Síndrome de Excitação Sexual Persistente

Duas formas para ter esta disfunção: ou mantém um alto fluxo sanguíneo nos orgãos sexuais originando vários orgasmos durante o dia, ou então é como o Fernando Gomes e marca muitos golos... E se é Bi-Bota é porque marcou (teve) muitos golos (orgasmos)!

Esta conotação ficou indissociável de Fernando Gomes quando referiu que 'marcar um golo é como ter um orgasmo', mas muitas histórias e factos há para contar sobre uma das maiores figuras de sempre do FC Porto. Quem fazia ideia que Gomes no jogo de estreia pelo Porto marcou os dois golos na vitória por 2-1 sobre a CUF? Que foi por 6 vezes o melhor marcador do campeonato? Que marcou 288 golos pelo Porto e 318 no campeonato português? Que foi transferido para o Sp. Gijon por 60 milhões de pesetas e no jogo de estreia marcou 5 golos ao Oviedo? Enfim, muitas curiosidades sobre Gomes pelo que nos iremos ficar pelas mais marcantes.

No Porto foi Campeão Nacional por 5 vezes, ganhou 3 Taças de Portugal, 1 Taça dos Campeões Europeus, 1 Supertaça Europeia e 1 Taça Intercontinental. A maior tristeza terá sido, porventura, não disputar a final no Prater, em Viena, quando partiu a perna dois dias antes da final, durante um treino.

Por explicar ficaram as razões que levaram à saída do clube, embora o blog estrelas-do-fcp.blogspot.com lança uma história curiosa:

"Tomislav Ivic, assumiu numa entrevista que 'Gomes é finito!'. Sobre a possibilidade de abandonar o futebol, Gomes dizia: 'Se penso na retirada? Vivo o presente e não sou astrólogo, mas tenho um amigo astrólogo que me disse que jogaria mais quatro anos...'. As coisas entre Gomes, a direcção e a equipa técnica estavam tudo menos pacíficas e sabia-se que a única coisa que mantinha Gomes no F.C.Porto era o carinho que a massa associativa tinha pelo avançado, facto que o avançado sabia usar como ninguém. Mas em Junho tudo parecia voltar aos eixos quando Ivic saiu do clube. Gomes renovava o contrato e Quinito, o novo treinador afirmava: 'Comigo… é Gomes e mais dez'. O problema é que Quinito não se aguentou muito tempo à frente da equipa técnica e voltaram Artur Jorge e Octávio… dois velhos conhecidos. As coisas andavam outra vez bastante tensas, quando o F.C.Porto teve uma deslocação à Madeira para enfrentar o Marítimo. O avião atrasou-se e a comitiva chegou ao hotel apenas às 23 horas, ainda sem jantar. Quando por volta da meia-noite o jantar começou a ser servido inicialmente pelas mesas VIPs (Dirigentes e técnicos), como era normal, Fernando Gomes levantou-se e insurgiu-se com o facto essencialmente devido ao adiantar da hora. Octávio Machado interviu e disse que ele, Fernando Gomes, 'não mandava ali'. Gomes respondeu que 'era o capitão'... mas acabou por insultar Octávio chamando-lhe: 'Palhaço e bufo dos tempos do sr. Pedroto'. O Bi-bota acabou com um processo disciplinar e suspensão de todas as actividades".


Cromo (1974/75)...


Cromo (1975/76)...


Cromo (1987/88)...


Cromo (1988/89)...

Currículo...

Comentários

miguel87 disse…
Era o maior!
Nas peladinhas do recreio da escola ou na rua eu era sempre ele!
O mítico "eu sou o Gomes"!
Lamas disse…
Muitas calças abri nos joelhos por festejar os golos como ele a deslizar com joelhos pelo chão... coitada da minha mãe... :)

Pis, pensei que ias contar o episódio de alguém ter mudado de clube porque o Gomes também mudou... :)
Silvestre disse…
O Grande Fernando Gomes, o maior. Cresci a ouvir os golos de Gomes pelo FCP. Talvez se tenha excedido naquele dia com o Octávio mas penso que foi injustiçado durante muito tempo pelo seu clube do coração. Ainda bem que hoje em dia o vemos em várias manifestações do FCP. Obrigado grande campeão pelas muitas tardes de glória.
Pispis disse…
Ele não se excedeu com o Octávio, bem pelo contrário, só demonstra q para além de conhecer os defesas tb conhecia o carácter dos treinadores :-)

O Nokinhas nunca se transformou num leão a sério, ficou magoado pela saída do Gomes e ganhou carinho (outros chamam-lhe pena) pelo Sporting :-) vou ver se ele vem cá comentar esse episódio...
Tony Silva disse…
Isso aliado ao facto de o Sporting ter na altura e nas epocas que se seguiram uma equipa cativante com muitos jovens (Cherbakov, Figo, Peixe, Capucho + os Balakovs e Valckxs...)

