Política de empréstimos


Na última semana a política de empréstimos do FCPorto parece quase perfeita. No Domingo Helder Barbosa foi fundamental para afundar um adversário directo. Ontem Bruno Vale e Leandro Lima deram uma ajuda preciosa numa vitória dos nossos segundas linhas e quando a coisa parecia difícil visto que apresentamos uma equipa muito pouco entrosada. Pura ilusão. Tal como aqui temos dito, tal política apenas resulta da falta de eficiência na contratação de jogadores configurada num rácio de 1 contratação acertada em cada 4 tentadas. Tal só poderia resultar em excedentes no plantel. isto para além dos jovens que vão saindo das camadas jovens. Poderão dizer que serve para gerir a nossa relação com clubes da primeira liga que passam a ser clubes amigos, mas isso poderia ser feito apenas com os nossos jogadores vindos das camadas jovens. Tal torna-se preocupante visto que apresentamos consecutivamente resultados negativos se excluirmos as receitas extraordinárias provenientes da venda de jogadores. E todos sabemos a relevância das depesas com o pessoal e quanto tem custado trazer estes jogadores. Só em Mariano e Farías temos 8 milhões, e isto a título de exemplo. Ainda esta semana li Fernando Gomes da SAD do FCPorto a dizer isso mesmo: que presisamos de 25 milhões (!?) por ano para equilibrar as contas. Partindo do princípio que nos próximos tempos os clubes terão mais cautela no que a contratatações astronómicas diz respeito, poderemos ter problemas.

Vamos ao jogo. Preocupou-me a exibição de Pelé. Tinha a sensação que seria, de entre os que jogaram ontem, um dos que mais perto está da equipa principal. Pelo que vi, enganei-me. Passes falhados, muitas faltas e quase sempre mau posicionamento. Os nossos melhores foram na primeira parte Guarín e na segunda parte Mariano González. A exibição mais constante terá sido a de Ventura que teve bastante trabalho, tendo apenas errado um passe que resultou num lance de perigo que ele próprio acabou por resolver. Os restantes fizeram coisas boas e coisas menos boas, o que até é normal dada a falta ritmo. Destaque para a bipolaridade de Benitez que até atacou bem, mas que a defender... Sapunaru parece ter um problema semelhante, e o penalti cometido é inconcebível... Farías estava lá para facturar mas na segunda parte falha uma um golo mais que fácil, que na altura daria o 2-0. Fala-se que terá sido o último jogo de Stepanov pelo FCPorto este ano. Continuo sem perceber o que vale este jogador. Quando a defesa é pressionada ele parece cortar tudo o que há para cortar. Depois tem desconcentrações, falhas de posicionamento, chegando a falhar passes curtos. Continua a parecer um problema de concentração e maturidade porque, na minha opinião, tem mais potencial que o próprio Rolando, mas é preciso depois porvá-lo em campo coisa que não tem feito ao contrário do português. Destaque óbvio para os jovens que entraram, sobretudo Rabiola e Diogo Viana. Estiveram os dois muito trapalhões mas estiveram no lance do golo da vitória, o que poderá acalmar-lhes os nervos na próxima vez que jogarem. Aí sim poderemos perceber melhor o que valem mas deu para entusiasmar o sentido de oportunidade de um e a irreverência do outro.



Equipa para a recepção ao Trofense:

Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando, Raúl Meireles, Lucho e Rodriguez; Lisandro e Hulk.

Comentários

Anónimo disse…
Benitez não vale nada.Stepanov não vale nada.Candeias é igual a 0.Porto mesmo com esta equipa era campeão
riskolas disse…
Artur, vai pró caralho!!! :D (isto foi combinado)

Eu não vi o jogo com muita atenção mas acho que foi uma das poucas vezes, senão mesmo a primeira vez, em que vi uma equipa de segunda linha do FCP a lutar pela vitória!

Bela atitude!

