Da Roménia com Classe...

Esquecendo um pouco da actualidade e voltando ao passado, fomos novamente ao baú para recordar o pé esquerdo de Ion Timofte, já mencionado neste blog por Artur e Tony Silva...

O jogo é relativo à época 92/93 e respeita a uma clara vitória do FCP frente ao Salgueiros na casa emprestada do Bessa... Do vídeo a nota mais saliente vai obviamente para a classe do médio romeno no golo obtido...




Notas...

- Timofte aliava a força e a técnica naquele pé esquerdo, bem evidentes na bola ao poste e de seguida no chapéu efectuado... Cheguei a ir visitá-lo ao hospital Santa Maria (a 200 metros de minha casa) quando lá foi operado...

- O Salgueiral e a quantidade interminável de jugoslavos no plantel...

- Tozé, não vincou... neste jogo teve duas assistências brilhantes e dele tenho na retina uma jogada genial em Londres contra o Tottehnam...

- Jorge Costa, 11 anos antes de se sagrar Campeão Europeu, mas sempre no mesmo estilo inconfundível...

Comentários

prata disse…
Grande golo! Este Timofte era um primor técnico.
Eu tinha ideia que este Tó Zé era muito fraco. Nem me lembrava deste jogo.
Destaque também para Vinha. Certamente uma referência futebolística para mim...
riskolas disse…
Grande Timofte!

Só jogou 1 ano no Porto, certo?
Anónimo disse…
1 ano?????Para aí 3 ou 4!!
riskolas disse…
Tinha ideia de ele só ter jogado 1 ano e emprestado pelo P.Timissoara.

E depois o Boavista é que foi
buscá-lo.

Mas já foi há tanto tempo...
riskolas disse…
Já fui confirmar.

Jogou 3 épocas.

90/91
91/92
92/93

E depois jogou 6 anos no boavista
Lamas disse…
Três épocas:

1991/92; 1992/93 e 1993/94...
Lamas disse…
Boa... também conheces o www.zerozero.pt...
riskolas disse…
Pois sei... mas copiei mal as épocas! LOL
Anónimo disse…
Depois do Post sobre Capucho eis k aparece aqui o meu primeiro grande ídolo!!Na altura lembro me de ver vídeos com ele repetidamente, principalmente um penalty contra o Benfika à chuva, de forma a aprender a bater os penaltys como ele.Lembro me também de um golo de livre que ele marcou ao Porto nas Antas depois de já estarmos a vencer por 3-0 e em k fui o único k se levantou a bater palmas na minha bancada.Tecnicamente era fantástico
Pedro disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse…
Ion Timofte foi um grande jogador. Só foi pena as lesões. Grandes noites futebolisticas contra Salgueiros e Benfica. Romenos com esta qualidade já não se vêem..
prata disse…
Simões gostei da boca ao Sapunaru...
Tony Silva disse…
Grande Timofte, um dos meus grandes herois no mundo da bola.
O problema era mesmo as lesões (na maior parte musculares acho eu...) e penso que foi isso que acabou por fazer com que o Porto o deixasse sair.
Se bem me lembro não foi uma venda ao Boavista mas antes uma dispensa para nenhum clube em particular.
Passado umas semanas (2 ou 3 acho) o Boavista anunciou a contratação dele.

Estava aqui a pensar, em 92/93 eu tinha 16/17 anos :)
Ainda vivia naquela esperança estupida (ou sonho se lhe quiserem chamar) de que ainda estava dentro da idade para poder vir a ser jogador de futebol.
:) não sei se mais alguém passou por isso...

Ainda sobre o Timofte, tb na seleção Romena penso que não foi muito utilizado. É algo que podem confirmar mas tb a Roménia na altura tinha Hagi e Dumitrescu, etc., era grande selecção.
Lamas disse…
mais popescu e raducioiu... e um tal de Nica Panduru que um dia destes ainda aparece por aí...