Está perto a queda do mito


Hoje apetece-me falar dos nossos crónicos inimigos os cor-de-rosinhas. Poderão dizer que a nossa superioridade tem sido tão grande que já nem vale a pena perdermos tempo com a ‘instituição’. Dirão que eles até nem os favorecimentos claros de que dispõe aproveitam… Mas não podemos deixar que as nossas vitórias nos deixem distraídos perante o que está a acontecer. O actual presidente da ‘instituição’ faz-me lembrar, em tudo, outra personagem que por lá esteve. Tal personagem gozou durante anos de uma total impunidade até ao dia em que os adeptos, por causa dos resultados desportivos decepcionantes, o deixaram cair. E logo que isso aconteceu começaram a cair-lhe em cima processos e mais processos que culminaram na sua prisão. As semelhanças são claras. Ambos chegaram ao poder com a mesma táctica: uma ofensiva feroz ao nosso Presidente Pinto da Costa. Basta isso para, naquelas paragens, se criar um mito de um presidente. Essa táctica consegue cegar de tal forma os adeptos, que não percebem as semelhanças entre estas duas figuras. Então esta negociata de terrenos com uma empresa municipal de Lisboa não tem semelhanças com o caso Euroárea que levou Vale e Azevedo a uma pena de cadeia? Então o caso Mantorras não é semelhante ao caso Ovchinicov? Não haverá apropriação duvidosa de fundos dos clubes nos quatro casos? Quem não se lembra do uso constante da força e da intimidação sobre a oposição interna e sobre jornalistas no tempo do referido líder benfiquista? Não é parecido com o que se passa actualmente? Basta lembrar o caso (convenientemente abafado) da semana passada em que houve agressões a jornalistas quando tentavam captar um encontro (supostamente acidental) entre Hermínio Loureiro e o presidente da instituição. E os relatos disto, onde estão? E o Estoril-gate? Se a CMVM consegue ter matéria suficiente para multar José Veiga por falsas declarações, ou seja, ele tinha mesmo o controlo de grande parte das acções da SAD do Estoril enquanto exerceu funções no benfica, porque não se ouve falar de nenhuma investigação? Resposta: impunidade conferida a presidentes do clube com mais adeptos (até quando?) de Portugal.

Há total impunidade deste senhor e neste país só há uma maneira de isso acabar: os nossos resultados no campo. A nossa equipa está a cilindrar o melhor plantel do século do nosso adversário e isso preocupa os seus adeptos. Ainda por cima os nossos jogadores emprestados continuam a ajudar noutros campos. Alan ajudou a elevar o Vitória de Guimarães a uma possível Champions League. Pitbull trouxe o Vitória de Setúbal a patamares tais, que ainda põe em pânico os clubes da segunda circular. Luís Aguiar destruiu a defesa benfiquista com a sua exibição de sexta-feira. É em campo que nós lutamos, por muito que tentem convencer todos do contrário. Na sexta, quando vi lenços brancos, constatei que poderá estar a acabar a era deste sósia de Vale e Azevedo. Com certeza que os lenços não eram para Chalana, que nem consegue articular uma frase que seja… Queriam-nos convencer que este treinador finalmente tinha posto a equipa a jogar futebol. Ou não seria antes uma tentativa de esconder o facto de que nenhum treinador em condições querer vir treinar o benfica sem que esteja garantida a champions… Era óbvio que os problemas continuavam lá e nada como uma humilhação em casa para por a nu uma realidade: os adeptos perderam a paciência com o seu presidente. Aguardo pacientemente a queda deste mito e com isso, espero que seja devidamente responsabilizado judicialmente por todas estas impunidades.

Por falar em mitos, no sábado assistimos à criação de uma coisa parecida. «O segundo golo do FCPorto é irregular.» Parece que toda a gente concorda menos os Portistas. E já falei com alguns que acham que é mesmo verdade. Não sei se a minha cegueira clubista me impede de ter um julgamento correcto, mas acho claramente que um jogador que fecha os olhos, vira a cara e tem o braço junto ao corpo não tem a intenção de dominar uma bola rematada a 30 centímetros. É a minha visão do lance… Quanto aos 45 minutos que durou o nosso jogo, gostei. Os suplentes responderam bem à chamada, com excepção de Nuno. Acho que nunca o tinha visto jogar tão mal e espero que acorde para a próxima terça-feira. Até no lance do golo pareceu que podia ter feito mais. Aliás toda a equipa parou. Eu sei que o facto ‘Hugo marcar um golo de fora da área’ é tão improvável como um Portista sair satisfeito depois de uma sessão de cinema com um filme realizado por João Botelho e escrito pelo seu marido Leonor Pinhão, mas como é óbvio, o FCPorto de há duas semanas a trás não o deixava rematar com aquele à vontade… Também não se deixava apagar daquela forma na segunda parte em que claramente não jogamos. Stepanov continua a parecer um grande jogador, mas continua a ter uma média de duas paragens de cérebro por jogo. Bolatti jogou bastante bem na primeira parte. Lino não comprometeu na defesa como de costume e só perdeu lances quando estava 1 para 2. Kaz apareceu bem no ataque mas dá muito espaço na defesa. Mariano continua a provar que merece que seja exercida a opção sobre o seu passe. João Paulo esteve sóbrio como de costume e aqui gostaria de deixar uma preocupação minha. Para que é que precisamos do Rolando? Será que não dá para perceber que qualquer central do plantel é melhor? Mesmo no mercado nacional há tantos melhores: Geromel, Robson, Geromel, Rodriguez, Geromel, Diego Ângelo, Geromel… Uma última palavra para o Ricardo Quaresma que está crescer de forma de uma maneira que só pode entusiasmar os Portistas e os adeptos da Selecção Nacional.

