A moda dos 5-2...

1 de Julho de 1983, Seninho joga pelos Chicago Sting e celebra 34 anos de vida. Como comemora? Marca 2 golos à antiga equipa - New York Cosmos - e contribui decisivamente para a goleada por 5-2. Anos antes, foi outro 5-2 (neste caso uma derrota mas na mesma com dois golos de Seninho) que lhe abriram as portas para uma reforma dourada (ver resumo do jogo uns posts mais abaixo)... Começo a pensar que Falcao vai ser transferido depois de ter bisado neste último jogo contra o Sporting na vitória por... 5-2!

Seninho foi uma das estrelas que pertenceu à equipa que devolveu o estatuto de Campeão Nacional após 19 anos de jejum, em 1977/78. Já tinha 28 anos e esta afirmação tardia é explicada pelo serviço militar que foi obrigado a cumprir em Angola, de onde era natural, aos 20 anos de idade. Só em 1974 regressa ao Porto e apenas em 1976 se afirma em definitivo na equipa comandada por José Maria Pedroto que viria a conquistar a Taça de Portugal nessa época. Por falar em Pedroto, rezam as crónicas (de alguns blogs) que em determinado jogo o Mestre pedia a Seninho para ir à linha e cruzar, mas o jogador decide flectir para o meio e à entrada da área desferir um potente remate que só acaba no fundo das redes. Pedroto, no meio dos festejos do banco portista, encolhe os ombros e diz "Ok, também está bem!".

Para quem nunca o viu jogar ao vivo, (eu também não vi mas disseram-me) fica a saber que Seninho era um extremo direito rapidíssimo com uma técnica fantástica, para além de aliar uma veia goleadora acima da média. Esta veia goleadora ficou bem patente em Old Trafford, no jogo que viria a marcar decisivamente a sua transferência para o futebol norte-americano (falou-se em 8 mil contos para o Porto e 12 mil para o jogador pelos anos de contrato), na altura a Arábia do futebol onde já jogavam Pelé e Beckenbauer, por exemplo.


É Seninho que conta na primeira pessoa como foi parar ao futebol norte-americano apesar do interesse de várias equipas europeias: "Eles estavam interessados em mim, no Oliveira e no Duda. Além disso, havia o AC Milan, o próprio Manchester e o Atlético Madrid, todos com interesse. Optei pelo Cosmos, por diversas razões, mas também devido a um telefonema do Pelé".

A derrota por 5-2 em Manchester não trouxe consequências de maior devido aos 4-0 com que o Porto brindou os ingleses nas Antas, contudo não nos livramos de alguns sustos... Ao intervalo, os reds já venciam por 3-1 e ainda viriam a facturar o quarto com 30 minutos para jogar. Seninho colocou ponto final na discussão da eliminatória mas só aos 85 minutos de jogo quando fez o 4-2. Ele conta como foram os golos: "No primeiro, fiz uma arrancada, driblei dois ou três adversários e rematei com o pé esquerdo. Como estava a chover ligeiramente, a bola ganhou muita velocidade quando bateu na relva e o guarda-redes não teve hipóteses"; e o segundo, Seninho, como foi? "Há um lançamento do Octávio, domino, consigo deitar o guarda-redes e como tinha pouca posição, tentei enquadrar-me com a baliza, já que estavam dois adversários em cima da linha. Depois, enfiei a bola no buraco, o ambiente era de doidos. Os cânticos dos adeptos ingleses fazia estremecer o solo, mas quando peguei na bola e deitei o guarda-redes, ficou um silêncio arrepiante, até ao momento do golo. Inesquecível".

Que sirva de inspiração para os jogos que se avizinham!


Cromo (1976/77)...



Cromo (1977/78)...



Carreira...

Comentários

Lamas disse…
Vejo e revejo o primeiro golo dele e não percebo como é que ele diz que a bola ganha muita velocidade... eu acho que foi um remate frouxo e que o guarda-redes tem bastantes culpas no cartório...

Contudo, a descrição do segundo golo, nomeadamente quando ele refere o silêncio arrepiante após deitar o guarda-redes, está divinal...

Se Deco me ligasse para ir jogar com ele para o Corinthias também era menino de abdicar de um AC Milan ou de um Manchester... ou não... :)
prata disse…
O passe para o segundo golo foi do Octávio? Bem me diziam que ele era jogador. É daqueles que só tem mesmo jeito para jogar à bola. No resto é só diarreia verbal...
prata disse…
Já agora Pis, é provável que ponha um post em cima visto que a besta do Ricardo Costa vai falar hoje à tarde sobre o caso do túnel...
Pispis disse…
Estás à vontade, Prata... Eu até já ia meter um post a agradecer o fantástico resultado do Benfica q mt nos ajuda no ranking da Uefa e honra as cores portuguesas, mas dp reparei q o Record já tinha feito isso, nós ganhamos c ratice e os ugandeses tiveram um DiMaria caça-alemães..

Só dá para rir cm o outro HA HA HA HA :-)
Anónimo disse…
After looking over a number of the articles on your site, I
really appreciate your way of blogging. I book-marked it to
my bookmark site list and will be checking back in the near future.
Please check out my web site as well and let me know your opinion.


Visit my website :: their web site