O árbitro mais sobrevalorizado do futebol português


Em primeiro lugar, gostava de dizer que não concordo com a estratégia de condicionamento que o nosso treinador aplicou na antevisão ao jogo dos Barreiros. Julgo que dão deveremos falar de arbitragem por norma e muito menos antes do jogo. Poderá haver algumas excepções mas apenas quando se tratarem de coisas para além do razoável, o que não me parecia o caso. Não nos marcou um penalty na Choupana… Quantas vezes já aconteceu este ano… Enfim, era evitável.
Mas o que veio a seguir foi ainda pior. O sr. Pedro Henriques abriu o livro. Conseguiu não acertar uma única decisão nos lances capitais do jogo. Este árbitro é péssimo tecnicamente. Normalmente os árbitros Portugueses têm todos os mesmos problemas: falta de coragem (sobretudo perante os 3 Grandes) e falta de critério disciplinar. Pedro Henriques tem mais um: ele não percebe o jogo. Não percebe que é a sua falta de critério na marcação de faltas que faz com que perca o controlo do jogo. Ele tenta aplicar um estilo à moda do futebol britânico e por isso tem sido endeusado pelos órgãos de comunicação social. Mas isto não se aproxima do que é feito no futebol inglês. O futebol nem é sequer comparável em termos de velocidade de jogo e cultura disciplinar enraizada. Mesmo assim acredito que este estilo do «deixa jogar» pode funcionar nalguns jogos mas é preciso haver critério, coisa que falta a Pedro Henriques. Nunca fica claro para um jogador quais são os limites impostos por Pedro Henriques: quando é falta, quando vai haver sanção disciplinar… Tudo isto resulta num descontrolo total quando o jogo é equilibrado e disputado. Ora era isto que estava a acontecer na Madeira. Um jogo rápido e muito disputado, até que a falta de critério o estragou. Depois de várias faltas por marcar ao Marítimo e a partir do momento em que eles perderam o controlo do jogo, passamos a ver entradas mais fortes, primeiro do Marítimo e depois dos nossos jogadores. A impunidade em Portugal resulta sempre em maior abuso… Tudo culminou naquele lance do Lisandro que claramente é merecedor de amarelo mas nada mais que isso. É claro que é uma entrada que só existiu por causa daquele voo de karaté que Mossoró cancelou no último segundo, mas não serve de desculpa… O árbitro que fez? Deu amarelo a outros dois jogadores… Mais tarde o Djalma faz falta por trás à entrada da área sobre Fucile. Segundo amarelo? Claro que não… E o escandaloso lance sobre Farias? Mas para mim o lance mais claro do jogo é o penalty sobre Lisandro imediatamente anterior ao golo do Tarik. Expulsão e penalty? Não, deixa jogar... Queria ver se o Tarik falhava…
O que vale é que conseguimos recuperar e fazer uma segunda parte fantástica. Grande velocidade, grande mobilidade, grande futebol! Lucho, Quaresma e Lisandro estão em grande forma. E é mesmo agora que precisamos deles. Gostei ainda do Raul Meireles, do Fucile e do Bruno Alves. Não gostei da primeira parte e sobretudo de Cech que está um defesa bastante permeável. Para terminar, tenho estado atento aos problemas de velocidade de Pedro Emanuel, sobretudo quando há desmarcações nas costas do Bruno Alves. Isso preocupa-me e acho que não era má ideia dar uma oportunidade a Stepanov já no próximo jogo em casa.

Equipa para o palco onde os nossos sonhos recentemente se tornaram realidade:
Helton; Fucile, Pedro Emanuel, Bruno e Cech; Paulo, Raul e Lucho; Quaresma, Lisandro e Tecla Farias.

Comentários

Lamas disse…
Prata, concordo em grande parte do texto contigo... especialmente na parte em que com Pedro Henriques não se sabe onde estão os limites... e isso é complicado para os jogadores que têm de se adaptar às regras... se é para jogar mais rasgadinho é para jogar mais rasgadinho e o critério tem de ser constante durante todo o jogo...

Não concordo na parte da pressão aos árbitros antes dos jogos... Porque não??? Pergunto eu... faz parte do jogo... se não fazemos nós podem fazer os outros e entramos em desvantagem... se o jogo fosse só os 90 minutos... mas toda a gente sabe que é muito mais do que isso... contudo, é óbvio que essa pressão pode também ter efeitos adversos, mas pureza no futebol é algo que não existe...

Quem quiser ir por aí... de certeza que não vai longe...

Quanto à arbitragem em geral é necessário os árbitros serem mais punidos... toda a gente sabe que não há lei da vantagem no penalty... é um erro técnico grave... e punição???... se um jogador faz uma falta grave é punido e os árbitros??? quando erram deviam ser penalizados, mesmo monetariamente e quando não o fazem deviam ser premiados da mesma forma... Não sei se é esta a melhor forma, mas que tem de ter um controlo e um feedback daquilo que fazem, isso tem de ter... e que lhes doa no corpinho...
prata disse…
João Paulo a lateral direito???? O professor tem sempre de inventar...
Lamas disse…
mas o Cech é, de facto, fraco a defender...
Lamas disse…
embora não seja algo para testar nos jogos a doer...
Anónimo disse…
Entre o Cech e o João Paulo na lateral prefiro claramente o Cech.Contudo o Lino poderia merecer uma oportunidade...afinal não vejo que tenha estado mal nos jogos que fez!!E até me livrava de ver o Quaresma a marcar livres e cantos!!
Com Cech ou com João Paulo a vitória será nossa!!
prata disse…
Lino só este bem nos livres. A defender é uma nódoa... Nota-se que não tens visto os jogos da taça. Até agora, Lino e Mariano é para esquecer.
Anónimo disse…
Vi contra o Aves e ele quase não precisou de defender!!
LOL