GLORIOSO, GLORIOSO, NOS TÚNEIS ÉS PODEROSO*



O Diário Económico presenteou-nos ontem com um artigo simplesmente fabuloso, satirizando totalmente a vergonha dos casos que envolvem túneis e uma determinada agremiação que tem tido o azar de ser actor principal em todos esses casos.

O autor desse artigo fantástico chama-se João Marques de Almeida e, além de ser Professor Universitário, é membro da equipa do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Reza assim o "O campeão dos túneis"*

O génio criativo do nosso país ofereceu um novo desporto à Europa e ao mundo: o “tunebol”. Explico. Quando as duas equipas de futebol se encontram nos túneis que ligam os balneários ao relvado, após provocações de figuras contratadas para o efeito, inicia-se uma cena de pancada entre os jogadores.

O vencedor será aquele que não reagir e que, portanto, mais pontapés e murros levar. Convém lembrar que o "tunebol" está limitado aos clubes que lutam pelo título nacional. Ou seja, quem chegar a Dezembro/Janeiro em condições de ser campeão, participa no "mini-torneio" de "tunebol", para se clarificarem posições para a segunda metade da época. O campeão do "tunebol" ficará numa óptima situação para ganhar a liga.

De acordo com o seu estatuto de clube com mais títulos em Portugal, este ano o campeão do "tunebol" foi o Benfica. E não julguem que foi fácil. Exigiu muito trabalho e uma fina psicologia por parte de Jorge Jesus. Foi necessário repetir vezes sem conta, desde o início da época, aos seus jogadores: "se levarem um murro, dão a outra face para levarem um estalo". Imaginam o que deverá ter custado aos seus jogadores ouvirem, "se o Sapunaru te der um pontapé, vira a outra nádega para o Hulk te dar outro"; ou "se o Mossoró te der um estalo, dás a outra face para o Vandinho te dar um murro". E resultou.

Os jogadores do Benfica tornaram-se um exemplo de boa educação, de auto-controlo e de pacifismo. São já um exemplo para toda a Europa. Houve mesmo um jornal inglês que afirmou: a "Inglaterra deu o ‘greenpeace' ao mundo; e o Benfica deu o ‘redpeace'". Contaram-me que nas paredes do balneário, há cartazes do Dalai Lama por todo o lado. O presidente do Benfica estará a pensar convidá-lo para assistir ao jogo do título, para o apresentar como a grande inspiração da "nação pacifista". Já há mesmo quem diga que a única maneira do Sá Pinto e do Bruno Alves se emendarem é através de um estágio na Luz.

Mas o "tunebol" não se fica pelos provocadores e pelos jogadores; exige igualmente membros na Liga de Futebol com "olho de falcão", como se costuma dizer no nosso país. Pensam que é fácil olhar, através de gravações, para um molho de dez jogadores e vinte braços e perceber que foi o Hulk ou o Vandinho os únicos a agredirem. Experimentem ver as imagens e vejam se é fácil. Por fim, não há datas para terminar o mini-campeonato do "tunebol". Se um dos olhos de falcão voltar às imagens daqui a três meses e perceber que afinal o Helton, ou o Hugo Viana também agrediram, far-se-á então justiça. Nunca é tarde para punir quem bate. "Glorioso, glorioso, nos túneis és poderoso"; eis o novo grito das claques benfiquistas.´

Gosto especialmente do "Glorioso, glorioso, nos túneis és poderoso"!!!!


Porque é dia de LOBO MÍOPE, porque eu admiro imenso o Wason Renteria e porque ele marcou esta noite um golaço, fica aqui o meu desejo para a nossa equipa em 2010/11.

Ver estes dois de dragão ao peito!!

Fica aqui o golo do Rentería ao Belenenses.

Comentários

Pispis disse…
Cheira-me que este João Marques de Almeida passou a ser um problema e precisa de ser silenciado :-)

Muito bom... o artigo e o golo!
prata disse…
Grande golo. Este tipo é capaz de coisas destas mas também faz muita trapalhada.