Eu passei pelo mesmo. O Sporting foi durante uns anitos a minha segunda equipa :)
Tony Silva disse…
Mais tarde surgiu tb o André Cruz, que deve ter caido particularmente bem no goto do Nokinhas, já que até usou esse nome como um dos seus pseudónimos literários. :)
Pispis disse…
Esse e o Beto... Acosta! :-)
nokinhas disse…
Nem sei bem por onde começar... mas, acreditem ou não, vi ontem precisamente o meu ídolo de infância, o grande Gomes, no ginásio Place, perto dos pinhais da Foz. Hoje, deparo-me com este artigo, que me faz avivar tantas e tantas memórias. O Pasc (pra mim é sempre Pasc ou Fêmea) e o António Silva, vulgo Tony, o meu presidente, já adiantaram muita coisa, depois do grande Lamas7 (que me irrita quando dá nomes em inglês aos eventos que organiza) se ter lembrado de uma situação que é a mais pura das verdades (é a segunda vez que utilizo esta expressão esta semana - leiam a entrevista do ano em www.bayernmonchique.blogspot.com). Costumo dizer que eu não era bem do FC Porto, era do GOMES!!! Era ele que marcava os golos!!! Influenciado pelo meu pai (o mítico mister MM), há que admitir, não reagi bem à saída do Gomes do FC Porto... e comecei a sofrer pelo Leão! Lembro-me do Gomes ter sido o melhor marcador do campeonato, pelo Sporting, o que foi, na altura, a minha maior vitória como leãozinho, pois títulos nem vê-los... Depois, é verdade, apareceu a equipa do Figo, Peixe, Amunike, Juskowiak, e lembro-me do Cadete, não por ter entrado mais tarde no Big Brother, mas tb pelos golos que marcava. Essa época foi a fase em que sabia o nome completo dos jogadores e os resultados todos, era louco por futebol, ouvia relatos do Estrela da Amadora-Chaves, quando o guarda-redes Hubart marcou um golo... Bem, já tou a divagar, mas tudo devido ao Gomes, o meu ídolo de infância e, sem dúvida, um dos maiores pontas-de-lança do futebol português. Que saudades...

Fico-me por aqui, mas qd quiserem posso falar do André Cruz :) Tenho uma foto com ele!
Pispis disse…
Uma foto c o André Cruz no Estádio do Leça? :-)
Lamas disse…
Do André Cruz lembro-me, perfeitamente, de um livre que ainda me custa digerir...

Agora do Gomes, posso dizer que estava de Férias em Lisboa e fui ver o primeiro jogo oficial com a camisola leonina contra o Vitória... o Sporting ganhou 3-2, claro, com um golo do Bi-Bota e vibrei bastante com isso... agora mudar de clube... FDX... :)

LOL para parte dos eventos com nome em inglês... para quando o PRESS SOCCER CUP?!?!? estou a contar com 2 inscrições da tua parte...
Silvestre disse…
Mudar de clube ? passar a sofrer por outra camisola ? nunca. Passou Gomes, Oliveira, Futre, Madjer, Baía, Deco, Jardel e tantos tantos outros mas bom, mesmo bom e único é ser Portista. Foram-se, mas ficou a Instituição que tem outros ídolos todos os anos.
Anónimo disse…
Se duvidas bastasse da qualidade do nosso eterno capitao goleador, esse registo de 5 golos na estreia pelo clube espanhol contra outro clube espanhol e revelador....
Sera porventura um dos mais espectaculares debuts da historia do futebol mundial....
Anónimo disse…
Como todos os que aqui escreveram sou um grande idolo do GOMES e queria pedir aos criadores deste blog para juntamente com a biografia que lhe fizeram pusesse tambem um video so com golos do gomes

muito obrigado
Lamas disse…
Nós temos ideia de fazer isso... apenas nos tem faltado tempo... :)