Ainda a crescer


Podia ter sido mais fácil mas acabou por não ser. Não terá sido uma exibição tão excitante como a de terça-feira mas é um facto que fizemos bem mais que suficiente para evitar aquele calafrio ao minuto 75 quando apareceu um adversário na cara de Helton que acabou por defender muito bem. E sobre essa jogada, convém referir algo que me preocupou. Mas porque raio é que não traçam o gajo no meio campo? Não se ganha campeonatos só a jogar bonito.

Dito isto, volto ao título do post. De facto e ao contrário dos nossos adversário directos, dá a ideia que estamos em clara e constante ascensão de forma e, mais que isso, dá a ideia temos muito por onde crescer. Por exemplo, falta ali o Hulk, o Meireles e o Rodriguez. Isto para não falar de possíveis variantes tácticas que ainda falta lançar. Aqui lembro-me logo da introdução de Meireles na posição n.º 6 nos jogos em casa. Poderão achar um desperdício mas não acham que seria um crime desfazer a dupla de criadores Ruben e Belluschi? Uma coisa é certa: nessa posição Tomás Costa tem estado bem melhor que Fernando. E isto por entre todas as limitações que aponto a Tomás Costa, sendo claramente um jogador que não aprecio. Mas se há algo em que ele não é limitado é na garra que imprime ao jogo e isso chega a fazer esquecer alguma imprecisão táctica normal num jogador que ainda se está a adaptar ao lugar. E depois temos a óbvia comparação com Fernando em termos de organização de jogo. E se Fernando lhe dá 10-0 em termos defensivos, também leva 0-10 em termos de organização de jogo. E com isto Jesualdo tem um dilema: Ou Tomás ou Fernando. Ou não. Eu resolvia com Meireles.

Individualmente, O MVP foi mesmo o Tomás Costa que está nos dois primeiros golos e que compensou muito bem e com muita presença em campo o cansaço que se notou nos seus colegas da frente. Mas mesmo com cansaço começa a agradar bastante o carrossel ofensivo do Dragão. Há ali muita versatilidade e o perigo pode vir pelo meio através da dupla criativa ou através dos os dois alas ou dos dois laterais que correm que se fartam e lá na ponta temos um incrível Falcao que constitui a referência de toda a máquina. Finalmente se nota um rumo, uma forma de jogar, uma dinâmica trabalhada. Pena ter chegado a meio do campeonato, mas julgo que ainda vai a tempo. Isto apesar de acreditar que a vergonha não vai acabar e que até deverá piorar. Continuaremos a ver episódios tristes como o golo anulado ao Setúbal, o defesa emprestado pelo Benfica que diligentemente faz penalti no último minuto num lance ridículo, e nem convém esquecer a actividade jurídica criativa do Ricardo Costa. Mas como estou convencido que foram episódios como este que acordaram o Dragão, continuo e continuarei a acreditar no Penta.

Equipa para a Taça qualquer coisa:

Beto; Miguel Lopes, Maicon, Nuno André e Addy; Fernando, Guarín, Valeri e Sérgio Oliveira; Farias (ou Mariano) e Orlando Sá.

Comentários

Pedro Silva disse…
Confesso que me deu um particular gozo o FC Porto ter ganho este jogo... È que agora a tremideira vai tomar conta da equipa da Luz e nem as ajudas, nem os favorzinhos da Liga Portuguesa de Futebol os safarão.

Com Micael o FC Porto é outra coisa, pois a bola chega á frente em condições e há uma coisa que não havia desde que o Dragão começou a temporada: Organização.

Até Falcao parece ter melhorado, pois deixou de ser um Farias 2 para ser uma especie de Lizandro. E com a bola a ser-lhe bem colocada a coisa é outra. Habemos matador. e se o deixarem teremos nas fileiras Portistas o Melhor Marcador desta temporada.

Varela para mim esteve em grande apesar de ter falhado golos de uma forma impressionante.

Segue-se agora o jogo das meias finais da Taça dos Treinos. Jesualdo que aproveite para rodar os Jogadorese, dar ritmo aos menos utilizados, pois o que interessa vem a seguir contra o Leixões e o FC Porto x Arsenal é já ali ao virar da esquina.

Grande abraço e saudações Portistas!!!
Tiago Moutinho disse…
Volto a repetir o que escrevi anteriormente neste blog: "tomas costa titularissimo". E não preciso nem precisei da exibição de ontem para repetir o comentário!!

Para o Prata elogiar o tomas, das duas uma: ou esta bebado ou esta senil.

Grande Falcao!!!!
Lamas disse…
Belluschi fez uns bons 20/25 minutos na primeira parte e também no início da segunda parte... nota-se que aquela não é a posição dele, porque arriscar passes/malabarismos em zonas que não pode acontecer, o que aconteceu ontem no último quarto de hora da primeira parte, levando alguns assobios e caindo um bocado de produção... mas é um jogador em crescendo... com o Sporting já tinha achado um dos melhores... mas vai ter de amadurecer tacticamente naquela posição e saber quando pode "ou não" arriscar... mas para um número 10, acredito que seja ter contenção... mas está a crescer (de acordo com o teu título) a olhos vistos...

Apeteceu-me realçar especialmente o 7... ontem penso que o Ruben esteve um bocado mais apagado (mas é um jogador de pura classe) e estou ansioso para ver o HULK no lugar do Mariano...

FALCAO... está numa forma sublime... pelo que marca, mas especialmente pleo que faz jogar... MUITO BOM!