Acordem!


Penosa a primeira parte de ontem. Aliás, pouco se aproveita do jogo todo. Podíamos e merecíamos ter ganho mas não o fizemos por merecer durante os 90 minutos o que é grave. Ao menos tivemos a capacidade de encostar o adversário às cordas, coisa que ainda há umas semanas um adversário directo não conseguiu… Jesualdo diz e bem é neste jogos que se ganha e perde campeonatos. Aliás serão muitos os jogos em que o adversário vai passar 90 minutos a tentar simplesmente anular o nosso futebol em vez de tentar desenvolver o seu. Chegava a ser irrisório como o Rio Ave chegava à frente, algumas vezes com espaço e das duas uma, ou chutava inconsequentemente de longe, ou tentava ganhar cantos com centros estapafúrdios. Mas isso é preocupante: nós não demonstramos incapacidade para criar oportunidades de golo. Criamos várias na segunda parte. O problema foi atitude competitiva. Jogamos na primeira parte de uma forma tão lenta e displicente que parecia que tínhamos caído numa arrogância própria de quem acha que mais cedo ou mais tarde o golo vai aparecer. Pois não apareceu e já estamos a 4 pontos do primeiro lugar. Acordem, antes que seja tarde demais! O Sporting não está jogar nada, (tal como nós) mas vitória a vitória...


Ontem apenas 2 jogadores me agradaram. Um foi Lisandro que apesar de ter falhado mais um golo proibido, fez de tudo para puxar pela equipa. Aliás fez o trabalho dele e o dos extremos que ontem simplesmente não existiram. Como é possível tamanho apagão de Mariano e sobretudo de Rodriguez? Uma das virtudes que reconhecia a Rodriguez era a sua consistência. Sinceramente nunca o vi jogar tão mal. Nem no Benfica. Não percebo como fez os 90 minutos... O outro que agradou (finalmente!) foi Sapunaru. Pelo que mostrou ontem dá toda a ideia que, melhorando defensivamente, poderá resolver o problema deixado por Bosingwa. Será para continuar? Um que não me tem agradado consecutivamente é Hulk. Verdinho de mais para ser verdade. Candeias igual. Espero que o Tarik regresse rápido… Ou então que apareça a surpresa de Pinto da Costa. Lembram-se? Continuamos à espera ou será que se precipitou ao prometer? Lucho esteve desastrado e isso notou-se e bem. Fernando, apesar de ter aparecido mais à frente teve várias trapalhadas que poderiam custar caro não fosse a falta de jeito confrangedora dos avançados do Rio Ave para tratar a bola. Já sei há quem não concorde mas, Lucho sozinho não chega sempre e começa a notar-se a falta de magia. Vocês sabem de quem estou a falar...


Por falar em magia, vi os 3 últimos jogos na Premier League do Arsenal. Lamento mas não estou nada optimista. Eu não vi o jogo da Ucrânia mas surpreende-me que os ucranianos tenham conseguido empatar. Há anos que admiro o futebol de Wenger e acho que há várias temporadas que nenhuma equipa joga futebol mais bonito que o Arsenal. Tem tudo: mobilidade, velocidade, técnica, grandes executantes. Falta-lhe a humildade de perceber porque é consecutivamente batido nos momentos decisivos por treinadores com um futebol mais cínico. Se calhar falta ali algum equilíbrio e se calhar uma injecção de experiência na contratação de mais jogadores como Gallas resolveria o problema. Jogar com a juventude e irreverência do Arsenal será a única maneira de os vencer. Vamos ter de ser cautelosos e jogar no erro, porque da maneira que estamos a jogar, jogar de peito aberto será um suicídio…


Espanha já começou a sua habitual campanha para eleger o melhor jogador FIFA de 2008. O jornal a marca propõe Casillas e os de Barcelona propõem Messi e Xavi. Normal. Mas há dias vi 2 dos comentadores do trio d’ataque dizer que preferiam Messi a Ronaldo. Gostaria de dizer que se Ronaldo não vencer o troféu este ano será um autêntico escândalo! Por muito que goste do futebol de Messi, ele está muito longe de Ronaldo. Um extremo que foi só o melhor marcador da Europa e da Liga dos Campeões e joga em Inglaterra onde não apanha equipas como o Sporting de Gijon... Já é altura de começar a julgar o Messi pelo que faz e não pelo seu potencial adiado por sucessivas lesões que o deixam todas as épocas 4 meses de fora. Messi poderá ser melhor driblador mas marca mais golos? Marca livres? Joga de cabeça? Tem resistência ao choque? Tem capacidade para fazer 50 jogos por época? Não brinquem comigo... Já chega a besta do Platini que diz que Ronaldo ainda tinha que fazer um grande Europeu para provar que era o melhor. Ele bem tentou mas lesionado e com Scolari no banco é complicado…


Equipa para a recepção ao Paços na próxima 6ª feira:

Helton; Sapunaru, Emanuel, Bruno e Fucile; Pelé (jogo ideal para a estreia), Raul e Lucho, Rodriguez, Tarik e Lisandro.