Quanto a prestações individuais:
- Ventura é o meu GR titular!
- Sapunaru assustou-me! Péssima exibição!!! Espero muito mais dele!
- Benitez precisa de ter mais oportunidades. Tem de ganhar confiança e, embora, não seja um grande defesa-esquerdo, pode tornar-se num jogador aceitável para a nossa equipa.
- Pedro Emanuel está na curva descendente, mas é o Capitão!
- Stepanov fez uma bela cueca ao Bruno Gama. Estou como o Prata. Ainda não sei o que vale, realmente, este gajo!
- Pelé é melhor do que o Fernando mas tem de mudar de atitude. Tem uma excelente meia-distância!
- Tomás Costa fez a pior exibição desde que chegou ao Porto mas é um elemento muito válido do plantel.
- Guarín enche-me de esperanças! Espero muito dele!
- Candeias tem de sair, rodar, levar nas pernas e crescer.
- Mariano fez uma primeira parte horrível mas subiu imenso de produção na segunda parte. Quase marcava um golaço de livre directo!
- Farias é um finalizador nato, apesar de ter falhado um golo feito! Todavia, é jogador para equipas que jogam permanentemente ao ataque. O Porto joga em contra-ataque e ele não é jogador para segurar bola, nem para distribuir jogo, nem é rápido para o contra-ataque. Muito oportuno.
- Rabiola marcou um golaço! Adorei a classe na finalização!!!
- Diogo Viana é mais um belo exemplo da gestão desportiva dos lagartos. Prefiro meio Diogo Viana a um Postiga inteiro e eles ainda nos deram mais 2,5M de euros e só quiseram metade do Postiga! Incrível!
- Josué... tocou na bola?
prata disse…
Ontem Benitez jogou melhor que Sapunaru mas dá-me toda a ideia que não dá mais que aquilo. Já Sapunaru dá a ideia de poder fazer melhor.
Anónimo disse…
Ontem estive no "congelador" do Dragão e de facto esta 2ª equipa é mesmo isso.... uma equipa de 2ª ou 3ªcategoria, claramente da fornada de comissões que os nossos Administradores sacam por esses paises fora.

Jogadores que conseguem escapar à mediocridade, Guarin, P.Emanuel e a espaços o M.Gongalez.

Relativamente aos jovens portugueses, esses estão a crescer e como tal ainda há esperança... Mas estes não dão comissões logo são jogadores em vias de extinção.

Força e confiança para a 1ªequipa
Anónimo disse…
é engraçado que de todos os jogadores jovens que o porto tinha no banco...nenhum é realmente formado lá...falem sobre isto pf
riskolas disse…
Babalu, o que é um jogador formado na equipa para ti?!?!?

Um jogador que esteja na mesma equipa desde os 5 anos?!?!? Ou um jogador que mesmo que seja contratado é contratado para os escalões de formação?!?!?

Reparaste no vocábulo "formação"?!

Juniores é escalão da formação, certo? O Rabiola é júnior! O Diogo Viana é júnior! O Josué é júnior! O Dias é júnior! O Sérgio é juvenil!!!! O Ventura é júnior! E o Candeias? foi formado onde? No CEAC?!?!?!?

Já agora, ontem não jogou, mas o Bruno Alves formou-se onde? Na FEP?!!?!?

Gosto que venhas ao blog mas... tens de ser mais preciso! :D
riskolas disse…
Babalu, é impressão minha ou o teu clube da gaivota, da formação, só tem o Rui Costa!?!?!?

LOL
prata disse…
Babalu tu que até estás ligado aos escalões de formação devias saber mesmo dificilmente a equipa do ultimo escalão de formação de um clube grande, é composta na sua maioria por jogadores que fizeram a formação toda... Mesmo o Sporting, o auto-intitulado baluarte da formação tem vários exemplos desses. O Nani deve ter feito no máximo 2 anos de júnior no Sporting e no entanto é chamado de produto da academia... Djaló e Veloso também, etc.

Já agora a tua presença no blog normalmente coincide com diferenças pontuais curtas entre FCPorto e Benfica.Temo que daqui a 2 jornadas deixes de aparecer... LOL
Lamas disse…
Eu gelei no Dragão e acho que ao longe vi o Prata...

Fiquei extremamente desagradado com a exibição, para não dizer fdd, com o Sapunaru... medíocre exibição e não só pelo penalty cometido, mas sim e, especialmente, pela falta de atitude... detestei... Prata, queres que ele jogue de início no Domingo??? Para mim só depois de começar a correr a sério na Liga Intercalar... Inacreditável o espaço que ele dá aos alas para centrar quando eles já estão em cima da nossa área...

Outros destaques pela negativa:

Pelé - inacreditável como não agarrou a oportunidade... esteve muito mal em quase todos os aspectos... mas de facto, como disse o Riskas, é um gajo com boa longa distância e que seria útil aproveitar...

Stepanov - não gostei e não penso que seja melhor que Rolando... tem de jogar muito mais concentrado... ontem fez lá um passe para o ataque completamente despropositado e displicente, já na segunda parte, que me tirou do sério, talvez porque já estávamos empatados...

