O LOBO MÍOPE... CONTINUA A LESTE!


Olho para esta época e lembro-me de 2004/05, a última época dos efeitos secundários causados pelo enorme sucesso alcançado em 2003 e em 2004. Tem sido uma época de muita irregularidade e instabilidade. Se naquela época os treinadores foram "mais do que as mães", os resultados foram muito similares, sobretudo, a enormidade de pontos perdidos em casa com equipas de valor imensamente inferior.

No fim dessa época, Pinto da Costa "reassumiu" o leme, contratou o "lou"Co e... LISANDRO "LICHA" LOPEZ e LUÍS "LUCHO" GONZALEZ que foram os líderes de uma equipa que alcançou o TETRA nos 4 anos que cá estiveram!!!!

Ora, esta época foi a primeira sem estes dois grandes artistas que, apesar de haver mais artistas cá no burgo, eram os grandes patrões e impulsionadores desta equipa. Sem eles, ficamos órfãos de um "Comandante" e de um "Carrasco", embora Radamel Falcao seja um excelente matador... mas falta-lhe um verdadeiro parceiro.

Não quero falar de saídas nem em limpezas de plantel, até porque acho que, grosso modo, o plantel para 2010/11 está formado. Não me surpreenderá a saída do Bruno Alves e do Meireles, bem como, o regresso do Castro e do Ukra que fizeram uma boa exibição na verdadeira casa deles, no passado sábado.

Parece-me claro, todavia, que, para as nossas aspirações anuais, o plantel foi curto demais em termos de avançados e médios defensivos (Bolatti, Pelé e Prediguer?!?!?). Quanto aos avançados, desde Janeiro, exceptuando 3 ou 4 jogos, só tivemos Falcao, já que Farias contraiu uma lesão que me faz lembrar as lesões do Madrid em Braga enquanto o Orlando Sá já tinha chegado desmontado!

Nesse propósito, ignorando os eventuais retoques, dispensas, vendas, contentores da América do Sul, virei a bússola para Leste em busca de dois craques - um para o meio-campo e outro para o ataque, e atraquei em Zagreb, mais precisamente, nos domínios do Dínamo local.

Sou um grande apreciador do futebol jugoslavo, grande produtor de médios e avançados de classe. Não precisasse o futebol de bons defesas e guarda redes e as ex-repúblicas jugoslavas eram as melhores selecções do Mundo...

Os dois alvos juntos (100% dos passes) valem perto de 25 milhões de euros, o que é perfeitamente alcançável face ao que expus quando falei de Alan Dzagoev.

Os artistas são: Milan Badelj (€10K) e Mario Mandžukić (€15K)

Milan Badelj é um médio de grande classe, um excelente "playmaker", com uma bela estampa física, a quem se reconhecem similaridades com o fabuloso Boban. Tem apenas 21 anos e foi o substituto natural de Luka Modric, transferido para os Spurs em 2008. Joga, preferencialmente com o pé direito e colecciona várias internacionalizações nas camadas jovens, formando um trio de respeito, na selecção Sub-21, com Ivan Rakitic e Nicola Kalinic (chegou a ser especulado o interesse do FCPorto neste jogador, no Verão passado). Já foi ligado a vários tubarões, nomeadamente, ao Bayern München, Internazionale, AC Milan e, mais recentemente, ao Manchester United. A concorrência é feroz!



Mario Mandžukić também é desejado por meia Europa, principalmente, por clubes alemães e russos. É um excelente marcador de golos e titular da selecção principal croata. É um dos capitães do Dínamo, onde joga desde 2007, ano em que substituiu o Eduardo da Silva, e já marcou cerca de 40 golos em 70 jogos. Seria um belo complemento para o nosso fantástico Falcao.




P.S. Depois de mais uma miserável exibição no último fim de semana, aumentou a especulação em torno da permanência do Jesualdo e dos seus eventuais substitutos. Já todos sabem a minha opinião acerca do Jesualdo e não me vou repetir (para alegria de muitos). Relativamente aos eventuais substitutos que se tem aventado só digo que não quero Jorge Costa (irónica a fragilidade defensiva da Olhanense, tendo ele sido um enorme defesa central), não quero o Domingos (parece-me pouco flexível em termos tácticos), gosto do André Villas Boas (estará a caminho dos lagartinhos?) mas o meu preferido é Paulo Sérgio do "Derrota" de Guimarães. Todavia, sonhei que o Presidente faria uma aposta "à la Barça" com a promoção directa de Pedro Emanuel, ele que era a extensão do Mourinho dentro de campo...

P.S.2 "Sonhei" também que o nosso carrasco na Champions, esta época, seria novamente o Cristiano Ronaldo... :)

FORÇA PORTO!

Comentários

Coitaditos...

O problema é que agora vão por aí abaixo!!!
prata disse…
Já tinha ouvido falar do primeiro. Parece-me bem o reforço mas, por um lado, para mim o companheiro de Falcao devia ser Hulk. E por outro lado, considero que um meio-campo com Fernando, Raul, Ruben e Rodriguez é um bom meio-campo.

Ou seja, concordo com as necessidades mas acho que tenham de ser necessariamente titulares e caros. O importante é livrarmo-nos de jogadores fracos como Valeri, Guarín e Orlando Sá e os intermitentes como Tomás Costa e sobretudo Mariano. E depois a aposta terá de ser nas posições que não podemos resolver com uma solução interna ou com um regresso de empréstimo.