Comentários

miguel87 disse…
Depois do jogo de ontem, mantenho praticamente inalteravel o comentário que fiz no post anterior:

"o Sapunaru quando acertar a defender pode vir a ser um fora de série, já repararam como ele aparece na area atacante em jogadas corridas? E não é só aqui, vi-o a jogar assim na seleção contra a Lituania e era ele que levava o jogo da Roménia para a frente, a lateral direito e depois a esquerdo.

Prefiro o Rolando manco que dois pedros emanueis.

(...)

Fernando está rapidamente a assumir o papel que era de Assunção, Pelé vai-se ver lixado para jogar.

Tommy, Guarin e Hulk têm potencial para serem grandes jogadores, a questão é se Jesualdo irá conseguir faze-lo render (não tenho fé nisso).

o meu 11:

Ventura, Sapu, Rolando, BA, Fucile; Fernando, Tommy, Lucho; Tarik, Lisandro, Rodriguez.

PS. Com Jesualdo não renovei o meu lugar anual, quando ia, apesar de não gostar de muita coisa, nunca assobiava, mas concordo que no fim do jogo os sócios devem mostrar que não estão contentes.

PS. Até podemos ganhar o campeonato por 50 pontos, que não será por isso que deixarei de pensar que mereciamos um treinador melhor.

Sex Set 19, 02:09:00 PM"

A única alteração que fazia, depois do Rio Ave, era meter o Lino no lugar do Fucile e talvez o Candeias no lugar do Rodriguez.
prata disse…
Já agora. uma mensagem aos anónimos assíduos do blog:

Primeiro comecem a assinar nem que seja com um pseudónimo qualquer... Como fez por exemplo o sr. de 62 anos de freamunde que teve a seguinte opinião: «Adeptos de merda!» É polémico e até pouco ponderado dada a idade, mas não se esconde no anonimato...

Depois para um anónimo em especial, em vez de postar comentários intermináveis com artigos de outros sítios, pode antes deixar o link...
Anónimo disse…
Oh Miguel tu não sabes em primeiro lugar o que é futebol,snão n dizias essas bacoradas todas!!Depois não és um veradeiro portista dado k não renovaste o teu lugar anual por razoes plausiveis!Se por não gostar de uma coisa ou outra eu deixasse de ir ver o Porto acho k em nenhum ano tinha lá ido.contudo a instituição está mto acima de algumas pessoas que a compõe e o nosso dever é simplesmente apoiar e fazer do nosso clube mais forte!E volto a repetir:Se gostasses do nosso clube não ofenderias o nosso grande capitão que tanto nos deu ao longo dos anos em que está conosco!!
prata disse…
Outro dia também ouvi o Rui Moreira dizer que deixou de ir ao Dragão quando o Octávio Machado era treinador do FCPorto. Pah, não concordo. De qualquer forma vamos parar com expressões como «Adeptos de merda» ou «eu sou mais portista que tu», etc. Estamos todos ao mesmo...
riskolas disse…
Eu não sei se sou mais portista ou menos portista do que qualquer outro...

Sei o que o FCP me faz sentir e isso, para mim, basta... Não tenho que dar satisfações a ninguém.

Quanto aos assobios, são uma manifestação como qualquer outra. Cada um tem o direito de manifestar o seu agrado ou desagrado... desde que não ofenda ninguém! E eu acho que uns assobios não ofendem ninguém.

O único jogador que assobiei em toda a história do FCP foi o Quaresma... precisamente porque, por vezes... ou muitas vezes, entendia que ele simplesmente menosprezava os adeptos. Obviamente, que minutos depois podia resolver jogos com lances de génio mas eu não admito que nenhum atleta dos nossos desrespeite o emblema que traz ao peito!

Quanto a treinadores, já assobiei alguns!

E o Jesualdo é só mais um!

Ele é ultra-limitado... faz-me lembrar aquela figura dos velhos teimosos... Temos tantos médios bons! Porque é que o desenho táctico tem de ser o mesmo?!?!??!

Estamos ultra-previsiveis! Vamos ter muitas dificuldades e com os erros de arbitragem "ocasionais" a favorecer os mouros vermelhos e verdes as coisas vão-se complicar...

Para terminar este testamento tenho de atirar um bocado de sarcasmo... O JESUALDO É UM PIONEIRO!!! É o primeiro treinador que se auto atribui mérito nas coisas boas e responsabiliza os jogadores pelas coisas más!!!!

