Escaldar os pés em Alvalade...

O homem vem para o Porto de Pedroto em 1979, logo num ano em que o nosso clube tinha acabado de conquistar o bi depois de 19 anos sem quinas ao peito. Sai em 84 sem qualquer título de campeão conquistado para o rival Sporting, para voltar em 86. Escusado será dizer que neste período de dois anos que esteve para os lados de Alvalade o Porto conquistou... novo bicampeonato!

No ano que regressa ao Porto é campeão europeu e na época a seguir, finalmente, é campeão nacional de dragão ao peito. Bendita passagem por Alvalade!

Sousa tem episódios muito curiosos ao longo de toda a carreira, que começou tarde mas com uma progressão fantástica. Calçou umas chuteiras, pela primeira vez, aos 15 anos na Sanjoanense e na época seguinte, no primeiro ano de júnior, foi chamado a integrar a equipa sénior. Aos 18 anos transferiu-se para o Beira-Mar e foi colega de equipa de Eusébio. Em 1979 chega ao Porto e no Verão quente de 1980, é um dos 14 dissidentes do plantel que está contra o despedimento de Pedroto e o afastamento de Pinto da Costa por parte de Américo de Sá, referindo que «esta mudança reflecte a rendição de alguns directores ao poder que está concentrado em Lisboa.»

Sousa marca o golo inglório na final da Taça das Taças contra a Juventus de Platini e no Euro-84 o único golo ao serviço da Selecção com um chapéu de belo efeito a Arconada que apuraria Portugal para as meias-finais do torneio. Entre o Euro-84 e o Mundial de 86, Sousa esteve no Sporting e acabaria por regressar às Antas para o melhor período da carreira.

Desenganem-se quem pense que estas trocas e baldrocas de Sousa foram aceites de ânimo leve pelos portistas, alguns não queriam mesmo o regresso do craque porque dois anos antes sentiram-se apunhalados. Tal como não foi pacífica a sua saída em 89 quando Artur Jorge operou uma limpeza no balneário poucos dias depois de ter dito que contava com ele.

Sousa acabaria por regressar a Aveiro e esteve perto dos 500 jogos no principal campeonato português. O seu mais recente sucesso foi como treinador ao conquistar uma Taça de Portugal pelo Beira-Mar às custas dum golaço do filho... Ricardo Sousa.


Cromo (1983/84)...




Cromo (1986/87)...



Cromo (1987/88)...



Cromo (1988/89)...



Cromo (1988/89)...



Cromo (1988/89)...



Cromo (1988/89)...



Carreira...

Comentários

Lamas disse…
Deve ser dos poucos jogadores que se sagra campeão europeu e mundial antes de ser campeão nacional...

Era muito forte nas bolas paradas este senhor...

Faltou o registo do golo dele contra o Ajax na segunda mão da Supertaça Europeia... nas Antas... que garantiu o título para o FCP, batendo o guarda-redes do Ajax Menzo....
Anónimo disse…
It's the best time to make a few plans for the long run and it's time to be happy.
I have read this put up and if I could I wish to
recommend you few fascinating issues or tips. Maybe you can write next articles regarding
this article. I wish to learn even more issues about it!


my weblog; my payday loan