Quanto ao treinador, já são vários os portistas com quem falo que tem desconfiança relativamente ao Domingos. Não percebo. Digam-me um clube onde falhou os objectivos a que se propôs. Ainda por cima nos últimos 2 anos ele ultrapassou-os largamente... Homem da casa, jovem, ambicioso, bom em termo de comunicação, bons resultados no currículo... Que falta? não percebo
riskolas disse…
As minhas dúvidas relativamente ao Domingos prendem-se precisamente com a "rigidez táctica" que o Braga tem apresentado.

Inventou no inicio da época e saiu da UEFA de forma inglória.

No campeonato correu bem e tem o seu mérito mas sempre que o Braga foi obrigado a mexer ou correr atrás do resultado a equipa desorganizou-se e não foi capaz de alterar o desenho táctico. Ou seja, um "jesualismo".

De qualquer modo, entre Domingos e Jorge Costa, Domingos, sem dúvida.

O Jorge Costa desiludiu-me em Braga, sobretudo, pelo que me contaram relativamente à sua passividade perante o plantel. Acho quase impossível que isso seja assim mas quem me disse tinha contacto diário com ele e também ele me tinha dito que achava incrível como é que o Bicho era tão manso enquanto treinador.

Este ano, da mesma forma que há um ano o Jesus era o meu treinador preferido, estou inclinado para o Paulo Sérgio.

Quanto aos jogadores que indiquei, do meio campo só Fernando, Belluschi e Micael me parecem ter lugar assegurado. Estou convencido que o Meireles sairá.
O Tommy é um bom elemento no plantel e o Guarín é a maior desilusão dos últimos 2 anos!
Lamas disse…
Podem me chamar "louco", mas eu ainda acredito no Guarin... acho que algum treinador coseguirá "abrir" aquela cabeça e meter algo tirando a areia que tem lá dentro... de resto o gajo tem tudo... pulmão, força, remate e até técnica... agora sem cabeça, falha passes, posiciona-se mal, joga mais aos "encontrões" do que à bola (como diria o Taqui, etc, etc, etc... mas continua a acreditar que as suas potencialidades ainda podem produzir frutos...

Quantos aos craques apresentados pelo Riskas precisava de ver jogos para comentar, mas aprecio a mentalidade dos jogadores oriundos destas terras...

Eu gosto do Domingos e não o acho com tanta rigidez táctica... a vitória este ano em Belém foi pelas alterações tácticas conseguidas quando ficou aos 15 minutos sem o Moisés... e no Braga as coisas têm-lhe saído bem, daí não ter mexido tantas vezes e utilizado quase sempre o Matheus para imprimir velocidade ao jogo quando as coisas não estão tão bem... a rever... quanto ao Paulo Sérgio tem, de facto, surpreendido...
Artur disse…
Tenho de dizer algo: Valeri é um grande jogador!!
riskolas disse…
Artur, o Valeri corre menos do que eu!
Artur disse…
o homem k o Prata muito aprecia diz de Valeri: É um avançado de longo alcance, muito móvel. Não é um nº9 de área. O futebol de Diego Valeri, sem grande poder físico (1,78 m. e 75kg.) fugindo ao choque é mais amplo. No 4x4x2 do Lanus ele parte sobre uma fixa como um falso ala que se transforma em segundo avançado quando invade zonas interiores. Rápido, elegante, oportuno a desmarcar-se em diagonal e muito frio a finalizar na área, definindo muito bem frente ao guarda-redes. Tem apenas 21 anos. Foi criado na cantera do Lanús, mas os seus primeiros anos como sénior foram marcados por graves lesões que o afastaram longos meses das canchas. Regressou em grande, guiando o Lanús ao título.
prata disse…
Esse é o Valeri pré ou pós-lesão? É que, como se pode ver, há uma diferença clara...
miguel87 disse…
Eu tambem concordo com a desconfiança no Domingos, apesar de todos os "+" que tem e são indesmentiveis, começando por ser da casa, tambem me parece que fica algo limitado no aspecto tactico quando comparado com outros como o Villas Boas por ex. Ainda estou impressionado da forma como ele pôs a Academica a jogar no Dragão, com pouco mais que 1 semana de trabalho!

Quanto ao Jorge Costa tambem me parece até agora uma desilusão, apesar da subida da época passada e do enorme amor á camisola que nunca esconde.

Fala-se por ai tambem do Paulo Sousa, sempre achei que foi um trinco de classe mundial e tive pena que nunca tivesse vestido a nossa camisola, gosto do discurso dele mas desconheço o trabalho que tem feito, excepto que anda próximo dos lugares de acesso á Premierleague.

Quanto aos jogadores concordo com o Lamas na apreciação ao Guarin e reforço a ideia de não ter sido "espremido" pelo treinador ao contrário da falsa ideia geral de que o Jesualdo potencia muito os jogadores!

Quanto ao Valeri, concordo com o Artur, é craque e tem muita classe, mas o problema é a diferença de velocidade entre o futebol sul americano e o europeu, uma lacuna que poderá ou não ser ultrupassada - recordo 2 exemplos similares, 1 que deu e outro que não - Alenitchev e Pavlin.

Aproveitando a deixa destes 2 últimos, tambem aprecio muito a escola do leste e recordo só 3 nomes que deixaram saudades por um lado e muita agua na boca pelo que não poderam confirmar devido a lesões: Drulovic, Lipscei e Mielcarski.

Que esta época sirva de ponto de viragem e trampolim para novos altos voos (do Dragão subentenda-se)!!