Embirrações

O Post vem com um dia de atraso e por isso vai ser mais curto. E como não há futebol, ou o que há diz-me pouco ou bastante menos, vamos a algumas embirrações.


1a. Estes iluminados que julgavam estar a fazer um grande favor ao futebol ao reduzirem o campeonato para 16 equipas. Resultado: mais buracos no calendário, de tal forma que mesmo com uma nova competição, a Taça da Liga, conseguimos ter semanas consecutivas sem futebol de alto nível (Não. Um Portugal-Albânia não é futebol de alto nível…). Nos últimos dois meses tivemos pelo menos um mês sem competição de clubes. Parabéns meus senhores! Notam-se as diferenças. Isto está bem mais competitivo.


2a. Selecções Sul-Americanas. Passamos terrores com as selecções do Uruguai, da Argentina e mais recentemente da Colômbia. Tudo começou com Lucho. Há dois anos todos assistimos ao consecutivo ao seu subrendimento e todos sabíamos que tinha a ver com as suas constantes chamadas à selecção. Actualmente é sobretudo a selecção do Uruguai. No ano passado Fucile teve imensos problemas físicos e este ano tivemos dois Rodriguez: o pré e o pós estágio da selecção do Uruguai. Tentem comparar o Rodriguez da Luz com o do estádio dos Arcos e o de Londres. Parecia estar a recuperar em Alvalade, mas agora houve Selecção outra vez, portanto… Já para não falar de Guarín que ficou indisponível para três jogos seguidos após regressar da Selecção. Julgo que deverá ser um ponto a ter em conta em futuras contratações.


3a. Senhores que usam frases como «A pior equipa dos últimos 10 anos». Porquê 10? Foi há 10 anos que o Octávio treinou o Porto? Acho que não. Vejam lá que só assim à primeira tentativa me lembrei de uma equipa pior. Então o numero 10 foi utilizado para parecer mais redondinho. E fica tão bem na capa do jornal A Bola… É óbvio que desde a equipa que venceu a Taça Uefa a qualidade não aumentou, tendo muitas vezes acontecido o contrário. Mas não parece um bocadinho exagerado? Não estamos em primeiro após duas visitas a Marrocos? Não estamos em posição de apuramento após embates com os dois adversários directos no apuramento para os oitavos da Champions? Figuras públicas portistas histéricas… Era mesmo o que precisávamos após o descalabro de Londres.


4a. Os adeptos de outros clubes, que não o nosso FCPorto, que juram ter a certeza que Quaresma não vai vingar no Inter de Mourinho. Dizem que tem temperamento complicado… Sou obrigado a relembrá-los que o ’temperamento’ de Quaresma ajudou a dar os últimos três campeonatos os FCPorto, sendo que em dois dos quais foi considerado o melhor do Campeonato. Havia até quem nessa altura duvidasse se haveria um FCPorto sem Quaresma. Os tais iluminados que tendem sempre para simplificar os nossos êxitos. Quer dizer: o Quaresma chega para Benfica e Sporting mas não chega para o campeonato Italiano. Para mim não passa de um estranho reconhecimento de mediocridade por parte destes adeptos. Não esperava tamanho realismo… Os jogadores que saem do FCPorto saem preparados para estas equipas e para este nível de exigência, e acredito que Quaresma não vai fugir à regra tal como Deco, Pepe, Ricardo Carvalho, etc.


5ª. Scolarianos já saudosos a criticar a Selecção de Carlos Queiroz. Em primeiro lugar, para mim Scolari em si é já uma embirração. Scolarianos então… Falam de resultados. Scolari teve resultados. Para mim Scolari é um treinador limitado que ganhou mais um jogo do que Humberto Coelho (e em casa) e que passou os anos seguintes à sombra desse resultado e à sombra de Ronaldo, Deco, Ricardo Carvalho e outros jogadores de top mundial que formavam um conjunto com uma qualidade nunca antes vista em Selecções Portuguesas. Qualquer coisa que Queiroz faça e desde que se qualifique, o que se afigura de provável mesmo após a derrota com a Dinamarca, para mim estará sempre a anos luz do amadorismo de Scolari. Isto começa a ver-se em pequenas banalidades como a convocação dos jogadores em melhor forma, as deslocações para ver jogos dos selccionáveis, a anunciada reformulação das selecções jovens. Tudo superficialidades! O que interessa é a Santa do Caravaggio no balneário, as bandeiras nas varandas e os ‘resultados’…


Equipa para a Sertã: (quero ver todos os menos utilizados)


Ventura, Fernando (a lateral direito), Stepanov, Pedro Emanuel, Benitez; Pelé, Guarín e Tommy Costa, Hulk, Farias e Tarik.