Equipa para o segundo ‘round’ do Sado: (tem mesmo de ser a melhor equipa)

Nuno; Zé, P. Emanuel, Bruno e Fucile; Paulo, Raul e Lucho; Quaresma, Tarik e Lisandro.

PS: O Leixões está mesmo na iminência descer. Espera-se que a cidade em peso saia em apoio ao clube como aconteceu no ano passado, senão…

Comentários

Pispis disse…
Tem mesmo de ser a melhor equipa e metes o Nuno na baliza?!?! :-)

O Leixões tá tranquilo, tem jogadores de classe mundial! Não viram ontem aquele cabeceamento do João Moreira, esse grande fenómeno?

"Leixonense eu sou, e para a Segunda eu vou"
riskolas disse…
A propósito da "instituição", recomendo a leitura do artigo do Jorge Maia, publicado hoje no OJOGO.

Classifico o artigo com um "Muito Bom".

Antes de o "colar", deixo "uma palavra" para o Nuno (é um atrasado mental... pelos menos, desde 2004, no aeroporto! :D)

Aqui vai o artigo de Jorge Maia:

"O Benfica tem um problema de tamanho. Como aquelas pessoas com obesidade mórbida, que ficam demasiado grandes e flácidas para se conseguirem mexer e que precisam constantemente de ajuda até para completar as tarefas mais simples. Felizmente, ou infelizmente, não falta ao Benfica quem o queira ajudar, tentando levá-lo ao colo para todo o lado. A imprensa, em particular, está sempre disponível para dar um empurrão. É natural. Nós vendemos jornais e o Benfica compra muitos jornais. É uma questão de oferta e procura. O Benfica procura boas notícias e a imprensa faz um esforço titânico para ignorar a realidade e oferecer-lhe boas notícias. Que não, que não está assim tão mal, que se fizer uma pequena dieta pode voltar à pujança atlética de outros tempos num instante ou então, em desespero de causa, que não é ele que está demasiado gordo, são os outros que estão muito magros. O problema é que enquanto leva o Benfica assim ao colo, enquanto lhe esconde as más notícias, lhe nega a realidade e lhe desculpa os excessos e a flacidez, a imprensa leva consigo a opinião pública e juntas vão contribuindo para a engorda, dissolvendo músculos, atrofiando tendões e entupindo veias e artérias. Juntas vão mantendo o clube refém do seu próprio tamanho, a viver da memória de outros tempos, a roer-se de inveja da flexibilidade dos outros e dependente de terceiros para se conseguir mexer. Mesmo que nunca consiga ir muito longe."
prata disse…
Helton está magoado e Nuno merece(pelo menos merecia)jogar sempre na taça...

Já o disse várias vezes: este Jorge Maia é o maior!

Devo ser o único que ainda não ouvi a história dessa tua querela com o Nuno...
Anónimo disse…
Mto bem Prata, aquilo não é penalty!! O corte foi à "queima" e o Mariano nem estva a olhar para a bola.

Qto ao Nuno, penso que jogou no Sábado, para aquecer o banco na Terça.

Sobre o SLMerda, apenas deixo esta frase do "bigode dos pneus" - "É o melhor plantel dos últimos 10 anos" - e eu acho que tem razão!!
Lamas disse…
Pispis disse "Leixonense eu sou, e para a Segunda eu vou"... és miúdo é mesmo muito forte a chorar...

Não sabes a história do Nuno??? Só te digo... há cbr que viajam com a equipa no regresso de Gelsenkirchen e ainda mandam vir porque os jogadores foram mal criados com eles... Braga, queria ver se tivesses ido ter a Lisboa e regressado de autocarro...

Esse Maia tá muito à frente...

Quanto ao resto não me posso alongar muito por motivos profissionais... :-)

Quanto ao Mariano, concordo na plenitude... mas se fosse um gajo do Setúbal, naquela mesma área, para mim, era penalty claríssimo... :-)
riskolas disse…
Lamas não foi bem assim...
Passo a explicar. Houve um individuo que por ser sortudo (apenas isso) pode viajar no mesmo avião em que seguiram os jogadores, dirigente e afins (não vi lá nenhum árbitro!). Viagem de ida e de volta - Recomendo uma visita ao meu HI5.

Ainda estavamos em Pedras Rubras e o Sr. Nuno, por ciumes do Derlei, tratou-me mal e não me deixou tirar uma foto com ele. Ainda pedi desculpa mas ele foi mesmo um verdadeiro atrasado mental. Para reforçar a minha posição, acrescento que o jovem super-calmo, de nome Ricardo Costa, disse-me para esquecer e ignorar que não valia a pena!!!

Que belas viagens! Pude ver o Pinto da Costa e a sua meretriz ao pequeno-almoço :D
prata disse…
motivos profissionais?
Lamas disse…
sabes qual é a minha profissão, não sabes? sabes onde é que eu trabalho, não sabes? sabes de um teste qualquer que fizemos na faculdade que envolvia um incêndio qualquer numa empresa de Braga, não sabes? sabes que a borracha é um material de uns cilindros que fazem andar os carros, não sabes? fico-me por aqui... :-)