimenta Machado e Pinto da Costa, nessa altura a relação entre clubes e entre adeptos era durinha...

Zahovic foi um bom jogador que passou pelo Porto, mas a sua personalidade e quem o representava na altura, José Veiga, fizeram que saísse do Porto pela porta pequena e deixando muito má impressão.

Ele só não foi para o Valência porque o PC não quis, para lhe mostrar a ele e ao seu empresário quem mandava, colocando-o no Olympiacos, onde foi recebido como se tivessem contratado o novo Maradona...
Pedro disse…
O Zahovic fez mais jogos pelo SLB do que pelo Porto? Nao fazia essa ideia..
Grande jogador. Muito grande mesmo.
E aquele jogo em Milao no 2-3 foi o início da explosao dele no meio campo.

Pedro Simões
Penta disse…
@ pedro

desculpa discordar contigo, mas a explosão dele no meio-campo ofensivo foi num célebre FCP vs Guimarães, para a época 1995/96, que o FCP perdeu por 2-3 - com (pelo menos) três perdidas escandalosas do Quinzinho e isolado (!!) - em que ele [Zahovic] assinou dois golaços.
acredita que foi dos melhores jogos que vi nas Antas e nunca uma derrota me soube tão bem - por assim dizer, porque, naquela tarde, assisti a uma excelente partida de Futebol.
espero que não seja um prognóstico para amanhã ;)

ps: nessa época [1995/96] fomos campeões com Sir Bobby Robson ao leme, e fomos igualmente: melhor ataque (84), melhor defesa (20), e o Domingos venceu o prémio de melhor marcador do campeonato (25 golos). quantas saudades!

saudações PENTACAMPEÃS!