Mais um mau fim-de-semana


Parece cada vez pior esta decisão de adiar o jogo deste fim-de-semana. Não bastava os adeptos ficarem mais uma vez sem futebol de interesse, como tantas vezes aconteceu este ano entre selecções e jornadas das taças, e ainda por cima, todos os adversários directos ganharam fora de casa. Isto para além de não aproveitarmos a fragilidade aparente do Estrela da Amadora. Ainda por cima, todas as equipas de topo que têm jogo para a Champions na Terça, jogaram no Sábado. Algumas delas também tiveram jogadores a jogar os 90 minutos daquele jogo treino do Brasil contra Portugal. Ou seja, e em suma, vamos demorar ainda mais tempo a voltar ao primeiro lugar que é o único lugar onde nos sentimos verdadeiramente confortáveis. Tudo em nome da preparação de um jogo na Turquia com o Fenerbahçe. Este adiamento põe mais pressão ainda em cima desse jogo. É verdade que é decisivo mas não será tanto como o da Ucrânia foi. Neste caso um empate pode muito bem bastar e na Champions sabemos que nem sempre podemos abordar os jogos fora com uma atitude totalmente positiva. Este é um desses casos apesar de ser nossa obrigação buscar a vitória mas com algum cuidado.

Vamos a esse jogo visto que não temos outro assunto para abordar. Eu recomendo o regresso ao 4-4-2. Não porque goste particularmente de mudar o esquema antes dos grandes jogos, porque não gosto. No entanto, está provado este ano que a equipa é bem mais segura a jogar neste esquema sobretudo fora de casa. Provaram-no as recentes segundas partes em Kiev e em Alvalade. Ainda por cima falta-nos o jogador que em 4-3-3 nos garante o preenchimento de espaços quer no ataque quer na defesa que é o Lucho. Esta ausência faz com que faça ainda mais sentido o reforço do meio campo. A entrada de Tommy Costa é inevitável mas além disso, recomendava a inclusão de Rodriguez mais recuado e não necessáriamente na ala esquerda. Deixava as despesas ofensivas para Lisandro e Hulk com Rodriguez a aparecer de trás. Isto iria responder aos muitos portistas que têm dito que Rodriguez anda demasiado encostado à ala e muito longe da área onde é mais perigoso. Convém relembrar que ele tem jogado consecutivamente encostado à ala e que o resultado tem sido nulo: zero golos e zero assistências para golo. De resto é de esperar que Hulk e Lisandro continuem a procurar entender-se cada vez melhor, o que parecia improvavel hà uns jogos, e que Raúl lidere o meio campo como o fez nas outras vezes que não pudemos contar com Lucho. Na defesa preferia que estivesse lá Pedro Emanuel para liderar mas duvido que aconteça. É esta a abordagem que proponho para se ganhar na Turquia. Motivação não pode faltar visto que uma vitória lá pode valer-nos pela segunda vez consecutiva um primeiro lugar no grupo o que seria um feito assinalável.

Equipa para Istambul:

Helton; Sapunaru (ou Fernando), Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile; Fernando (ou Pelé), Raúl Meireles, Tommy Costa e Rodriguez; Hulk e Lisandro.

Comentários

Lamas disse…
Eu acho que a equipa vai ter Pedro Emanuel na esquerda e Fucile à direita… quanto ao meio campo e depois do último jogo de Fernando, ele deve manter-se inevitavelmente… concordo com o meio que sugeres, mas não acredito que o mesmo tenha esse figurino… estou a ver o Guarin a entrar de rompante para a titularidade e o Rodriguez no banco…

Quanto precisamente a este último, foste impreciso na tua análise já que esqueceste da assistência dele para o Lucho, precisamente contra os turcos no Dragão… :-)
prata disse…
Sapunaru nem foi convocado... Como pus no post Fernando a lateral e Pelé a titular.
riskolas disse…
Eu espero que ele não se lembre de pôr o Mariano. Ou, caso se lembre de pôr o Mariano, me prove que eu estava enganado!!!

O onze que acho que ele vai pôr é:
Helton;
Fucile, Rolando, Bruno, Pedro;
Fernando, Meireles, Tomás;
Licha, Hulk, Tarik.

Eu punha:
Helton;
Fernando, Pedro, Bruno, Fucile;
Pélé;
Meireles, Tomás;
Rodriguez;
Licha, Hulk.

"Bute" ganhar!