Comentários

Lamas disse…
Bom post Prata:

1.º De facto muitas paragens...
2.º Fucile já se lesionou novamente este fim de semana...
3.º E o Porto de Couceiro??? Ainda mais perto está...
4.º Por falar em embirrações... sabem que eu tenho essa embirração pelo Quaresma pela maneira de ele ser dentro e fora de campo, mas admito que faz falta ao FCP 2008/09... Lá fora, irá brilhar será, inexplicavelmente a humildade tomar conta de si...
5.º Eu tenho gostado da selecção de Queiroz, talvez porque DECO esteve numa forma imensurável nos dois primeiros jogos e, essencialmente porque convoca pelo mérito...
riskolas disse…
1º Imagina uma Taça a duas mãos para termos 1 jogo de campeonato por mês... De rir... Todavia, eu sou a favor de menos equipas ainda!!! LOL
Para mim, eram 10 equipas com 4 voltas! Ou 12 com 3 voltas! :)

2º Problema sério...

3º Esse tipo de considerandos são ridiculos... Com a merda de equipa do Octávio vi o Mourinho pôr o Porto a fazer belos jogos... Atitude, isso é que é preciso... O resto são "fait-divers". (Ler em inglês :) )

4º O Quaresma tem a cabeça do tamanho de um passarinho mas tem uns pés fantásticos. Obviamente que no INTER ele vai lutar, vai pelar e a qualidade dele vai sobressair...

5º Contra a Dinamarca fizemos um "partidazo"!!! Adorei o jogo!
Contra a Suécia, só vi a 2ª parte e a espaços... Mas exigir a vitória na Suécia (equipa banal que nunca se apura para fases finais... ou não!) era, no minimo, cómico. Já agora exigir ganhar na Suécia equivale a ter fé para não perder com a Grécia em casa?!?!?!?
Anónimo disse…
O Porto de Couceiro era o Porto de Fernandez e tinha:Baia,Seitaridis,Jorge Costa,Pedro Emanuel,Valente,Costinha,Maniche,Carlos Alberto,Quaresma,Derlei,Benny,Ibson,Luís Fabiano,Diego......axo k em termos individuais deve ter sido das melhores equipas que o Porto já teve!!Quanto a comparar o Scolari com o Queiroz....pelo menos o Queiroz convoca os melhores e apresenta um futebol melhor já que percebe muito mais de futebol que o Scolari.Por outro lado o Scolari comandou sempre equipas muito boas em que ganhar era uma obrigação e ele conseguiu corresponder aos resultados pretendidos.O Queiroz por outro lado já teve essa oportunidade e o máximo k conseguiu foi deixar o Real de rastos e tudo por falta de carisma e de autoridade que nao soube conquistar.Lembro me perfeitamente de ver um jogador como o Guti estar a ser o melhor em campo e ser substituido por ele nao ter coragem de tirar um galático.
riskolas disse…
Artur, eu lembro-me de ele pedir centrais e só lhe terem dado o Woodgate todo roto e por 12Milhões de Euros!!!

Lembro-me também de ter sido esse o primeiro ano sem Makelele
Anónimo disse…
senhor prata: ja nos habituou as suas reflexoes proprias sobre o estado do futebol azul e branco. dou-lhe os meus parabens pelo tempo que empresta a este blog. Quanto a cronica, concordo consigo, porque quem discordar de coisas tao evidentes ou é tolo ou entao é do contra.

senhor lamas: apresenta alguma dificuldade no seu discurso. Os seus comentarios carecem de alguma lógica e vocabulario apropriado para o contexto. A rever...

senhor riskolas: o senhor com nome de uma personagem de um musical do La Feria é uma delicia. O senhor faz-me lembrar um electricista que chega a uma tomada estragada e diz "ora bem, nao é bem a minha especialidade, mas vou tentar..." e á tenta... o senhor é um optimo participante no forum do blog, uma vez que traz alguma comedia e divertimento as leituras!

senhor artur: o senhor está ultrapassado. Nitidamente. O senhor ainda esta no tempo do CUF e do Barreirense na primeira divisão. Os tempos mudam, senhor artur. Tete rapidamente voltar a realidade, caso contrario, arrisca-se a ficar acabado para o futebol..
riskolas disse…
Sr Moutinho, obrigado pelas suas palavras sempre tão enternecedoras.

Fico triste é que não seja capaz de responder afirmativamente ao repto que lhe lancei...

Lamentável...
Enfim, ao nível de um paineleiro com tons esverdeados ou avermelhados... Tem tanto para dizer mas não diz... limita-se a falar do que os outros dizem sem dizer nada realmente seu...

Mantenho o repto!
prata disse…
são óbvios mas não se vê ninguém a fazer nada...
Anónimo disse…
Sr. Moutinho tem toda a razão.Os tempos mudam.Contudo os perdedores de ontem são os perdedores de hj e serão perdedores para sempre!!
Lamas disse…
De facto estive a reler e comi algumas palavras no meu discurso...

Artur, quando falava na equipa do Couceiro não falava das individualidades, mas sim da equipa, que não apareceu... Por exemplo Mourinho com os mesmos jogadores de Octávio fez um final de época fantástico...
Anónimo disse…
Sim..em termos de equipa era miserável!Mas o Mourinho tinha um estratega xamado Miran Pavlin
Lamas disse…
e um extremo chamado Cândido Costa que fez a vida negra a um tal de Armando Sá... :-)