Já chega! Se os jogadores se deslumbram ou dormem na reforma a culpa é dele!!!! E só dele! Foi ele que queimou o Quaresma no FCP! E é ele que vai queimar o Rodriguez se insistir em obrigá-lo a jogar 90' encostado à linha!!!!
Ricardo de Sousa disse…
Prata .. Obrigado pela referência ao meu não anonimato ..
mas de facto tenho que discordar de ti !!
Não é por ter a idade que tenho que deixo de dizer , por exemplo, adeptos de merda !! É o que eu acho e é o que direi a adeptos que assobiem a equipa quando esta está a ganhar 3.1 para a Liga dos Campeôes contra um adversário com o dobro do orçamento e com um treinador recém campeão europeu de selecções !!
Não lembra ao Diabo! Cada vez que o adversário fazia um ataque os adeptos assobiavam, dando a ideia que era inadmissivel tal facto !! Mas onde é que se já viu algo assim ?? Pensem um pouco antes de actuar !! Ou assobiar porque o Hulk na primeira vez que tocou na bola ficou sem ela ?? Achas normal ?? E jamais direi que sou mais portista que este ou aquele mas tenho a minha opinião sobre as coisas , nomeadamente assobiar a equipa nas condições em que assobiaram é de adeptos de merda !!

Não sei em que fundamentas esse pouco ponderado mas se foi por ter dito adeptos de merda não acho muito consensual !!
.
Com isto não estou a dizer que jamais assobiarei ou que estarei sempre a aplaudir .. Não !! Mas há que saber o momento para criticar !! Por exemplo nos primeiros 55 minutos do jogo de ontém !! Aí sim eu assobiava !! Foi inadmissível .. Sou um dos defensores do treinador mas ontém , meu deus , aquele estilo conformista , sentado no banco , em vez de gritar para acordar a equipa não é normal !! Não quero que sejam todos Jorge Jesus , sempre a berrar , mas há momentos em que isso deve ser feito !!!

Prata desculpa a sinceridade com que pauto os meus comentários mas se não sou bem vindo basta dize-lo ..

Abraço portista
Mais tarde dissecarei sobre o jogo ..
prata disse…
Lógico que é bem vindo. Queria apenas por um travão a argumentos desse género sem que estejam minimamente explicados. O texto de hoje já dá uma melhor ideia da opinião. Eu pessoalmente também não concordo com assobios, apesar de todas as semanas descascar aqui no Jesualdo. Agora no Dragão os assobios vão para os adversários...

Agora anónimos é que não gosto muito...

Riskas já sei que tu estás à espera do 4-4-2 e eu também estou. Mas se confias tão pouco no treinador não achas que será demais para a camioneta dele mudar de sistema com a temporada a decorrer? Eu acho arriscado... Mas com o plantel deste ano e tendo em conta que do banco tem vindo nada de bom a não ser os médios, mais cedo ou mais tarde vai ter de se pensar nisso...
riskolas disse…
Prata, quero lá saber do 4x4x2 ou do 4x4x3 ou 3x6x1 ou do 0x10x0!!!!

Não aceito é que sejamos tão estáticos!!!

Eu lembro-me do Mourinho fazer treinos do 4x3x2!!! Sim, com menos 1 para quando tivessemos jogadores expulsos...

Quanto a ser demasiada areia para a camioneta dele... puseste o dedo na ferida. O Jesualdo não nos serve!
Lamas disse…
Eu meti o Messi na Uefa Fantasy League a capitão... isso sim... é uma má escolha...

Ontem só vi a 2a parte... ainda bem, pelos vistos... fiquei sem luz por causa da trovoada e acompanhei pelo rádio...

Estou a ficar especialmente desiludido com o Hulk... acreditava no seu potencial, mas uma, duas, três, já começam a ser vezes demais sem me agradar...
Anónimo disse…
Sou um espectador atento do blog e prezo as opiniões e o debate que se instala!
Queria assim deixar 2 notas apenas para não ser maçar esta boa gente que partilha a mesma paixao clubistica:

A) Não sou o primeiro mas não hei-de ser o último a confessar não ser profundo fã do nosso treinador! Não gosto da passividade no banco assim como desprezo o treinador à antiga portuguesa de bigode farfalhudo sempre aos berros lá para dentro.. Quero com isto dizer que há que por a mão na consciencia e se uma equipa não rende nos 1ºs 20 minutos é imperioso fazer 2 ou 3 gestos lá para dentro, enviar um telegrama ou puxar pelas orelhas deste ou daquele para nós,adeptos, sentirmos que há NERVO, VONTADE!

2) Os esquemas tácticos devem ser moldados sobre as metodologias de jogo e não o oposto! Sem querer alongar-me do ponto de vista técnico, julgo que temos mais qualidade no miolo do terreno que na linha avançada pelo que eu jogaria num esquema versátil de 442 com Rodriguez e Lisandro muito moveis na frente sobre a batuta de Lucho e entregava o controlo de meio campo ao surpreendente Fernando, Raul e deixo o 3º elemento dependendo do adversário!


Os melhores cumprimentos aos administradores do blog e aos "opinadores" ocasionais!
Pispis disse…
Acho que o Fernando tb já abriu a porta para o Pelé entrar... mt fraquinho...