Contra Ataque

Depois do pesadelo europeu nada melhor que uma vitória no campo de um adversário directo para repor a confiança. Finalmente a equipa reagiu e foram várias as contrariedades.


Comecemos pela questão Jesualdo vs Paulo Bento. Já aqui disse que acho o Jesualdo melhor e que Paulo Bento é ainda mais limitado. Para além dos seus insuportáveis tiques de Scolari, as suas equipas têm sempre uma dificuldade extrema em criar jogo ofensivo. Joga no erro e até aproveita bem. O problema é quando não há erro como foi o caso de ontem. Aí vem ao de cima a incapacidade de improvisação que equipa tem, a falta de magia. Já Jesualdo, ontem esteve bem. Pôs em campo o melhor onze neste momento (se bem que preferia o Pedro Emanuel). Pouco interessou a disposição táctica que foi teoricamente a mesma de Londres. Foi mais uma vez uma questão de atitude. E aqui temos a outra contrariedade: como reagir ao pesadelo que foi o jogo anterior? Afinal, houve vontade de vencer, pelo menos para limpar a péssima imagem deixada na Terça. Foi preciso uma derrota humilhante para fazer o que Jesualdo tem dificuldade em fazer por si só: motivar a equipa. A equipa, sem ser brilhante, foi muito superior ao Sporting. Tommy voltou a estar muito bem, Raul também, Lisandro finalmente marcou outra vez e Rodriguez parece ter acordado. Já Lucho esteve ausente e, por incrível que pareça, não parece estar em grande forma. Vamos aos MVP’s. Para mim há 2. O Fernando que fez o seu melhor jogo até agora. Não gosto deste tipo de comparações, mas parece-me que está a aprender a fazer bem o papel do Assunção. Falta saber se não será preciso nalguns jogos um trinco mais moderno que poderá ser o Pelé ou mesmo o Meireles. E depois há Bruno Alves simplesmente o melhor em campo. Depois da pior exibição que já o vi fazer, sacou uma das melhores. Poderá não ter aquele espírito de liderança que até falta ao plantel mas acaba por se impor pelas suas qualidades físicas e técnicas. Hoje em dia é uma verdadeira arma ofensiva. Pela atenção que suscita nos cantos, pela quantidade de bolas que ganha logo no pontapé de baliza do adversário e este ano pelos livres que marca de forma magistral, quer em jeito, quer em força. Falta-lhe alguma coisa? Enfim, mais um que vai ser difícil de segurar nos próximos defesos… Uma última referência para o Nuno. Fez uma exibição sem mácula se exceptuarmos uma saída em carrinho aos pés de Romagnoli, em que se fosse lá com as mãos matava a jogada. Além disso, e mais importante, parece ter uma empatia muito superior com os colegas de defesa. Basta ver a festa que fizeram entre eles no final do jogo. Se já não se nota um ascendente técnico de Helton sobre Nuno, e se se percebe que Nuno tem a confiança dos colegas, temos de considerar seriamente a titularidade. Eu, por mim e para já, mantinha Nuno a titular.

Vamos a outra contrariedade já aqui antecipada: Lucílio. Para além de uma já esperada dualidade nos critérios, resolveu equilibrar o jogo na altura em que o Sporting mais precisava. Será a clubite que me tolda a visão ou aquilo foi mais uma daqueles penaltis que só um iluminado descobre? E depois há aquele lance em que Derlei tenta arrancar à força o tornozelo de Sapunaru. Não contente ainda foi reclamar a fita do romeno que estava no chão abananado com tamanha entrada. Solução do Lucílio: amarelo aos dois por ‘fazerem peito’ um ao outro e depois marca lançamento lateral... E depois até me admira não ter expulso o Tommy Costa que fez duas faltas iguais e levou amarelo apenas numa delas. Falta dizer que, para mim, nem uma nem outra mereciam o amarelo, mas com Lucílio e da maneira Moutinho se queixava, acho que Jesualdo o tirou na altura certa. Por falar em Moutinho. Ainda hoje falava com o outro Moutinho, um habitué do blog, sobre isso. Aliás Lamas também já aqui tinha falado disso após o jogo da Taça. Ele está transformado no maior fiteiro da primeira liga. Nada de anormal se não fosse consecutivamente premiado pela sua apetência para o teatro. Ontem arrancou várias faltas à entrada da área, vários amarelos e um penalti. Nada mau para quem ontem não mostrou ponta de futebol. Se é este o seu futebol, não admira que já não almeje mais que um clube como o Everton…

Para terminar, Jesualdo disse a seguir ao jogo com o Arsenal que podia ter ganho uma equipa. Eu acho que quase se perdeu uma equipa. Ainda bem que prevaleceu o brio dos jogadores.

Comentários

Anónimo disse…
Acho um desrespeito para como Riskas dizer se bem do Nuno neste blog!!
riskolas disse…
Artur, meu caro, muito obrigado pela solidariedade.

De qualquer modo, concordo com o Prata. O Nuno merece a titularidade bem mais do que o Hélton.

Em primeiro lugar está o clube, só depois vêm as "tricas" pessoais...

Quanto ao jogo, valeu sobretudo pela vitória. Gostei de ver a maneira como os jogadores festejaram! Parece que afinal ainda existe o Espírito do Dragão.

Todavia, o FCP tem de saber defender com bola, tem de ter segurança no passe e no controlo da bola...

Vamos ver o que nos reserva o futuro...

