Regresso


Após uma ligeira interrupção para férias, o Basculação regressa. Regressou também o Campeonato e já não era sem tempo!

Regressamos também às derrotas com o Sporting… E aqui temos um problema muito sério. Em primeiro lugar queria dizer que já não me lembrava de não ver uma final do FCPorto. Mas aconteceu este ano… No entanto, li jornais e, mais importante, falei com portistas o que deu para me preocupar. Aliás a capa do execrável jornal record do dia seguinte pôs a questão como ela deve ser posta nesta altura: «Paulo Bento 3 – Jesualdo 0». Não acredito que Paulo Bento seja melhor que Jesualdo, aliás acho exactamente o contrário. No entanto, parece-me preocupante a forma como, consecutivamente, não reagimos a superioridades numéricas no meio-campo, nomeadamente quando o adversário joga num 4-4-2 reforçado defensivamente e com avançados móveis. Em Portugal só acontece com o Sporting, mas temo que lá fora possa acontecer mais vezes. Relembro as dificuldades que tivemos com o Liverpool, com o Chelsea, etc. Normalmente, Jesualdo perante estes adversários tenta reforçar o meio-campo. Desta vez não o fez e bem. Mas a verdade é que o problema continua por resolver e não me venham com o problema do trinco porque com Paulo Assunção acontecia o mesmo. Mais uma vez os centrais e sobretudo os laterais não tinham quem marcar e em vez de se soltarem, tiveram problemas com isso. O jornal o jogo tentou esquematizar o nosso problema em 3 quadros: defesa, meio-campo e ataque. Pois nos 3 quadros estávamos sempre em inferioridade numérica… Na verdade o Sporting não jogou com 15. Apenas estávamos em inferioridade no meio-campo e como tal o nosso ataque tinha obrigação de criar espaços e de marcar golos. Não o fez… Está aqui chave do problema. Paulo Bento tenta sempre controlar o reforçando o meio-campo e se repararmos até Djaló chega a ser médio. O problema dele é que não tem ninguém que improvise e que dê uma sapatada no jogo e como tal joga no erro. Aliás os 2 golos surgem de um ressalto e de uma oferta. Nós temos gente que desequilibra e como tal tínhamos a obrigação de ter a capacidade de criar mais problemas à defesa leonina. Se não o fazemos, o adversário está montado para crescer no jogo e os golos por muito esporádicos que pareçam, pela forma como foram obtidos, nunca serão um acaso. É esta a abordagem que tem de ser feita perante os adversários sobretudo em Portugal: eles é que têm de se preocupar com a nossa equipa. Nós é que temos o Lucho, o Bruno Alves e o Lisandro. Só nós nos poderíamos dar ao luxo de deixar Quaresma de fora enquanto não o vendemos...(nem vou pegar por aí...) É que dá a ideia que chegamos a estes jogos e fazemos o contrário. Se Benitez e Sapunaru não têm quem marcar sobem. Se Guarín não tem bola sobe no terreno. E como estes daria vários exemplos. É mesmo uma questão de atitude e não de trincos e de superioridade numérica!

Já o jogo de ontem pude assistir no estádio. Como já tem sido habitual, foi uma exibição q.b. no Dragão. Deu apenas para confirmar algumas ideias que já tinha:
- Se Meireles é trinco prefiro Guarin a Tomás Costa, apesar de este ter jogado bem. Simplesmente parece que Gaurin é capaz de mais coisas...
- Para mim o único lateral claramente titular é o Jorge Fucile. Seja à esquerda ou à direita, e por muito que Sapunaru seja mais forte e por muito que Benitez não seja tão mau como o pintavam...
- Rodriguez joga bem melhor na esquerda e sempre que troca perde rendimento.
- Mariano é finalmente uma opção...
- Hulk entusiasma e finalmente vi o miúdo passar uma bola...

Para a próxima semana só posso esperar 2 coisas. Que se venda o Quaresma aproveitando para se reforçar a equipa com outro ala ou com outro avançado, e que se traga a vitória da Luz. Apesar de ainda não ter visto nenhum jogo do Benfica, parece-me claramente um mero conjunto de individualidades...

Equipa para a Luz:

Helton; Sapunaru, Emanuel, Bruno e Fucile; Raul, Guarin e Lucho; Mariano, Rodriguez e Lisandro.

Comentários

riskolas disse…
Prata, para falar só um bocadinho do Jesualdo, ele é, no máximo, um bom adjunto para o FCP.

O FCP joga sempre da mesma maneira e é por isso que basta um treinador adversário ser mais astuto (e o Paulo Bento é!) para nos vermos à rasca...

Espero ser campeão mas este plantel, apesar de ser equivalente ao anterior, exige mais trabalho do treinador...

Quanto ao Tomás Costa, é um jogador que me entusiasma! Batalhador e muito inteligente. Os laterais precisam de algum tempo e o ataque devia ser a 2: Hulk + Licha! Pelo que falta, pelo menos 1avançado no plantel (O Farias esgotou-me a paciencia contra a lagartagem).

P.S. Será que o Jesus está mesmo a caminho do nosso FCP?!?!?!?
Lamas disse…
Primeiro parabenizar o facto de hoje completar 2 anos que o contador do Basculação está activo com mais de 26 mil visitas...