Quando ao artigo está bom e admira o jornal onde foi publicado. Mais um sinal de que a indignação continua a crescer nos portistas sejam eles de qualquer quadrante da sociedade.(isto partindo do princípio que não é do Braga...)
Artur disse…
Começo a ficar saturado da sorte k acompanha o Braga. Teremos de lhes mostrar quem Falcao dentro de umas semanas. Agora desculpem mas temos de aviar o Arsenal primeiro. O Renteria dança bem!!
Tiago Moutinho disse…
Renteria teve a infelicidade de falhar um golo fácil no estadio da luz. Como no dragao a exigencia é elevadissima para os avançados recem chegados ao clube, o colombiano nao teve vida facil. Demonstrou ser trapalhão. Não se adaptou, nem se adapta ao esquema táctico do fcporto. Por isso seguiu guia de marcha. No braga fezuma excelente época. Não sei o que se passou no Brasil, mas algo de bom não foi. Volta ao braga com concorrencia forte. Não ganhou o lugar ao Meyong (já o luis aguiar entra directamente) e ontem marca um excelente golo. Não considero que o Renteria seja um jogador para o plantel do fcporto. Mas também sou adepto das segundas oportunidades quando as merecem! E talvez renteria mereça..mas entre renteria e um portugues jovem e com muita vontade de jogar futebol...vou pelo orlando!

Li hoje a crónica do Miguel Sousa Tavares. Para alem do seu comentário ao que se passou no tunel da luz, chamo atenção para a reflexão que faz dos dinheiros, terrenos, bombas de gasolinas da CML para os grandes da segunda circular. Em contraste, no Porto, fizeram um escandolo com a guerra rio-pinto uma vez que nao houve nada para ninguem. Leiam...

Jogo perigoso amanha. Academica tem o jogo da sua vida. Indiscutivelmente a unica oportunidade para fazer historia este ano. Depois de uma vitoria moralizadora em alvalade, do reforço de confiança dos seus jogadores, do aumento do ego do andré, vai encontrar um porto de segunda linha. Não é que já tenha dado provas de grande valor. Eu próprio tenho uma confiança enorme nos jogadores do porto que amanha subirão ao relvado, mas vou com algum receio devido as cisrcunstancias que ja expliquei. Mas uma coisa tenho a certeza. Estarei no Algarve e no Municipal de Oeiras...

Ate breve! E ja agora...tomas costa titularissimo!
prata disse…
O MST nestas coisa é impecável. Não lhe escapa nada e tem defendido o clube como poucos.
riskolas disse…
Pois é Prata mas olha que deve ser o portista mais atacado... por portistas!!!!

Quem não é carneiro leva no corpo...
prata disse…
Eu diria que uma crónica MST vale por 1 milhão de labaredas...
riskolas disse…
Concordo totalmente!

Aliás, eu acho que em cada crónica ele lança mais do que um milhão de labaredas! :)
riskolas disse…
põe aí o link da crónica de hoje
prata disse…
http://www.souportistacomorgulho.blogspot.com/
Lamas disse…
Simplesmente... MUITO BOM!!!
Anónimo disse…
I drop a leave a response when I like a post on a site or I have something
to valuable to contribute to the discussion.

It's caused by the sincerness displayed in the post I browsed. And on this article "GLORIOSO, GLORIOSO, NOS T�NEIS �S PODEROSO*". I was excited enough to drop a leave a responsea response :) I do have a couple of questions for you if you usually do not mind. Could it be just me or does it look like some of these responses appear like they are coming from brain dead visitors? :-P And, if you are writing at additional sites, I'd like to keep up with
everything new you have to post. Would you make a list all of all
your shared pages like your twitter feed, Facebook page or
linkedin profile?

my web page :: cash advance bankruptcy
my web site > direct cash advance lender