Que curioso... Um Dragão!


"Que curioso..." Esta nova rubrica que se pretende seja publicada todas as terças-feiras, tem por objectivo abordar muitas curiosidades ligadas ao nosso FC Porto, algumas vezes também prometemos dar uma espreitadela lá fora, mas desde o emblema a treinadores, dirigentes ou jogadores que já fizeram ou fazem a história do nosso clube, vamos falar de tudo um pouco.

Para o primeiro texto, o tema escolhido foi o Dragão! Onde começa a relação entre este símbolo mitológico e o FC Porto? Após muitas consultas pela biblioteca virtual, facilmente se encontram algumas teorias, mas a mais coerente e, se calhar, a mais fidedigna leva-nos a uma longa viagem no tempo.

Desde já, convém referir que o emblema do FC Porto nem sempre foi assim, nos primórdios era uma simples bola de futebol azul com as iniciais FCP a branco, só nos anos 20 se decidiu a união do emblema ao brasão da cidade, e é aqui que nos devemos centrar - no brasão da cidade - para perceber a relação entre o Dragão e o nosso clube.

O símbolo da cidade do Porto sofreu a primeira alteração (1517) com a inclusão da imagem de Nossa Senhora da Vandoma com o menino Jesus nos braços sobre um fundo azul e entre duas torres, mais tarde (1813 – o tempo passava depressa naquela altura) a imagem de Nossa Senhora aparece ladeada pelas duas torres mas encimadas por um lado por um braço e por outro por uma bandeira. Em 1834 no reinado de D Pedro IV ao brasão foi introduzido uma inscrição « Antiga, mui Nobre e Sempre Leal ». Este brasão era então constituído por um escudo esquartelado, cercado pelo colar da Ordem da Torre e Espada, tendo nos primeiros e quartos quartéis as armas de Portugal e nos segundos e terceiros as antigas armas da cidade. Encimava o escudo um dragão verde assente numa coroa ducal em cujo pescoço está uma fita com a palavra Invicta, título que D. Maria II atribuiu ao Porto.

Ah, estão a ver aquele coraçãozinho onde se unem os quartéis? Pois bem, representa o precioso legado que D. Pedro IV (pai de D. Maria II) deixou à cidade.

Conclusão: ainda bem que a coroa ducal tinha um Dragão em cima, senão amanhã estaríamos a ver o Porto-Leixões no Estádio da Nossa Senhora da Vandoma!

Comentários

Anónimo disse…
Este post acabou em grande!
Demais!

Força POOOOOOOOORTOOOOOOOOO
prata disse…
LOL. Boa teoria! Tal foi a espera que começava a ter dúvidas do arranque da tua rubrica. Também não será a mais fácil visto que é necessária pesquisa aprofundada, como aconteceu neste caso. As expectativas não saíram defraudadas.
riskolas disse…
Pis, parabéns!

Grande estreia!

Já imaginaste os gajos da Eurosport a dizer "And now, live from the Our Lady of Vandoma Stadium"???

Fantástico! :)
Pispis disse…
As coisas q um gajo fica a saber c estas investigações... Primeiro, fico a saber q a N.S. Vandoma é a principal padroeira da cidade do Porto e depois até fiquei a saber q somos tripeiros pk qd os nossos conterrâneos partiram para o Norte de África conquistar Ceuta, o povo forneceu-lhes a carne e só ficaram c as tripas... :-)

Ora cá fica mais uma curiosidade :-)
Lamas disse…
E sabem onde está o coração de D. Pedro?

A 100 metros de onde nasci, a 50 metros onde vive os meus primeiros 25 anos, e a 10 metros do clube onde nasci para o futebol... Igreja da Lapa, pois claro...

http://pt.wikipedia.org/wiki
/Igreja_da_Lapa_(Porto)

Ser portista é algo que sou mesmo antes de nascer...

MUITO BOM Pis!!!