Benitez - é muito, muito limitado a defender... perde uma bola à minha frente que só não deu golo porque o árbitro marcou falta...

Notas Positivas:

Pedro Emanuel - líder...

Mariano - esforçado e com pormenores...

Guarin - tal como o Hulk tem características fantásticas... força, técnica e rapidez... precisa de aumentar os níveis de concentração... ontem falhou demasiados passes...

Farias - não encaixa no modelo do FCP... é essencialmente um finalizador... como se diz na gíria "está lá"... não pode falhar é o que falhou...

Os Putos - vibrei muito com o golo...
prata disse…
Quanto ao Farias, acho que o futebol de topo de hoje em dia já não tem lugar para este tipo de jogadores. Quando ao Sapunaru, até tens razão lamas. Má exibição. Mas ao contrário de Benitez, e Pedro Emanuel a lateral, pode fazer melhor e quero acreditar que foi só a falta de ritmo que causou o jogo de ontem. Foi esse o único critério.
Anónimo disse…
Não falem no Farias!!! O gajo nem no Leixões tem lugar

Mto mau e deve ser carissimo para a qualidade que apresenta.

Já agora, registo a ausência desse "grande??" jogador que é o Bolatti (foi uma novela a sua contratação). Nem na 2ª equipa esse tosco joga... Mais um caso de "comissionamento"
Anónimo disse…
Gostei da atitude. É preciso dizer que o Setubal está fraco. Mas grande empenho de grande parte dos jogadores. Agora quem nao admite que o Mariano fez a diferença no jogo de ontem, ou nao sabe ver, ou então é teimoso. Pena é ser inconstante. Mas como disse o mister, é campeão olimpico...

Ate breve
Anónimo disse…
O Mariano podia andar ali camuflado como alguns. Passe pa trás, passe para o lado e ninguem diria mal dele. Mas é um grande jogador. Por isso arrisca e é um jogador com iniciativa!!Farias é um luxo k o Porto pode ter.Grande ponta de lança...o jogador do Porto com mais golos por tempo jogado
Pispis disse…
Hummm, não será o Rabiola? :-)

Artur, tu e a mania de gostares dos patinhos feios do plantel... Farias tem feito a diferença c Cinfães e Sertanense :-)
Lamas disse…
Por se falar em Mariano, vou agregar ao post o livre dele contra o Setúbal filmado directamente da Superior Sul do Dragão...
Anónimo disse…
A 2ª ou 3ª equipa do Porto como é dito aqui ganhou à 1ª do Setúbal, não é mau! A 1ª da capital do império não ganha ao último...
Quandos se diz que os dois miúdos da formação estiveram trapalhões, prefiro dois trapalhões sem medo, com atitude e um futuro promissor do que dois mancos como o sapunaru e mariano que já tiveram oportunidades a mais.
Penso que neste momento se está a fazer uma boa aposta na formação e com pessoas sérias.

Quando existir um rácio de 1 para 1 em eficiência na contratação de jogadores é melhor acordarem porque nem os melhores clubes o conseguem.
Quanto aos administradores comissionistas, são aqueles que realizam encaixes de dinheiro fora do normal ao nível de um campeonato de 1ª linha e não como o nosso, estranho.
O Hulk também era muito mau, pagou-se 5M€ por metade do passe a um clube da 2ª divisão japonesa, que idiotice onde é que estes indivíduos estavam com a cabeça, que comissionistas....

Temos uma administração comissionista, um treinador fraco, jogadores medianos... O que será preciso para começarmos a ganhar alguma coisa! Começo a pensar que estou na capital do império...
prata disse…
Lamas admira-me a tua confiança nas capacidades do Mariano. Se fosse e visse que era ele a marcar eu nem tirava a máquina do bolso.
Lamas disse…
Eu quando tirei a máquina do bolso pensei que ia ser o Pelé... depois pensei: "caga, gravo na mesma..." :-)

deu nisto... :-)
Anónimo disse…
Os tão falados Rabiola e Diogo Viana...estão a fazer a 1ª e última época de juniores no Porto! Desculpem lá mas isso não é formação!

Riskas...não te esqueças do Jorge Ribeiro e Miguel Vitor! Esses estão lá desde pequeninos...e para mim formação não é estar 1 ano nos juniores!

Daqui a pouco vais-me dizer que o Fabregas é produto da formação do Arsenal!!!