Depois as análises... Também vou na ideia do Fucile como titular, mas claramente na esquerda... apesar do enterro do romeno na supertaça, acho que tem muitas mais potencialidades que Benitez que apesar de não compremeter vê-se que não dará mais do que aquilo...

Agora o meio campo está a desagradar-me profundamente... ainda não há rotinas e o FCP não tem segurado o jogo devidamente, nem ontem o fez... espero que as coisas comecem a aparecer com naturalidade, mas nem Guarin nem Tomás Costa me convenceram... gostava que Fernando tivesse a sua oportunidade...

No ataque, HULK mostra ter algo mais... o jogo contra o Sporting não é exemplo, entrou e quis fazer tudo e nunca soltou a bola... mas tem características fantásticas... é possante, tem um potente remate, técnica e uma velocidade surpreendente... No seu primeiro jogo, que o vi ao vivo aqui em Braga, quando a bola lhe é metida e ele vai ao encontro dela como uma flecha fiquei boqueaberto... não estava à espera que com aquele corpo tivesse aquela velocidade... fez lembrar o Ronaldo dos tempos do Barça, mas não o estou a comparar a ele... apenas digo que tem muitas potencialidades que se forem trabalhadas podem o tornar um caso sério... espero eu claro...
prata disse…
Se jogarmos com Lisandro e Hulk sai quem? Rodriguez? Se fosse para sair o Mariano ou o Tarik... É complicado... Dava para experimentar um meiocampo com 2 trincos mais lucho e rodriguez mas isso já foi testado? Continuo a achar que o 4-3-3 é melhor nesta altura...

Apesar de gostar de Guarin, também acho que, neste momento, o melhor que temos no plantel para aquela posição é mesmo o Raul e por isso concordo com a ideia de utilizar o Fernando a trinco.
prata disse…
Já agora, bom pormenor Lamas. O contador já lá está há 2 anos mas o blog é mais antigo. Foi criado nas vesperas daquele jogo em que ganhamos o título em Alvade com golo de Jorginho.
Lamas disse…
Já a agora e mais precisamente a 7 de Abril de 2006 com o primeiro post com o título de Co...

http://basculacao.blogspot.com/2006/04/co.html (para quem quiser relembrar)
Pispis disse…
Eu acho o Paulo Bento muito bom, só lhe faltam jogadores, não esquecer q treina uma cambada de miúdos e outros a acabar a carreira...

O meio-campo ainda não convence e preocupa-me o facto de n termos o Azenha no banco e ainda mais o José Gomes no lugar dele, no entanto seria muito lindo ver os lampiões a 5 pontos já na 2ª jornada :-)
miguel87 disse…
Eu acho que este plantel é mais forte que o anterior e só nos falta um nº10, e talvez um ponta de lança que conte como alternativa real a Lisandro.

Sapunaru não tem a velocidade do Zé, mas tem potencial para ser muito seguro a defender e já se viu que pode desiquilibrar com várias subidas com a bola controlada. Benitez para já não me parece seguro e falha muitos passes, Fucile devia jogar claramente.
No centro estou convencido que é uma questão de tempo até Rolando substituir Emanuel.

Com os reforços, penso que o meio campo ficaria bastante mais forte, desde que o treinador fosse capaz de colmatar a falta do elemento chave da equipa nos últimos anos: P.Assunção. Desde Fernado, Tomas Costa e Guarin, até aos titulares habituais, penso que ganhamos não só em quantidade mas sobretudo em qualidade, tivessemos treinador capaz de tirar partido dessa oferta.

No ataque, com ou sem Quaresma, temos mais e melhores opções para as alas: um Mariano recuperado, Rodriguez reforço de peso, um Tarik a quem basta manter o nivel e até Candeias promete acabar com o enguiço no aproveitamento dos jogadores da casa. E ainda temos Hulk, que pode muito bem fazer uma das alas acrescentado poder de fogo e desiquilibrio.
No centro, estou convencido que Lisandro irá manter o nivel, mas Farias ainda não convence, principalmente jogando sem outro avançado ao lado.

Resumindo, penso que com um treinador á altura do plantel, seria mais um passeio pelo campeonato e quem sabe até onde podiamos ir na europa... assim, espero ser campeão, nem que seja por meio ponto, contando com muitas dificuldades desnecessarias.
prata disse…
O Pis parece-me bem que continues a preferir o Paulo Bento. Pelas capacidades que eu lhe atribuo, prevejo que qualquer dia esteja a treinar o teu Leixões... LOL

Quanto à qualidade do plantel, nas laterais está bem pior. Não me parece que Benitez seja melhor que Cech e ao nivel do Zé só há Sérgio Ramos, Daniel Alves e Evra... Mas uma coisa é certa, Fucile tem de ser titular.

No meio-campo temos mais soluções pro tal medio volante mas temos 2 trincos que podem não dar garantias. Bolatti por mim já tinha sido dispensado e Fernando pode acusar juventude, apesar de eu acreditar que não.

No ataque gosto do Hulk e o Farias pode ser uma boa solução a sair do banco mas falta mais um no plantel.

Quanto a extremos temos 4 mais hulk mas eu pessoalmente não espero muito do Candeias. Nem vejo pq tanta excitação.

Resultado: do Negócio Quaresma tem de sair ou um trinco ou um avançado.