Que curioso... uma coroa de flores para Pepe!


Estava a ver o último jogo do Porto com alguns familiares quando dá a imagem do Bruno Alves e o Lucho a depositar uma coroa de flores junto duma estátua (mais tarde vim a saber que é um mausoléu) e perguntei porque raio o Porto faz aquilo e quem era aquele jogador. Só o meu pai me disse que era o Pepe mas não soube acrescentar mais nada. Morreu num jogo contra o Porto? Jogou no Porto? Marcou muitos golos ao Benfica? Esta curiosidade aliada à pressão positiva do Lamas levou-me a visitar a biblioteca virtual e fiquei, de facto, fascinado com a história de José Manuel Soares, mais conhecido por Pepe.

Estamos em Outubro de 1931, Pepe tinha então 23 anos, o episódio é descrito como dos mais tristes da vida desportiva em Portugal e Lisboa parou para prestar a última homenagem ao jovem jogador. Não há consenso sobre a causa da morte, uns dizem que morreu por carências alimentares, outros por envenenamento, outros por suicídio (Pepe tinha noiva, mas como qualquer jogador que se preze também uma amante, ambas estiveram no velório o que gerou uma discussão muito propalada entre as duas, mas isto prova que Pepe tinha alegria de viver logo o suicídio fica fora de hipótese) mas a mais dramática é a mais defendida: a mãe, ao fazer o jantar, inadvertidamente preparou um chouriço com soda cáustica em vez de sal, uns dizem que os familiares já se tinham sentido mal nessa noite, mas mesmo assim Pepe foi para o trabalho com os restos da noite anterior e pouco depois de comer a sande de chouriço deu entrada no hospital onde acabaria por falecer.


Com 23 anos e já tão importante no panorama futebolístico nacional? Reparem na mágica estreia de Pepe com 18 anos no onze belenense: 75 minutos de jogo e os azuis perdem 4-1 com o Benfica, já perto do final e com 4-4 no marcador há uma grande penalidade para marcar e quem assume? Isso mesmo, Pepe faz o 5-4! Pode começar aqui a explicação para a coroa de flores! Com 19 anos tem a sua estreia pela Selecção Nacional: 4-0 à França e quem bisa? Pepe! Em 1928, nos Jogos Olímpicos, faz 2 golos contra o Chile na vitória por 4-2 depois de estarem a perder por 2-0 (ainda ganhamos à Jugoslávia mas perdemos com o Egipto nos quartos). Ganhou 2 campeonatos de Portugal e 3 campeonatos de Lisboa e detém o record de golos num só jogo oficial: 10 golos na vitória por 12-1 ao Bom Sucesso.
No site brasileiro Trivela.com, o editor pediu ao jornalista Riccardo Joss para escrever sobre o melhor jogador português de todos os tempos. Riccardo perguntou ‘Quem? Eusébio?’, ao que o editor respondeu ‘Eu disse português, não moçambicano’. Riccardo escreveu sobre Pepe.

Por fim, porquê esta homenagem levada a cabo pelos capitães portistas antes de cada jogo em Belém? Por muitas pesquisas efectuadas não se encontra uma justificação plausível, pelo que me limito a transcrever um parágrafo de Rui Dias do Record – que descreve Pepe como o primeiro menino de ouro do futebol português onde se destacava a juventude, simpatia, instinto e expressão genial:

Em Setembro de 1932, menos de um ano depois da sua morte (24-10-1931), era inaugurado nas Salésias um mausoléu para perpetuar a memória do jogador – transferido para o Restelo, onde ainda se encontra. Desde então, o FC Porto presta homenagem a Pepe depositando uma coroa de flores junto à sua imagem antes da entrada em campo. Os portistas confirmam, com tradição de 70 anos, o afecto de sempre entre os dois clubes, preservado ao longo da história por dirigentes, jogadores e adeptos. Ao contrário do que se pode pensar, não existe um motivo específico para o sucedido. Mas é aceitável dar como bom o raciocínio segundo o qual a relação tem a ver com a origem do Belenenses, logo considerado, depreciativamente, pelos seus pares da capital como o "clube dos rapazes da praia". Isso explica a atracção entre azuis das duas cidades. Até hoje.