A lagartagem abanou... :)

Pis, logo estou contigo!!! :D
Anónimo disse…
O Nuno disse no final da partida que esta vitória era dedicada a todos os portistas menos a um!!Acho k ele n se eskeceu das tricas pessoais para ctgo!!!!
Anónimo disse…
Começo por dizer que estive lá. Não falho. Não podia falhar. No final do jogo em Londres, a minha vontade de ir a Alvalade era enorme. Sabia que os jogadores podiam fazer mais e acreditava acima de tudo na qualidade técnica e entrega desta equipa bem como na competencia do mister. Quando falei aos meus amigos para irem ao jogo comigo, quase todas forma negativas: "é muito tarde", "estou chateado com o jogo de Londres", "na segunda acordo cedo", etc... Acabei por convencer dois amigos meus, mas garanto-vos que ia sozinho. A equipa ia dar uma resposta positiva e com o apoio e a demonstração que os adeptos estavam com a equipa era fundamental. Que sensação estar no estadio e ver os golos, festejar com os outros adeptos, ver a equipa com grande atitude e responsabilidade e acima de tudo no fim, o agredecimento aos adeptos. Os jogadores também sabem que quem estava em alvalade acreditou neles. Acreditou neles desde o primeiro ao ultimo minuto. E a resposta em campo foi para nos. Nuno, grande simbolo do FCPorto, no final do jogo, beijava o simbolo do clube na sua camisola e fazia um gesto a dizer que a vitoria era nossa. Dos adeptos que estavam em lisboa. Daqueles que fizeram o sacrificio de ir apoiar o seu clube numa altura de crise.

Meus amigos, para terminar, não há mais portistas que outros. Não sou nmais portista que ninguem deste blog, mas de uma coisa estou certo, é que a escrever em blogs e a ver os jogos no sofá, o apoio ao clube é nulo. Não digo apoiar o clube nas vitórias: é facil. Dificil é ir a alvalade depois de uma derrota humilhante e com a possibilidade de ficar a 4 pt do sporting. Obrigado equipa. Obrigado Mister.

Isto tudo porque festejar no estadio é diferente. Estar lá é diferente. E que bem que sabe...
Anónimo disse…
Uma palavra de apreço a todos os que na terça-feira cairam com a equipa, mas que se levantaram e passaram logo, a apoiar, incentivar, moralizar.
Com estes portistas, felizmente, há muitos, o futuro do F.C.Porto será sempre, grandioso
Palavras de um portista mesmo
--------------------------

Concordo
prata disse…
Não posso deixar de enaltecer os portistas que foram apoiar o clube depois daquela miséria. A equipa bem precisava de apoio.

A verdade é só uma: estamos em primeiro e já descemos 2 vezes a marrocos. Pouco a pouco, mais em garra que em técnica vamos construindo uma equipa. Tivemos 3 grandes testes este ano. No primeiro só não ganhamos aos 'galácticos2' por um erro de incrivel de helton e por não termos conseguido tornear o anti-jogo ultradefensivo do adversário na segunda parte. No segundo falhamos estrondosamente. No terceiro, não só ganhamos como já estamos em primeiro lugar. A equipa não está a reagir assim tão mal.

O problema é que já há muito que os Portistas se deixaram de contentar com o sucesso interno... Eu também não me contento.

PS: ainda só vi o titulo do artigo de hoje do Miguel Sousa Tavares («Temos a pior equipa dos últimos 10 anos»), mas dá a ideia que ele que cada vez mais se deve dedicar a escrever sobre desportos que domine melhor, tipo, caça às perdizes...
prata disse…
Já agora, vi novamente as faltas de Tommy Costa e acho que Lucílio foi amigo. Deve-se ter enganado porque está visto que a intenção dele era outra...
riskolas disse…
Sem dúvida, que aqueles que foram a Alvalade estão de parabéns e merecem, mais do que qualquer outros adeptos, os aplausos da equipa!

São esses adeptos que nestas alturas dificeis nos fazem ter orgulho no clube que adoramos.

E não importa porque não acompanhamos a equipa. Só contam os que lá vão!

Quanto aos blogs, e falo por este, trata-se de um circulo que, apesar de estar aberto, não deixa de ser um meio para um grupo de amigos trocarem uns bitaites.

Moutinho, de qualquer modo, e porque estás mais ligado ao futebol do que qualquer outro de nós, gostava que fizesses a tua análise ao nosso futebol. Peço-te que faças uma análise critica e sem fanatismos saloios de apoio incondicional a toda a estrutura. Quero dizer que, sem pôr em causa todo o teu total apoio à actual equipa técnica e jogadores, gostava que fizesses uma análise ao estilo de jogo, tácticas, técnicas e afins.

É um simples desafio que te deixo.

Acho que poderíamos todos aprender um bocado... pelo menos, eu!

Voltando ao post e ao que o Prata já acrescentou, o campeonato já não me chega. Além de campeões, "exijo" que sejamos uma equipa "certa" nos 1/8s da Champions League e, consequentemente, que sejamos uma das equipas indesejadas pelos tubarões! Isto permitir-nos-á ser um habitué nos 1/4s e isso dar-nos-á dinheiro e cartel!
Anónimo disse…
Esse Miguel de Sousa Tavares é um merdas que procura acima de tudo algum protagonismo tendo sempre uma opinião contrária ao que é óbvio.Que se continue a dedicar mas é ao plágio, pois nisso é que ele é bom!!
Lamas disse…
Vou ser sintético:

Soube pela vida a vitória em Alvalade e destaco obviamente Bruno Alves, ao qual tenho de lhe tirar o chapéu, pois não acreditava no seu sucesso no FCP quando Jesualdo o lançou na Luz num jogo contra o Estrela... cresceu muito... é impetuoso, agressivo e insuperável nas alturas... nota-se muito treino nos livres e parece vir a tornar-se um caso sério, porque o tempo em que apenas a força existia já era... e acima de tudo porque sente o emblema que enverga no peito... PARABÉNS e OBRIGADO Bruno!