Comentários

miguel87 disse…
Obrigado pelo esclarecimento. Habituei-me a ver o Grande Capitão João Pinto a levar lá a coroa, mas até hoje não sabia mais senão o nome do homenageado.
Bonito. Como o é tambem a tradição do Belenenses carregar a nossa bandeira quando joga cá.
prata disse…
Estes teus 2 primeiros posts deixam água na boca para o que aí vem...(ora aí tens mais pressão positiva...)

Gostei especialmente das evidencias que reuniste para excluir a hipótese do suicídio... Então uma noiva e uma amante dão alegria de viver suficiente para evitar o suicídio. Se bem aqulio naquela altura devia ser uma despesa... Não admira qua ainda vivesse na casa da mãe.

Também achei os temperos da mãe de Pepe um pouco arriscados... Mas se calhar com um pouco de maionese... Com certeza que aprenderam a lição sobre a importância de manter uma dispensa bem arrumada.

Mais a sério, são estas tradições que ainda vão aproximando o negócio futebol de hoje em dia da sua essência e das suas raízes.
Lamas disse…
Muito Bom Miúdo!!! Esta rubrica é fantástica...

Os pormenores que o Prata referiu são deliciosos e apenas acrescento a parte do repórter brasileiro... excelente mesmo...

Eu vou na teoria da homenagem ser devida por Pepe ter feito a vida negra aos outros clubes de Lisboa... motivo mais que suficiente para a referida homenagem...

Agora sim, já sei quem foi o Pepe... pelo menos, já sei alguma coisa...

Em semana de dois clássicos, muitas outras curiosidades deve haver para serem levantadas... mais pressão positiva...

Ansioso pela crónica da próxima terça...
riskolas disse…
Pis, fantástico!!!

Este blog está a subir o nível, e de que maneira!!!

A minha mãe sempre me disse para me alimentar bem e para não comer sandochas de chouriço!! :)

E agora, Pis? És gajo para, no mínimo, manter o nível?? (mais pressão positiva...)
miguel87 disse…
Só uma duvida: no post fala em 2 campeonatos. O Belenenses não foi campeão só uma vez?
Anónimo disse…
Apenas um desabafo....

Eu pago a Sportv e tenho de ver um pdp dum mouro (a.simões) a dizer que os golos do FCPorto são em consequência de 3 clamorosos erros defensivos e o golo que mais gostou foi o do belenenses????

O golo do belém foi na própria e com um fora-de-jogo por assinalar, certo??

Até onde vão estes vergonhosos comentários e comentadores?

Será que nós Portistas que pagamos a SPTV não temos direito a um bocadinho de isenção.

Puta que os Pariu!!! Cornudos da Merda!!

Esta noite vou enviar um mail para a SPTV!
prata disse…
Ainda bem que não viste o resumo do SBraga-FCPorto na sporttv. É o único que considera o lance do Helton faltoso. Aliás dizem claramente que é falta e expulsão...

Eu imagino que estes campeonatos de Portugal não contem para o histórico de títulos de campeonato nacional onde o Belenenses só tem mesmo um mas o Pis deve saber isso melhor.
Pispis disse…
Sim, o campeonato q o Belenenses tem foi conquistado na década de 40, acho q foi em 45/46... O Porto, por exemplo, tem 4 campeonatos de Portugal...
Lamas disse…
e como sempre, foi o primeiro a ter um campeonato de Portugal em 1921-22...

Já agora o Campeonato de Portugal foi o torneio que deu origem à Taça de Portugal e não à Liga...
Anónimo disse…
Deixem de brincar com um grande jogador Portugues , mas principalmente com um ser humano de valor inmaginável , bem como toda a sua família .
Obrigado